Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma estratégia de ensino sobre diagnósticos de enfermagem, fundamentada na aprendizagem, baseada em problemas no desempenho do raciocínio clínico e julgamento diagnóstico dos discentes de graduação. É estudo experimental, realizado em duas fases: validação de conteúdo dos problemas e aplicação da estratégia educativa. Os resultados mostraram melhora na capacidade de agrupamento dos dados dos discentes do grupo experimental. Conclui-se que houve influência positiva da estratégia implementada. |
id |
USP-38_88df684bc638d27e67776080383cb560 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/4398 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas Nursing diagnosis: educational strategy based on problem-based learning Diagnóstico de enfermería: estrategia educativa fundamentada en el aprendizaje basado en problemas EnfermagemDiagnóstico de EnfermagemEnsinoAprendizagem Baseada em ProblemasEnfermeríaDiagnóstico de EnfermeríaEnseñanzaAprendizaje Basado en ProblemasNursingNursing DiagnosisTeachingProblem-Based Learning Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma estratégia de ensino sobre diagnósticos de enfermagem, fundamentada na aprendizagem, baseada em problemas no desempenho do raciocínio clínico e julgamento diagnóstico dos discentes de graduação. É estudo experimental, realizado em duas fases: validação de conteúdo dos problemas e aplicação da estratégia educativa. Os resultados mostraram melhora na capacidade de agrupamento dos dados dos discentes do grupo experimental. Conclui-se que houve influência positiva da estratégia implementada. This study aimed to evaluate the effectiveness of a teaching strategy on nursing diagnoses based on problem-based learning in the performance of clinical reasoning and diagnostic trial of undergraduate students. Experimental study conducted in two phases: content validation of problems and implementation of educational strategy. The results showed improvement in the data pooling ability of students in the experimental group. It is concluded that the strategy put in practice exerted a positive influence. Este estudio tuvo por objetivo evaluar la eficacia de una estrategia de enseñanza sobre diagnósticos de enfermería fundamentada en el aprendizaje basado en problemas en el desempeño del raciocinio clínico y juzgamiento diagnóstico de los estudiantes de graduación. Se trata de estudio experimental, realizado en dos fases: validación de contenido de los problemas y aplicación de la estrategia educativa. Los resultados mostraron mejoría en la capacidad de agrupamiento de los datos de los estudiantes del grupo experimental. Se concluye que hubo influencia positiva de la estrategia implementada. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/439810.1590/S0104-11692011000400012Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 4 (2011); 936-943 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 4 (2011); 936-943 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 4 (2011); 936-943 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398/5737https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398/5738https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398/5739Lira, Ana Luisa Brandão de CarvalhoLopes, Marcos Venícios de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:54:37Zoai:revistas.usp.br:article/4398Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:54:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas Nursing diagnosis: educational strategy based on problem-based learning Diagnóstico de enfermería: estrategia educativa fundamentada en el aprendizaje basado en problemas |
title |
Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas |
spellingShingle |
Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho Enfermagem Diagnóstico de Enfermagem Ensino Aprendizagem Baseada em Problemas Enfermería Diagnóstico de Enfermería Enseñanza Aprendizaje Basado en Problemas Nursing Nursing Diagnosis Teaching Problem-Based Learning |
title_short |
Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas |
title_full |
Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas |
title_fullStr |
Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas |
title_sort |
Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas |
author |
Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho |
author_facet |
Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho Lopes, Marcos Venícios de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Marcos Venícios de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho Lopes, Marcos Venícios de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Diagnóstico de Enfermagem Ensino Aprendizagem Baseada em Problemas Enfermería Diagnóstico de Enfermería Enseñanza Aprendizaje Basado en Problemas Nursing Nursing Diagnosis Teaching Problem-Based Learning |
topic |
Enfermagem Diagnóstico de Enfermagem Ensino Aprendizagem Baseada em Problemas Enfermería Diagnóstico de Enfermería Enseñanza Aprendizaje Basado en Problemas Nursing Nursing Diagnosis Teaching Problem-Based Learning |
description |
Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma estratégia de ensino sobre diagnósticos de enfermagem, fundamentada na aprendizagem, baseada em problemas no desempenho do raciocínio clínico e julgamento diagnóstico dos discentes de graduação. É estudo experimental, realizado em duas fases: validação de conteúdo dos problemas e aplicação da estratégia educativa. Os resultados mostraram melhora na capacidade de agrupamento dos dados dos discentes do grupo experimental. Conclui-se que houve influência positiva da estratégia implementada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398 10.1590/S0104-11692011000400012 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692011000400012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398/5737 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398/5738 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398/5739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 4 (2011); 936-943 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 4 (2011); 936-943 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 4 (2011); 936-943 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222845772496896 |