Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398
Resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma estratégia de ensino sobre diagnósticos de enfermagem, fundamentada na aprendizagem, baseada em problemas no desempenho do raciocínio clínico e julgamento diagnóstico dos discentes de graduação. É estudo experimental, realizado em duas fases: validação de conteúdo dos problemas e aplicação da estratégia educativa. Os resultados mostraram melhora na capacidade de agrupamento dos dados dos discentes do grupo experimental. Conclui-se que houve influência positiva da estratégia implementada.
id USP-38_88df684bc638d27e67776080383cb560
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4398
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas Nursing diagnosis: educational strategy based on problem-based learning Diagnóstico de enfermería: estrategia educativa fundamentada en el aprendizaje basado en problemas EnfermagemDiagnóstico de EnfermagemEnsinoAprendizagem Baseada em ProblemasEnfermeríaDiagnóstico de EnfermeríaEnseñanzaAprendizaje Basado en ProblemasNursingNursing DiagnosisTeachingProblem-Based Learning Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma estratégia de ensino sobre diagnósticos de enfermagem, fundamentada na aprendizagem, baseada em problemas no desempenho do raciocínio clínico e julgamento diagnóstico dos discentes de graduação. É estudo experimental, realizado em duas fases: validação de conteúdo dos problemas e aplicação da estratégia educativa. Os resultados mostraram melhora na capacidade de agrupamento dos dados dos discentes do grupo experimental. Conclui-se que houve influência positiva da estratégia implementada. This study aimed to evaluate the effectiveness of a teaching strategy on nursing diagnoses based on problem-based learning in the performance of clinical reasoning and diagnostic trial of undergraduate students. Experimental study conducted in two phases: content validation of problems and implementation of educational strategy. The results showed improvement in the data pooling ability of students in the experimental group. It is concluded that the strategy put in practice exerted a positive influence. Este estudio tuvo por objetivo evaluar la eficacia de una estrategia de enseñanza sobre diagnósticos de enfermería fundamentada en el aprendizaje basado en problemas en el desempeño del raciocinio clínico y juzgamiento diagnóstico de los estudiantes de graduación. Se trata de estudio experimental, realizado en dos fases: validación de contenido de los problemas y aplicación de la estrategia educativa. Los resultados mostraron mejoría en la capacidad de agrupamiento de los datos de los estudiantes del grupo experimental. Se concluye que hubo influencia positiva de la estrategia implementada. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/439810.1590/S0104-11692011000400012Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 4 (2011); 936-943 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 4 (2011); 936-943 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 4 (2011); 936-943 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398/5737https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398/5738https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398/5739Lira, Ana Luisa Brandão de CarvalhoLopes, Marcos Venícios de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:54:37Zoai:revistas.usp.br:article/4398Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:54:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas
Nursing diagnosis: educational strategy based on problem-based learning
Diagnóstico de enfermería: estrategia educativa fundamentada en el aprendizaje basado en problemas
title Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas
spellingShingle Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas
Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Ensino
Aprendizagem Baseada em Problemas
Enfermería
Diagnóstico de Enfermería
Enseñanza
Aprendizaje Basado en Problemas
Nursing
Nursing Diagnosis
Teaching
Problem-Based Learning
title_short Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas
title_full Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas
title_fullStr Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas
title_full_unstemmed Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas
title_sort Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas
author Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
author_facet Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
author_role author
author2 Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Ensino
Aprendizagem Baseada em Problemas
Enfermería
Diagnóstico de Enfermería
Enseñanza
Aprendizaje Basado en Problemas
Nursing
Nursing Diagnosis
Teaching
Problem-Based Learning
topic Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Ensino
Aprendizagem Baseada em Problemas
Enfermería
Diagnóstico de Enfermería
Enseñanza
Aprendizaje Basado en Problemas
Nursing
Nursing Diagnosis
Teaching
Problem-Based Learning
description Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma estratégia de ensino sobre diagnósticos de enfermagem, fundamentada na aprendizagem, baseada em problemas no desempenho do raciocínio clínico e julgamento diagnóstico dos discentes de graduação. É estudo experimental, realizado em duas fases: validação de conteúdo dos problemas e aplicação da estratégia educativa. Os resultados mostraram melhora na capacidade de agrupamento dos dados dos discentes do grupo experimental. Conclui-se que houve influência positiva da estratégia implementada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398
10.1590/S0104-11692011000400012
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692011000400012
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398/5737
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398/5738
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4398/5739
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 4 (2011); 936-943
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 4 (2011); 936-943
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 4 (2011); 936-943
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222845772496896