A enfermagem e o fazer coletivo: acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da criança
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4145 |
Resumo: | O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (CD) da criança é o eixo norteador das ações básicas em saúde voltadas ao público infantil, sendo por vezes pautado no modelo biomédico. Tentando mudar essa realidade, é objetivo deste estudo descrever o processo de implantação e desenvolvimento do acompanhamento coletivo do CD das crianças pela enfermagem. Desenvolvido pela metodologia da pesquisa ação em uma Unidade de Saúde da Família, Natal/RN. Envolvendo quatro enfermeiras e 26 cuidadores de crianças, no período de fevereiro a junho de 2010. No diagnostico situacional, evidencia-se a realidade atual deste acompanhamento; no planejamento, a proposta foi apresentada aos profissionais da unidade e discutiu-se o desenvolvimento da estratégia. A implementação compreendeu a descrição do processo do acompanhamento coletivo junto aos cuidadores e enfermeiras, além da avaliação das ações. O grupo educativo proporciona ao enfermeiro uma atuação próxima ao usuário, voltando suas ações as necessidades deste público, tornando-os protagonistas do cuidar. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110001000010 |
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