Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5590 |
Resumo: | Temos como objetivo traçar um paralelo entre a reflexão e a informática educativa. O texto versa sobre a indução ao erro na informática e se divide em três partes: a primeira resume as idéias do pensamento reflexivo; a segunda parte resume os princípios da Problem-Based Learning; e a terceira parte busca fazer uma síntese destas idéias direcionando-as a aplicações em informática educativa. Percebe-se a possibilidade de induzir ao erro e provocar um constante estímulo no estudante para buscar conhecimento necessário visando alcançar as respostas exigidas através da informática. Conclui-se que a experiência de errar faz com que aja uma busca pela correção e posterior fixação correta do conteúdo, ou pelo menos, de que detalhes precisam ser considerados para se chegar ao correto. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20040001000015 |
id |
UFC-16_66d2988fd74e0a28bc81be8e10fb60ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/5590 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativaInformáticaEducação em enfermagemResolução de problemasAprendizagem baseada em problemas.Temos como objetivo traçar um paralelo entre a reflexão e a informática educativa. O texto versa sobre a indução ao erro na informática e se divide em três partes: a primeira resume as idéias do pensamento reflexivo; a segunda parte resume os princípios da Problem-Based Learning; e a terceira parte busca fazer uma síntese destas idéias direcionando-as a aplicações em informática educativa. Percebe-se a possibilidade de induzir ao erro e provocar um constante estímulo no estudante para buscar conhecimento necessário visando alcançar as respostas exigidas através da informática. Conclui-se que a experiência de errar faz com que aja uma busca pela correção e posterior fixação correta do conteúdo, ou pelo menos, de que detalhes precisam ser considerados para se chegar ao correto. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20040001000015Universidade Federal do Ceará2004-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5590Rev Rene; Vol. 5 No. 1 (2004)Rev Rene; v. 5 n. 1 (2004)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5590/4030Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Marcos Venícios de OliveiraAraújo, Thelma Leite de2023-03-07T18:02:26Zoai:periodicos.ufc:article/5590Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-07T18:02:26Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa |
title |
Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa |
spellingShingle |
Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa Lopes, Marcos Venícios de Oliveira Informática Educação em enfermagem Resolução de problemas Aprendizagem baseada em problemas. |
title_short |
Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa |
title_full |
Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa |
title_fullStr |
Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa |
title_sort |
Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa |
author |
Lopes, Marcos Venícios de Oliveira |
author_facet |
Lopes, Marcos Venícios de Oliveira Araújo, Thelma Leite de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Thelma Leite de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Marcos Venícios de Oliveira Araújo, Thelma Leite de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática Educação em enfermagem Resolução de problemas Aprendizagem baseada em problemas. |
topic |
Informática Educação em enfermagem Resolução de problemas Aprendizagem baseada em problemas. |
description |
Temos como objetivo traçar um paralelo entre a reflexão e a informática educativa. O texto versa sobre a indução ao erro na informática e se divide em três partes: a primeira resume as idéias do pensamento reflexivo; a segunda parte resume os princípios da Problem-Based Learning; e a terceira parte busca fazer uma síntese destas idéias direcionando-as a aplicações em informática educativa. Percebe-se a possibilidade de induzir ao erro e provocar um constante estímulo no estudante para buscar conhecimento necessário visando alcançar as respostas exigidas através da informática. Conclui-se que a experiência de errar faz com que aja uma busca pela correção e posterior fixação correta do conteúdo, ou pelo menos, de que detalhes precisam ser considerados para se chegar ao correto. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20040001000015 |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5590 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5590/4030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 5 No. 1 (2004) Rev Rene; v. 5 n. 1 (2004) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174723227942912 |