Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Araújo, Thelma Leite de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5590
Resumo: Temos como objetivo traçar um paralelo entre a reflexão e a informática educativa. O texto versa sobre a indução ao erro na informática e se divide em três partes: a primeira resume as idéias do pensamento reflexivo; a segunda parte resume os princípios da Problem-Based Learning; e a terceira parte busca fazer uma síntese destas idéias direcionando-as a aplicações em informática educativa. Percebe-se a possibilidade de induzir ao erro e provocar um constante estímulo no estudante para buscar conhecimento necessário visando alcançar as respostas exigidas através da informática. Conclui-se que a experiência de errar faz com que aja uma busca pela correção e posterior fixação correta do conteúdo, ou pelo menos, de que detalhes precisam ser considerados para se chegar ao correto. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20040001000015
id UFC-16_66d2988fd74e0a28bc81be8e10fb60ad
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5590
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativaInformáticaEducação em enfermagemResolução de problemasAprendizagem baseada em problemas.Temos como objetivo traçar um paralelo entre a reflexão e a informática educativa. O texto versa sobre a indução ao erro na informática e se divide em três partes: a primeira resume as idéias do pensamento reflexivo; a segunda parte resume os princípios da Problem-Based Learning; e a terceira parte busca fazer uma síntese destas idéias direcionando-as a aplicações em informática educativa. Percebe-se a possibilidade de induzir ao erro e provocar um constante estímulo no estudante para buscar conhecimento necessário visando alcançar as respostas exigidas através da informática. Conclui-se que a experiência de errar faz com que aja uma busca pela correção e posterior fixação correta do conteúdo, ou pelo menos, de que detalhes precisam ser considerados para se chegar ao correto. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20040001000015Universidade Federal do Ceará2004-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5590Rev Rene; Vol. 5 No. 1 (2004)Rev Rene; v. 5 n. 1 (2004)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5590/4030Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Marcos Venícios de OliveiraAraújo, Thelma Leite de2023-03-07T18:02:26Zoai:periodicos.ufc:article/5590Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-07T18:02:26Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa
title Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa
spellingShingle Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa
Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Informática
Educação em enfermagem
Resolução de problemas
Aprendizagem baseada em problemas.
title_short Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa
title_full Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa
title_fullStr Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa
title_full_unstemmed Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa
title_sort Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa
author Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
author_facet Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Araújo, Thelma Leite de
author_role author
author2 Araújo, Thelma Leite de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Araújo, Thelma Leite de
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
Educação em enfermagem
Resolução de problemas
Aprendizagem baseada em problemas.
topic Informática
Educação em enfermagem
Resolução de problemas
Aprendizagem baseada em problemas.
description Temos como objetivo traçar um paralelo entre a reflexão e a informática educativa. O texto versa sobre a indução ao erro na informática e se divide em três partes: a primeira resume as idéias do pensamento reflexivo; a segunda parte resume os princípios da Problem-Based Learning; e a terceira parte busca fazer uma síntese destas idéias direcionando-as a aplicações em informática educativa. Percebe-se a possibilidade de induzir ao erro e provocar um constante estímulo no estudante para buscar conhecimento necessário visando alcançar as respostas exigidas através da informática. Conclui-se que a experiência de errar faz com que aja uma busca pela correção e posterior fixação correta do conteúdo, ou pelo menos, de que detalhes precisam ser considerados para se chegar ao correto. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20040001000015
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5590
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5590/4030
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 5 No. 1 (2004)
Rev Rene; v. 5 n. 1 (2004)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174723227942912