Wiki como fator promotor de resolução de problemas : um estudo de caso no ensino da informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, José Paulo da Silva Correia de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12669
Resumo: O ensino da modulação de dados, na área da informática, representa dificuldades de aprendizagem na teoria de Bases de Dados e, assim, tornouse urgente e fundamental experimentar e encontrar novas estratégias que promovam o sucesso nestes conteúdos. Neste projeto de investigação foi utilizada uma metodologia de investigação qualitativa de estudo de caso. O estudo faz parte de um conjunto de três investigações em rede, sobre o impacto da utilização da ferramenta wiki no ensino da Informática baseado na resolução de problemas. Assim, e com base no enquadramento teórico, foram desenvolvidas estratégias de ensino baseadas na resolução de ploblemas no módulo 13 da disciplina de Programação e Sistemas de Informação (PSI), onde o investigador assumia o papel de investigador não participante. O estudo envolveu 26 alunos do curso Profissional de nível 4, do 2º ano do ciclo de formação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de São João da Madeira. O estudo encontra-se estruturado em quatro etapas. Na 1ª etapa faz-se a planificação da investigação. Na 2ª etapa, desenvolve-se e aplica-se o questionário inicial que tem como objetivos: caracterizar os alunos, conhecer a familiaridade desses alunos com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (nomeadamente a wiki) e compreender a atitude dos alunos face à resolução de problemas no ensino da informática. Na 3ª etapa elabora-se a planificação e a descrição da implementação das novas estratégias de ensino que incluem a utilização da ferramenta wiki na atividade em PSI. Na 4ª etapa aplica-se o questionário final que foi elaborado com base no questionário inicial e aplicado após a implementação da metodologia, tendo seguido a mesma estrutura e escala de respostas do questionário inicial. Foram, ainda, incluídos os registos de observação de aula e os registos dos alunos na wiki, para a triangulação dos dados. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem baseada na resolução de problemas, pois os alunos passaram a interagir muito mais por iniciativa própria, deste modo, promovendo a aprendizagem colaborativa e ultrapassando dificuldades e contratempos em conjunto, expondo soluções cada vez melhores para os problemas, quer ao nível da qualidade, quer ao nível do conteúdo.
id RCAP_f5a35c61fec6393f7ff79a82c2139d17
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12669
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Wiki como fator promotor de resolução de problemas : um estudo de caso no ensino da informáticaDidáticaEnsino da informáticaEstratégias de aprendizagemAprendizagem pela resolução de problemasTecnologia da informaçãoO ensino da modulação de dados, na área da informática, representa dificuldades de aprendizagem na teoria de Bases de Dados e, assim, tornouse urgente e fundamental experimentar e encontrar novas estratégias que promovam o sucesso nestes conteúdos. Neste projeto de investigação foi utilizada uma metodologia de investigação qualitativa de estudo de caso. O estudo faz parte de um conjunto de três investigações em rede, sobre o impacto da utilização da ferramenta wiki no ensino da Informática baseado na resolução de problemas. Assim, e com base no enquadramento teórico, foram desenvolvidas estratégias de ensino baseadas na resolução de ploblemas no módulo 13 da disciplina de Programação e Sistemas de Informação (PSI), onde o investigador assumia o papel de investigador não participante. O estudo envolveu 26 alunos do curso Profissional de nível 4, do 2º ano do ciclo de formação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de São João da Madeira. O estudo encontra-se estruturado em quatro etapas. Na 1ª etapa faz-se a planificação da investigação. Na 2ª etapa, desenvolve-se e aplica-se o questionário inicial que tem como objetivos: caracterizar os alunos, conhecer a familiaridade desses alunos com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (nomeadamente a wiki) e compreender a atitude dos alunos face à resolução de problemas no ensino da informática. Na 3ª etapa elabora-se a planificação e a descrição da implementação das novas estratégias de ensino que incluem a utilização da ferramenta wiki na atividade em PSI. Na 4ª etapa aplica-se o questionário final que foi elaborado com base no questionário inicial e aplicado após a implementação da metodologia, tendo seguido a mesma estrutura e escala de respostas do questionário inicial. Foram, ainda, incluídos os registos de observação de aula e os registos dos alunos na wiki, para a triangulação dos dados. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem baseada na resolução de problemas, pois os alunos passaram a interagir muito mais por iniciativa própria, deste modo, promovendo a aprendizagem colaborativa e ultrapassando dificuldades e contratempos em conjunto, expondo soluções cada vez melhores para os problemas, quer ao nível da qualidade, quer ao nível do conteúdo.The teaching of Data Modelling in the information technology area represents learning difficulties in the theory of data base and so, it has become urgent and essential to experience and find new strategies that may promote success in these contents. This research project used a qualitative research methodology of a case study. This study is part of a set of three network investigations about the impact of the use of the Wiki tool in the Teaching of Computer Science based upon problem solving. Therefore, based on a theoretical framework, teaching strategies have been developed centred on problem solving concerning module 13 of the subject “Programming and Information Systems (PSI)”, where the researcher had the role of a non-participating investigator. The study involved 26 students of the Professional Course, level 4, 2nd year of the training cycle of the Dr. Serafim Leite School Grouping, in São João da Madeira. The study is structured in four steps. The 1st step is about planning the research. The 2nd step consists of developing and providing an initial questionnaire with the following aims: characterize the students; know the familiarity of these students with the Information and Communication Technologies (mainly the wiki tool) and understand their attitude towards problem solving in the education of Computer Science. The 3rd step elaborates the planning and the description of the implementation of the new teaching strategies which include the use of the wiki tool in the activity of the subject PSI. The 4th step refers to the final questionnaire, which was made based on the initial questionnaire and applied after the implementation of the methodology, having followed the same structure and scale of answers of the initial questionnaire. The register of class observation and the students’ register in the wiki were also included, for the triangulation of data. Based upon the results obtained one can say that the wiki tool promoted a learning process based on problem solving, as students started to interact much more on their own initiative, this way promoting collaborative learning and overcoming difficulties and setbacks together, exposing increasingly better solutions for the problems, both in what concerns quality and content.Universidade de Aveiro2014-10-09T12:22:47Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12669TID:201581817porSá, José Paulo da Silva Correia deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:08Zoai:ria.ua.pt:10773/12669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:47.743218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Wiki como fator promotor de resolução de problemas : um estudo de caso no ensino da informática
title Wiki como fator promotor de resolução de problemas : um estudo de caso no ensino da informática
spellingShingle Wiki como fator promotor de resolução de problemas : um estudo de caso no ensino da informática
Sá, José Paulo da Silva Correia de
Didática
Ensino da informática
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem pela resolução de problemas
Tecnologia da informação
title_short Wiki como fator promotor de resolução de problemas : um estudo de caso no ensino da informática
title_full Wiki como fator promotor de resolução de problemas : um estudo de caso no ensino da informática
title_fullStr Wiki como fator promotor de resolução de problemas : um estudo de caso no ensino da informática
title_full_unstemmed Wiki como fator promotor de resolução de problemas : um estudo de caso no ensino da informática
title_sort Wiki como fator promotor de resolução de problemas : um estudo de caso no ensino da informática
author Sá, José Paulo da Silva Correia de
author_facet Sá, José Paulo da Silva Correia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, José Paulo da Silva Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino da informática
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem pela resolução de problemas
Tecnologia da informação
topic Didática
Ensino da informática
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem pela resolução de problemas
Tecnologia da informação
description O ensino da modulação de dados, na área da informática, representa dificuldades de aprendizagem na teoria de Bases de Dados e, assim, tornouse urgente e fundamental experimentar e encontrar novas estratégias que promovam o sucesso nestes conteúdos. Neste projeto de investigação foi utilizada uma metodologia de investigação qualitativa de estudo de caso. O estudo faz parte de um conjunto de três investigações em rede, sobre o impacto da utilização da ferramenta wiki no ensino da Informática baseado na resolução de problemas. Assim, e com base no enquadramento teórico, foram desenvolvidas estratégias de ensino baseadas na resolução de ploblemas no módulo 13 da disciplina de Programação e Sistemas de Informação (PSI), onde o investigador assumia o papel de investigador não participante. O estudo envolveu 26 alunos do curso Profissional de nível 4, do 2º ano do ciclo de formação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de São João da Madeira. O estudo encontra-se estruturado em quatro etapas. Na 1ª etapa faz-se a planificação da investigação. Na 2ª etapa, desenvolve-se e aplica-se o questionário inicial que tem como objetivos: caracterizar os alunos, conhecer a familiaridade desses alunos com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (nomeadamente a wiki) e compreender a atitude dos alunos face à resolução de problemas no ensino da informática. Na 3ª etapa elabora-se a planificação e a descrição da implementação das novas estratégias de ensino que incluem a utilização da ferramenta wiki na atividade em PSI. Na 4ª etapa aplica-se o questionário final que foi elaborado com base no questionário inicial e aplicado após a implementação da metodologia, tendo seguido a mesma estrutura e escala de respostas do questionário inicial. Foram, ainda, incluídos os registos de observação de aula e os registos dos alunos na wiki, para a triangulação dos dados. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem baseada na resolução de problemas, pois os alunos passaram a interagir muito mais por iniciativa própria, deste modo, promovendo a aprendizagem colaborativa e ultrapassando dificuldades e contratempos em conjunto, expondo soluções cada vez melhores para os problemas, quer ao nível da qualidade, quer ao nível do conteúdo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-10-09T12:22:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12669
TID:201581817
url http://hdl.handle.net/10773/12669
identifier_str_mv TID:201581817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137538849374208