Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3959 |
Resumo: | O objetivo do estudo consiste em descrever a utilização de tecnologias educativas através da realização de atividades de educação em saúde baseada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Trata-se de um estudo transversal, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em um Instituto de Referência em Tratamento Oncológico para crianças e adolescente, em maio de 2011, como atividade do estágio da disciplina obrigatória Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente, ofertada no quinto semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Os relatos foram descritos na ordem cronológica de realização das estratégias educativas, abordando-se as seguintes temáticas: higiene pessoal; autoestima; conceito de saúde. No grupo de adolescentes, observou-se uma maior valorização e interesse nos assuntos apresentados de forma lúdica e dinâmica, sendo trabalhadas as temáticas de forma interativa e informativa. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120002000025 |
id |
UFC-16_cb0c499eb85820779cbc6eb9c4fe5b6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/3959 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem FreireanaEducação em SaúdeNeoplasiasAdolescenteEnfermagem.O objetivo do estudo consiste em descrever a utilização de tecnologias educativas através da realização de atividades de educação em saúde baseada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Trata-se de um estudo transversal, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em um Instituto de Referência em Tratamento Oncológico para crianças e adolescente, em maio de 2011, como atividade do estágio da disciplina obrigatória Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente, ofertada no quinto semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Os relatos foram descritos na ordem cronológica de realização das estratégias educativas, abordando-se as seguintes temáticas: higiene pessoal; autoestima; conceito de saúde. No grupo de adolescentes, observou-se uma maior valorização e interesse nos assuntos apresentados de forma lúdica e dinâmica, sendo trabalhadas as temáticas de forma interativa e informativa. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120002000025Universidade Federal do Ceará2012-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3959Rev Rene; Vol. 13 No. 2 (2012)Rev Rene; v. 13 n. 2 (2012)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3959/3130Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Camila BrasilMendes, Igor CordeiroBernardo, Elizian Braga RodriguesBezerra, Karine de CastroMagalhães, Natália Assunção LeitePinheiro, Patrícia Neyva da Costa2023-02-09T13:33:04Zoai:periodicos.ufc:article/3959Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-09T13:33:04Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana |
title |
Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana |
spellingShingle |
Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana Moreira, Camila Brasil Educação em Saúde Neoplasias Adolescente Enfermagem. |
title_short |
Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana |
title_full |
Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana |
title_fullStr |
Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana |
title_full_unstemmed |
Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana |
title_sort |
Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana |
author |
Moreira, Camila Brasil |
author_facet |
Moreira, Camila Brasil Mendes, Igor Cordeiro Bernardo, Elizian Braga Rodrigues Bezerra, Karine de Castro Magalhães, Natália Assunção Leite Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Igor Cordeiro Bernardo, Elizian Braga Rodrigues Bezerra, Karine de Castro Magalhães, Natália Assunção Leite Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Camila Brasil Mendes, Igor Cordeiro Bernardo, Elizian Braga Rodrigues Bezerra, Karine de Castro Magalhães, Natália Assunção Leite Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Neoplasias Adolescente Enfermagem. |
topic |
Educação em Saúde Neoplasias Adolescente Enfermagem. |
description |
O objetivo do estudo consiste em descrever a utilização de tecnologias educativas através da realização de atividades de educação em saúde baseada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Trata-se de um estudo transversal, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em um Instituto de Referência em Tratamento Oncológico para crianças e adolescente, em maio de 2011, como atividade do estágio da disciplina obrigatória Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente, ofertada no quinto semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Os relatos foram descritos na ordem cronológica de realização das estratégias educativas, abordando-se as seguintes temáticas: higiene pessoal; autoestima; conceito de saúde. No grupo de adolescentes, observou-se uma maior valorização e interesse nos assuntos apresentados de forma lúdica e dinâmica, sendo trabalhadas as temáticas de forma interativa e informativa. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120002000025 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3959 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3959/3130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 13 No. 2 (2012) Rev Rene; v. 13 n. 2 (2012) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174720445022208 |