Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Camila Brasil
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mendes, Igor Cordeiro, Bernardo, Elizian Braga Rodrigues, Bezerra, Karine de Castro, Magalhães, Natália Assunção Leite, Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3959
Resumo: O objetivo do estudo consiste em descrever a utilização de tecnologias educativas através da realização de atividades de educação em saúde baseada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Trata-se de um estudo transversal, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em um Instituto de Referência em Tratamento Oncológico para crianças e adolescente, em maio de 2011, como atividade do estágio da disciplina obrigatória Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente, ofertada no quinto semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Os relatos foram descritos na ordem cronológica de realização das estratégias educativas, abordando-se as seguintes temáticas: higiene pessoal; autoestima; conceito de saúde. No grupo de adolescentes, observou-se uma maior valorização e interesse nos assuntos apresentados de forma lúdica e dinâmica, sendo trabalhadas as temáticas de forma interativa e informativa. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120002000025
id UFC-16_cb0c499eb85820779cbc6eb9c4fe5b6a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/3959
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem FreireanaEducação em SaúdeNeoplasiasAdolescenteEnfermagem.O objetivo do estudo consiste em descrever a utilização de tecnologias educativas através da realização de atividades de educação em saúde baseada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Trata-se de um estudo transversal, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em um Instituto de Referência em Tratamento Oncológico para crianças e adolescente, em maio de 2011, como atividade do estágio da disciplina obrigatória Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente, ofertada no quinto semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Os relatos foram descritos na ordem cronológica de realização das estratégias educativas, abordando-se as seguintes temáticas: higiene pessoal; autoestima; conceito de saúde. No grupo de adolescentes, observou-se uma maior valorização e interesse nos assuntos apresentados de forma lúdica e dinâmica, sendo trabalhadas as temáticas de forma interativa e informativa. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120002000025Universidade Federal do Ceará2012-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3959Rev Rene; Vol. 13 No. 2 (2012)Rev Rene; v. 13 n. 2 (2012)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3959/3130Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Camila BrasilMendes, Igor CordeiroBernardo, Elizian Braga RodriguesBezerra, Karine de CastroMagalhães, Natália Assunção LeitePinheiro, Patrícia Neyva da Costa2023-02-09T13:33:04Zoai:periodicos.ufc:article/3959Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-09T13:33:04Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana
title Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana
spellingShingle Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana
Moreira, Camila Brasil
Educação em Saúde
Neoplasias
Adolescente
Enfermagem.
title_short Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana
title_full Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana
title_fullStr Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana
title_full_unstemmed Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana
title_sort Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana
author Moreira, Camila Brasil
author_facet Moreira, Camila Brasil
Mendes, Igor Cordeiro
Bernardo, Elizian Braga Rodrigues
Bezerra, Karine de Castro
Magalhães, Natália Assunção Leite
Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
author_role author
author2 Mendes, Igor Cordeiro
Bernardo, Elizian Braga Rodrigues
Bezerra, Karine de Castro
Magalhães, Natália Assunção Leite
Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Camila Brasil
Mendes, Igor Cordeiro
Bernardo, Elizian Braga Rodrigues
Bezerra, Karine de Castro
Magalhães, Natália Assunção Leite
Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Neoplasias
Adolescente
Enfermagem.
topic Educação em Saúde
Neoplasias
Adolescente
Enfermagem.
description O objetivo do estudo consiste em descrever a utilização de tecnologias educativas através da realização de atividades de educação em saúde baseada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Trata-se de um estudo transversal, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em um Instituto de Referência em Tratamento Oncológico para crianças e adolescente, em maio de 2011, como atividade do estágio da disciplina obrigatória Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente, ofertada no quinto semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Os relatos foram descritos na ordem cronológica de realização das estratégias educativas, abordando-se as seguintes temáticas: higiene pessoal; autoestima; conceito de saúde. No grupo de adolescentes, observou-se uma maior valorização e interesse nos assuntos apresentados de forma lúdica e dinâmica, sendo trabalhadas as temáticas de forma interativa e informativa. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120002000025
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3959
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3959/3130
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 13 No. 2 (2012)
Rev Rene; v. 13 n. 2 (2012)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174720445022208