Educação em saúde a portadores de diabetes mellitus tipo 2: revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Roberta Vilarouca da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Macêdo, Suyanne Freire de, Vieira, Neiva Francenely Cunha, Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa, Damasceno, Marta Maria Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4835
Resumo: Educação em saúde possibilita capacitação e ações transformadoras que favorecem mudança de pensamentos e ações, se aplicando bem às doenças crônicas, dentre as quais, destaca-se o diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Assim, objetivou-se identificar as estratégias de educação em saúde voltadas aos portadores de DM2 contidas em artigos disponíveis nos bancos de dados MEDLINE, LILACS, BDENF e SciELO, no período de 1997 a 2007. Utilizaram-se os descritores “educação em saúde” e “diabetes mellitus tipo 2”, sendo selecionados artigos disponíveis na íntegra. Os dados foram sintetizados em formulário e analisados segundo literatura específica. As estratégias realizadas foram: Educação interativa, intervenção educativa comunitária, jogos em grupos operativos, seminários educativos, acompanhamento periódico dos parâmetros clínicos e bioquímicos, visitas domiciliares, conferências educativas, atividades práticas sobre alimentação e exercício físico, exames oftálmicos, relato de casos e colônia educativa. Enfocou-se aquisição de conhecimento e autocuidado. Sugere-se realização de estudos longitudinais embasados na concepção positiva de saúde. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090003000018
id UFC-16_f99f6d7d0ff897a3363d0d9c7bd972d4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/4835
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Educação em saúde a portadores de diabetes mellitus tipo 2: revisão bibliográficaEducação em saúdePromoção da saúdeEstratégiasDiabetes mellitus tipo 2.Educação em saúde possibilita capacitação e ações transformadoras que favorecem mudança de pensamentos e ações, se aplicando bem às doenças crônicas, dentre as quais, destaca-se o diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Assim, objetivou-se identificar as estratégias de educação em saúde voltadas aos portadores de DM2 contidas em artigos disponíveis nos bancos de dados MEDLINE, LILACS, BDENF e SciELO, no período de 1997 a 2007. Utilizaram-se os descritores “educação em saúde” e “diabetes mellitus tipo 2”, sendo selecionados artigos disponíveis na íntegra. Os dados foram sintetizados em formulário e analisados segundo literatura específica. As estratégias realizadas foram: Educação interativa, intervenção educativa comunitária, jogos em grupos operativos, seminários educativos, acompanhamento periódico dos parâmetros clínicos e bioquímicos, visitas domiciliares, conferências educativas, atividades práticas sobre alimentação e exercício físico, exames oftálmicos, relato de casos e colônia educativa. Enfocou-se aquisição de conhecimento e autocuidado. Sugere-se realização de estudos longitudinais embasados na concepção positiva de saúde. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090003000018Universidade Federal do Ceará2009-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4835Rev Rene; Vol. 10 No. 3 (2009)Rev Rene; v. 10 n. 3 (2009)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4835/3567Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Roberta Vilarouca daMacêdo, Suyanne Freire deVieira, Neiva Francenely CunhaPinheiro, Patrícia Neyva da CostaDamasceno, Marta Maria Coelho2023-02-28T14:33:16Zoai:periodicos.ufc:article/4835Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-28T14:33:16Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde a portadores de diabetes mellitus tipo 2: revisão bibliográfica
title Educação em saúde a portadores de diabetes mellitus tipo 2: revisão bibliográfica
spellingShingle Educação em saúde a portadores de diabetes mellitus tipo 2: revisão bibliográfica
Silva, Ana Roberta Vilarouca da
Educação em saúde
Promoção da saúde
Estratégias
Diabetes mellitus tipo 2.
title_short Educação em saúde a portadores de diabetes mellitus tipo 2: revisão bibliográfica
title_full Educação em saúde a portadores de diabetes mellitus tipo 2: revisão bibliográfica
title_fullStr Educação em saúde a portadores de diabetes mellitus tipo 2: revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Educação em saúde a portadores de diabetes mellitus tipo 2: revisão bibliográfica
title_sort Educação em saúde a portadores de diabetes mellitus tipo 2: revisão bibliográfica
author Silva, Ana Roberta Vilarouca da
author_facet Silva, Ana Roberta Vilarouca da
Macêdo, Suyanne Freire de
Vieira, Neiva Francenely Cunha
Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
Damasceno, Marta Maria Coelho
author_role author
author2 Macêdo, Suyanne Freire de
Vieira, Neiva Francenely Cunha
Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
Damasceno, Marta Maria Coelho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Roberta Vilarouca da
Macêdo, Suyanne Freire de
Vieira, Neiva Francenely Cunha
Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
Damasceno, Marta Maria Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Promoção da saúde
Estratégias
Diabetes mellitus tipo 2.
topic Educação em saúde
Promoção da saúde
Estratégias
Diabetes mellitus tipo 2.
description Educação em saúde possibilita capacitação e ações transformadoras que favorecem mudança de pensamentos e ações, se aplicando bem às doenças crônicas, dentre as quais, destaca-se o diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Assim, objetivou-se identificar as estratégias de educação em saúde voltadas aos portadores de DM2 contidas em artigos disponíveis nos bancos de dados MEDLINE, LILACS, BDENF e SciELO, no período de 1997 a 2007. Utilizaram-se os descritores “educação em saúde” e “diabetes mellitus tipo 2”, sendo selecionados artigos disponíveis na íntegra. Os dados foram sintetizados em formulário e analisados segundo literatura específica. As estratégias realizadas foram: Educação interativa, intervenção educativa comunitária, jogos em grupos operativos, seminários educativos, acompanhamento periódico dos parâmetros clínicos e bioquímicos, visitas domiciliares, conferências educativas, atividades práticas sobre alimentação e exercício físico, exames oftálmicos, relato de casos e colônia educativa. Enfocou-se aquisição de conhecimento e autocuidado. Sugere-se realização de estudos longitudinais embasados na concepção positiva de saúde. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090003000018
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4835
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4835/3567
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 10 No. 3 (2009)
Rev Rene; v. 10 n. 3 (2009)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174721897299968