Educação em saúde a portadores de diabetes mellitus tipo 2: revisão bibliográfica
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4835 |
Resumo: | Educação em saúde possibilita capacitação e ações transformadoras que favorecem mudança de pensamentos e ações, se aplicando bem às doenças crônicas, dentre as quais, destaca-se o diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Assim, objetivou-se identificar as estratégias de educação em saúde voltadas aos portadores de DM2 contidas em artigos disponíveis nos bancos de dados MEDLINE, LILACS, BDENF e SciELO, no período de 1997 a 2007. Utilizaram-se os descritores “educação em saúde” e “diabetes mellitus tipo 2”, sendo selecionados artigos disponíveis na íntegra. Os dados foram sintetizados em formulário e analisados segundo literatura específica. As estratégias realizadas foram: Educação interativa, intervenção educativa comunitária, jogos em grupos operativos, seminários educativos, acompanhamento periódico dos parâmetros clínicos e bioquímicos, visitas domiciliares, conferências educativas, atividades práticas sobre alimentação e exercício físico, exames oftálmicos, relato de casos e colônia educativa. Enfocou-se aquisição de conhecimento e autocuidado. Sugere-se realização de estudos longitudinais embasados na concepção positiva de saúde. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090003000018 |
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Educação em saúde a portadores de diabetes mellitus tipo 2: revisão bibliográficaEducação em saúdePromoção da saúdeEstratégiasDiabetes mellitus tipo 2.Educação em saúde possibilita capacitação e ações transformadoras que favorecem mudança de pensamentos e ações, se aplicando bem às doenças crônicas, dentre as quais, destaca-se o diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Assim, objetivou-se identificar as estratégias de educação em saúde voltadas aos portadores de DM2 contidas em artigos disponíveis nos bancos de dados MEDLINE, LILACS, BDENF e SciELO, no período de 1997 a 2007. Utilizaram-se os descritores “educação em saúde” e “diabetes mellitus tipo 2”, sendo selecionados artigos disponíveis na íntegra. Os dados foram sintetizados em formulário e analisados segundo literatura específica. As estratégias realizadas foram: Educação interativa, intervenção educativa comunitária, jogos em grupos operativos, seminários educativos, acompanhamento periódico dos parâmetros clínicos e bioquímicos, visitas domiciliares, conferências educativas, atividades práticas sobre alimentação e exercício físico, exames oftálmicos, relato de casos e colônia educativa. Enfocou-se aquisição de conhecimento e autocuidado. Sugere-se realização de estudos longitudinais embasados na concepção positiva de saúde. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090003000018Universidade Federal do Ceará2009-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4835Rev Rene; Vol. 10 No. 3 (2009)Rev Rene; v. 10 n. 3 (2009)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4835/3567Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Roberta Vilarouca daMacêdo, Suyanne Freire deVieira, Neiva Francenely CunhaPinheiro, Patrícia Neyva da CostaDamasceno, Marta Maria Coelho2023-02-28T14:33:16Zoai:periodicos.ufc:article/4835Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-28T14:33:16Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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