Satisfação do paciente oncológico diante da assistência de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Da Conceição
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Duprat, Irena Penha, Correia, Marinho Da Silva, Ramalho, Havany Thayany Pereira, Lima, Josemir De Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2876
Resumo:  Objetivo: analisar a satisfação do paciente oncológico diante da assistência de enfermagem. Métodos: pesquisa descritiva, quantitativa, com 190 pacientes em tratamento quimioterápico ambulatorial no Centro de Alta Complexidade em Oncologia, através de questionário. Resultados: 185 entrevistados (97,4%; IC 95,0% 94,7–99,9) disseram sempre estar satisfeitos com a assistência prestada, no entanto, menos de um terço avaliaram que carisma (34,2%; IC 95,0 % 27,4–39,5), respeito as suas decisões (31,6%; IC 95,0% 24,7–37,4) e comunicação clara (26,3%; IC 20,0–31,1) são fatores decisivos para sua satisfação. Conclusão:o estudo revelou um excelente nível de satisfação dos pacientes diante da assistência de enfermagem, embora alguns fatores considerados, pelos usuários, como determinantes para a identificação deste sentimento, não tenham sido apontados de forma expressiva, justificando a necessidade de uma reflexão crítica, na ótica do profissional, que favoreça a implantação de mudanças e, consequentemente, melhor atendam às expectativas e necessidades do paciente.  
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