Dialectics, culture and knowledge in Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Paulo Lucas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Argumentos : Revista de Filosofia (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19161
Resumo: Discute-se a situação da produção do conhecimento a partir da leitura da obra de Adorno. Trata-se de uma investigação sobre o avanço tecnológico a que a humanidade chegou, paralelo à decaída da humanidade na barbárie que, mais do que violência e rusticidade, significa hoje a incultura: toda barbárie demonstra ser uma não apropriação da cultura pela consciência e, por isto, a manifestação nos hábitos (ethos) quotidianos são grotescos e violentos. A humanidade se extravia no fazer (pragmatismo) fetichizado do mundo exterior desprezando a teoria (contemplação) e, em meio ao produzir, consome, reduzindo-se a um produzir consumir. A civilização se locupleta em meio a tudo que produziu, mas não se sente realizada. A Filosofia não salva nem produz, mas permite que a humanidade se volte sobre si e se interprete, se auto-critique confrontando o seu conceito e aquilo que se tornou. O conhecimento, na entrega plena ao objeto, se sustenta como a melhor forma de cultura e de produção da humanidade, ou seja, como o processo de produção do conhecimento é, também, o processo civilizatório e, para isto, há que se admitir a primazia do objeto, derrotando o narcisismo e idiossincrasias. A humanidade hoje depende da sua vivência da verdade.
id UFC-17_a3d2d910bdb61d95aa8754680200abbf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/19161
network_acronym_str UFC-17
network_name_str Argumentos : Revista de Filosofia (Online)
repository_id_str
spelling Dialectics, culture and knowledge in AdornoDialética, cultura e conhecimento em AdornoDialética. Cultura. Conhecimento. Objeto. Adorno.Discute-se a situação da produção do conhecimento a partir da leitura da obra de Adorno. Trata-se de uma investigação sobre o avanço tecnológico a que a humanidade chegou, paralelo à decaída da humanidade na barbárie que, mais do que violência e rusticidade, significa hoje a incultura: toda barbárie demonstra ser uma não apropriação da cultura pela consciência e, por isto, a manifestação nos hábitos (ethos) quotidianos são grotescos e violentos. A humanidade se extravia no fazer (pragmatismo) fetichizado do mundo exterior desprezando a teoria (contemplação) e, em meio ao produzir, consome, reduzindo-se a um produzir consumir. A civilização se locupleta em meio a tudo que produziu, mas não se sente realizada. A Filosofia não salva nem produz, mas permite que a humanidade se volte sobre si e se interprete, se auto-critique confrontando o seu conceito e aquilo que se tornou. O conhecimento, na entrega plena ao objeto, se sustenta como a melhor forma de cultura e de produção da humanidade, ou seja, como o processo de produção do conhecimento é, também, o processo civilizatório e, para isto, há que se admitir a primazia do objeto, derrotando o narcisismo e idiossincrasias. A humanidade hoje depende da sua vivência da verdade.Universidade Federal do Ceará2011-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19161Argumentos - Revista de Filosofia; No 6Argumentos - Periódico de Filosofia; Núm. 6Argumentos - Revista de Filosofia; n. 61984-42551984-4247reponame:Argumentos : Revista de Filosofia (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19161/29879Copyright (c) 2017 Argumentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Paulo Lucas2021-07-23T23:48:52Zoai:periodicos.ufc:article/19161Revistahttp://www.filosofia.ufc.br/argumentosPUBhttp://periodicos.ufc.br/argumentos/oaiargumentos@ufc.br||1984-42551984-4247opendoar:2021-07-23T23:48:52Argumentos : Revista de Filosofia (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialectics, culture and knowledge in Adorno
Dialética, cultura e conhecimento em Adorno
title Dialectics, culture and knowledge in Adorno
spellingShingle Dialectics, culture and knowledge in Adorno
da Silva, Paulo Lucas
Dialética. Cultura. Conhecimento. Objeto. Adorno.
title_short Dialectics, culture and knowledge in Adorno
title_full Dialectics, culture and knowledge in Adorno
title_fullStr Dialectics, culture and knowledge in Adorno
title_full_unstemmed Dialectics, culture and knowledge in Adorno
title_sort Dialectics, culture and knowledge in Adorno
author da Silva, Paulo Lucas
author_facet da Silva, Paulo Lucas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Paulo Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Dialética. Cultura. Conhecimento. Objeto. Adorno.
topic Dialética. Cultura. Conhecimento. Objeto. Adorno.
description Discute-se a situação da produção do conhecimento a partir da leitura da obra de Adorno. Trata-se de uma investigação sobre o avanço tecnológico a que a humanidade chegou, paralelo à decaída da humanidade na barbárie que, mais do que violência e rusticidade, significa hoje a incultura: toda barbárie demonstra ser uma não apropriação da cultura pela consciência e, por isto, a manifestação nos hábitos (ethos) quotidianos são grotescos e violentos. A humanidade se extravia no fazer (pragmatismo) fetichizado do mundo exterior desprezando a teoria (contemplação) e, em meio ao produzir, consome, reduzindo-se a um produzir consumir. A civilização se locupleta em meio a tudo que produziu, mas não se sente realizada. A Filosofia não salva nem produz, mas permite que a humanidade se volte sobre si e se interprete, se auto-critique confrontando o seu conceito e aquilo que se tornou. O conhecimento, na entrega plena ao objeto, se sustenta como a melhor forma de cultura e de produção da humanidade, ou seja, como o processo de produção do conhecimento é, também, o processo civilizatório e, para isto, há que se admitir a primazia do objeto, derrotando o narcisismo e idiossincrasias. A humanidade hoje depende da sua vivência da verdade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19161
url http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19161/29879
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Argumentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Argumentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Argumentos - Revista de Filosofia; No 6
Argumentos - Periódico de Filosofia; Núm. 6
Argumentos - Revista de Filosofia; n. 6
1984-4255
1984-4247
reponame:Argumentos : Revista de Filosofia (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Argumentos : Revista de Filosofia (Online)
collection Argumentos : Revista de Filosofia (Online)
repository.name.fl_str_mv Argumentos : Revista de Filosofia (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv argumentos@ufc.br||
_version_ 1797068846017806336