A OUVIDORIA COMO INSTÂNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UMA REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra de Morais, Antonio Gerson
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sano, Hironobu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Texto Completo: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/55
Resumo: O estabelecimento da ouvidoria pública no Brasil é recente e, mais especificamente, a ouvidoria em universidades públicas; conseqüentemente, a atuação da ouvidoria brasileira e a implementação de modelos nacionais de gestão são insuficientemente relatados na literatura. Neste artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, são revisadas as principais concepções,bem como particularidades, da ouvidoria brasileira, de modo a fundamentar estudos empíricos cujo intuito é compreender como as universidades públicas utilizam este setor como instrumento estratégico. Por fim, considera fundamental e estratégico o emprego da ouvidoria para o alcance das demandas sociais, jurídicas e administrativas dos contextos acadêmicos contemporâneos. Abstract The establishment of the public ombudsman in Brazil is recent and, more specifically, the ombudsman in public universities; consequently, the performance of the Brazilian ombudsman and the implementation of national management models are insufficiently reported in the literature. In this article, through bibliographical research, the main conceptions, as well as particularities, of the Brazilian ombudsman are reviewed, in order to support empirical studies whose aim is to understand how public universities use this sector as a strategic instrument. Finally, it considers the use of the ombudsman to be essential and strategic to meet the social, legal and administrative demands of contemporary academic contexts. Resumen La creación del ombudsman público en Brasil es reciente y, más específicamente, la ombudsman en las universidades públicas; en consecuencia, la actuación del ombudsman brasileño y la implementación de modelos nacionales de gestión están insuficientemente relatados en la literatura. En este artículo, a través de una investigación bibliográfica, se revisan las principales concepciones, así como las particularidades, del ombudsman brasileño, con el fin de sustentar estudios empíricos cuyo objetivo es comprender cómo las universidades públicas utilizan este sector como instrumento estratégico. Finalmente, considera fundamental y estratégico el uso del ombudsman para atender las demandas sociales, jurídicas y administrativas de los contextos académicos contemporáneos.
id UFC-19_5da14be31802f295dc1489465f0dc8a1
oai_identifier_str oai:actasapientia.com.br:article/55
network_acronym_str UFC-19
network_name_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository_id_str
spelling A OUVIDORIA COMO INSTÂNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UMA REVISÃO DE LITERATURAOuvidoriaEnsino SuperiorUniversidade PúblicaGestão EstratéticaTransparênciaO estabelecimento da ouvidoria pública no Brasil é recente e, mais especificamente, a ouvidoria em universidades públicas; conseqüentemente, a atuação da ouvidoria brasileira e a implementação de modelos nacionais de gestão são insuficientemente relatados na literatura. Neste artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, são revisadas as principais concepções,bem como particularidades, da ouvidoria brasileira, de modo a fundamentar estudos empíricos cujo intuito é compreender como as universidades públicas utilizam este setor como instrumento estratégico. Por fim, considera fundamental e estratégico o emprego da ouvidoria para o alcance das demandas sociais, jurídicas e administrativas dos contextos acadêmicos contemporâneos. Abstract The establishment of the public ombudsman in Brazil is recent and, more specifically, the ombudsman in public universities; consequently, the performance of the Brazilian ombudsman and the implementation of national management models are insufficiently reported in the literature. In this article, through bibliographical research, the main conceptions, as well as particularities, of the Brazilian ombudsman are reviewed, in order to support empirical studies whose aim is to understand how public universities use this sector as a strategic instrument. Finally, it considers the use of the ombudsman to be essential and strategic to meet the social, legal and administrative demands of contemporary academic contexts. Resumen La creación del ombudsman público en Brasil es reciente y, más específicamente, la ombudsman en las universidades públicas; en consecuencia, la actuación del ombudsman brasileño y la implementación de modelos nacionales de gestión están insuficientemente relatados en la literatura. En este artículo, a través de una investigación bibliográfica, se revisan las principales concepciones, así como las particularidades, del ombudsman brasileño, con el fin de sustentar estudios empíricos cuyo objetivo es comprender cómo las universidades públicas utilizan este sector como instrumento estratégico. Finalmente, considera fundamental y estratégico el uso del ombudsman para atender las demandas sociales, jurídicas y administrativas de los contextos académicos contemporáneos.UFCE2023-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/55Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 10 n. 1 (2023): Edição 2023reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/55/54Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra de Morais, Antonio GersonSano, Hironobu2024-01-03T04:51:01Zoai:actasapientia.com.br:article/55Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2024-01-03T04:51:01Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A OUVIDORIA COMO INSTÂNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UMA REVISÃO DE LITERATURA
title A OUVIDORIA COMO INSTÂNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UMA REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle A OUVIDORIA COMO INSTÂNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UMA REVISÃO DE LITERATURA
Bezerra de Morais, Antonio Gerson
Ouvidoria
Ensino Superior
Universidade Pública
Gestão Estratética
Transparência
title_short A OUVIDORIA COMO INSTÂNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full A OUVIDORIA COMO INSTÂNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr A OUVIDORIA COMO INSTÂNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed A OUVIDORIA COMO INSTÂNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_sort A OUVIDORIA COMO INSTÂNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UMA REVISÃO DE LITERATURA
author Bezerra de Morais, Antonio Gerson
author_facet Bezerra de Morais, Antonio Gerson
Sano, Hironobu
author_role author
author2 Sano, Hironobu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra de Morais, Antonio Gerson
Sano, Hironobu
dc.subject.por.fl_str_mv Ouvidoria
Ensino Superior
Universidade Pública
Gestão Estratética
Transparência
topic Ouvidoria
Ensino Superior
Universidade Pública
Gestão Estratética
Transparência
description O estabelecimento da ouvidoria pública no Brasil é recente e, mais especificamente, a ouvidoria em universidades públicas; conseqüentemente, a atuação da ouvidoria brasileira e a implementação de modelos nacionais de gestão são insuficientemente relatados na literatura. Neste artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, são revisadas as principais concepções,bem como particularidades, da ouvidoria brasileira, de modo a fundamentar estudos empíricos cujo intuito é compreender como as universidades públicas utilizam este setor como instrumento estratégico. Por fim, considera fundamental e estratégico o emprego da ouvidoria para o alcance das demandas sociais, jurídicas e administrativas dos contextos acadêmicos contemporâneos. Abstract The establishment of the public ombudsman in Brazil is recent and, more specifically, the ombudsman in public universities; consequently, the performance of the Brazilian ombudsman and the implementation of national management models are insufficiently reported in the literature. In this article, through bibliographical research, the main conceptions, as well as particularities, of the Brazilian ombudsman are reviewed, in order to support empirical studies whose aim is to understand how public universities use this sector as a strategic instrument. Finally, it considers the use of the ombudsman to be essential and strategic to meet the social, legal and administrative demands of contemporary academic contexts. Resumen La creación del ombudsman público en Brasil es reciente y, más específicamente, la ombudsman en las universidades públicas; en consecuencia, la actuación del ombudsman brasileño y la implementación de modelos nacionales de gestión están insuficientemente relatados en la literatura. En este artículo, a través de una investigación bibliográfica, se revisan las principales concepciones, así como las particularidades, del ombudsman brasileño, con el fin de sustentar estudios empíricos cuyo objetivo es comprender cómo las universidades públicas utilizan este sector como instrumento estratégico. Finalmente, considera fundamental y estratégico el uso del ombudsman para atender las demandas sociales, jurídicas y administrativas de los contextos académicos contemporáneos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/55
url https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/55
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/55/54
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE
publisher.none.fl_str_mv UFCE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 10 n. 1 (2023): Edição 2023
reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
collection Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv acsa.revista@gmail.com
_version_ 1796798155097899008