A ouvidoria no âmbito da Universidade Federal do Cariri: instância de gestão estratégica?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52363 |
Resumo: | É recente o processo de consolidação das ouvidorias públicas no Brasil e, mais especificamente, das ouvidorias nas universidades públicas, de forma que se pode observar lacunas de estudos sobre a atuação das ouvidorias. O (re)conhecimento das realidades e potencialidades das ouvidorias nas universidades é importante para compreender os seus serviços de forma estratégica e institucional, como produto de grande relevância da instituição. Dito isto, a presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como ocorre a atuação da ouvidoria da UFCA sob a perspectiva estratégica em inter-relação com o nível estratégico da Universidade. A metodologia caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Quanto aos meios da coleta de dados, a pesquisa classifica-se em documental e de campo, configurando-se em um estudo de caso. A análise de dados ocorreu pela análise textual e das falas por meio da análise de similitude, utilizando o software Iramuteq. Foi realizada a descrição da criação e estruturação da Ouvidoria da UFCA; a análise da gestão de serviços da ouvidoria da UFCA; e discorreu-se sobre a percepção dos gestores do nível estratégico da UFCA acerca da práxis da ouvidoria. Quanto a estruturação da ouvidoria o lócus organizacional da ouvidoria da UFCA está formalmente inserido no organograma institucional da Universidade, vinculada administrativamente à alta gestão da instituição, a Reitoria, o que denota a sua relevância sobre os outros órgãos e setores, minimizando as camadas hierárquicas no contexto organizacional. O mapa estratégico institucional coloca a ouvidoria no macrossistema de governança e gestão, ou seja, assume posicionamento estratégico, na interrelação com os demais níveis do planejamento estratégico, tático e operacional da UFCA. Por outro lado, os resultados são conclusivos sobre a gestão dos serviços, ao apontar um distanciamento entre o que está posto nos documentos institucionais e a operacionalização dos serviços, principalmente no que se refere a publicização dos dados, que traz impactos negativos à transparência institucional, na ampliação e aprimoramento de outras ações que coloquem a ouvidoria em um patamar de maior protagonismo institucional. No tocante a percepção dos gestores sobre a práxis da ouvidoria, os resultados são patentes ao demonstrar a presença de nuances sobre a gestão que não são plenamente perceptíveis aos gestores, em especial no que se refere a governança de serviço, processos essenciais e gestão estratégica de informações. |
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Morais, Antônio Gerson Bezerra dehttps://orcid.org/0000-0002-4955-8895http://lattes.cnpq.br/6037766951080411Vieira, James BatistaDias, Thiago Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9579256535097635Sano, Hironobu2023-05-12T21:22:07Z2023-05-12T21:22:07Z2023-02-28MORAIS, Antônio Gerson Bezerra de. A ouvidoria no âmbito da Universidade Federal do Cariri: instância de gestão estratégica?. Orientador: Hironobu Sano. 2023. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52363É recente o processo de consolidação das ouvidorias públicas no Brasil e, mais especificamente, das ouvidorias nas universidades públicas, de forma que se pode observar lacunas de estudos sobre a atuação das ouvidorias. O (re)conhecimento das realidades e potencialidades das ouvidorias nas universidades é importante para compreender os seus serviços de forma estratégica e institucional, como produto de grande relevância da instituição. Dito isto, a presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como ocorre a atuação da ouvidoria da UFCA sob a perspectiva estratégica em inter-relação com o nível estratégico da Universidade. A metodologia caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Quanto aos meios da coleta de dados, a pesquisa classifica-se em documental e de campo, configurando-se em um estudo de caso. A análise de dados ocorreu pela análise textual e das falas por meio da análise de similitude, utilizando o software Iramuteq. Foi realizada a descrição da criação e estruturação da Ouvidoria da UFCA; a análise da gestão de serviços da ouvidoria da UFCA; e discorreu-se sobre a percepção dos gestores do nível estratégico da UFCA acerca da práxis da ouvidoria. Quanto a estruturação da ouvidoria o lócus organizacional da ouvidoria da UFCA está formalmente inserido no organograma institucional da Universidade, vinculada administrativamente à alta gestão da instituição, a Reitoria, o que denota a sua relevância sobre os outros órgãos e setores, minimizando as camadas hierárquicas no contexto organizacional. O mapa estratégico institucional coloca a ouvidoria no macrossistema de governança e gestão, ou seja, assume posicionamento estratégico, na interrelação com os demais níveis do planejamento estratégico, tático e operacional da UFCA. Por outro lado, os resultados são conclusivos sobre a gestão dos serviços, ao apontar um distanciamento entre o que está posto nos documentos institucionais e a operacionalização dos serviços, principalmente no que se refere a publicização dos dados, que traz impactos negativos à transparência institucional, na ampliação e aprimoramento de outras ações que coloquem a ouvidoria em um patamar de maior protagonismo institucional. No tocante a percepção dos gestores sobre a práxis da ouvidoria, os resultados são patentes ao demonstrar a presença de nuances sobre a gestão que não são plenamente perceptíveis aos gestores, em especial no que se refere a governança de serviço, processos essenciais e gestão estratégica de informações.The establishment of a public ombudsman in Brazil is recent and, more specifically, public universities' ombudsman; consequently, the performance of the Brazilian ombudsman and the implementation of national management models are insufficiently reported in the literature. Therefore, it's been crucial to investigate different challenges and potentialities at local levels to understand its relevance as a strategic service in Higher Education. In doing so, this exploratory, descriptive case study, conducted at the Federal University of Cariri (UFCA), in the State of Ceará, in Brazil, aims to investigate how the ombudsman has worked for this local academic community, especially to understand how it has been used as a strategic tool by the higher administration. For the qualitative analysis of bibliographic, documental, and field data, this research uses the Iramuteq software, which works on texts through word similarity. The findings of this study provide a historical overview of the UFCA's Ombudsman, the variety of its current services, and how the highest academic administration works together with it. The documentary research reveals that the ombudsman is established in the organizational chart, well located in the internal structure of UFCA, directly related to the highest level, next to the rectorate, which indicates its relevance over other academic departments. While the institutional strategic map places the ombudsman in the governance and management macrosystem, the study assumes that the ombudsman occupies a strategic position in the interrelationship with the other levels of UFCA's strategic, tactical, and operational planning. On the other hand, some negative aspects of the ombudsman management are identified: for example, the data publication process doesn't follow the institutional guidelines, which may affects institutional transparency, inhibits the expansion and improvement of activities and services, and doesn't contribute to the ombudsman to reach an institutional protagonism. Finally, this study also reveals the higher managers' perception of the Ombudsman practice needs to expand, especially concerning service governance, essential processes, and management information strategy.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGestão estratégica - organizações públicasOuvidorias públicas - BrasilAtuação das ouvidorias - universidades públicasA ouvidoria no âmbito da Universidade Federal do Cariri: instância de gestão estratégica?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOuvidoriaambitoUniversidade_Morais_2023.pdfapplication/pdf1958714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52363/1/OuvidoriaambitoUniversidade_Morais_2023.pdfa7d55bf69242de09fd52f2f6f0fffb3eMD51123456789/523632023-05-12 18:22:52.108oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52363Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-12T21:22:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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