MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biserra Braga, Francisco Genival
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro Lima Costa, Artemizia, Oliveira Nunes, Albano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Texto Completo: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/14
Resumo: O presente artigo tem como objetivo mostrar a relação dos alunos que já concluíram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Icapuí - CE com as memórias adquiridas fazendo relação com a realidade atual em que se encontram, trazendo os saberes construídos durante o processo de aprendizagem e a contribuição desses estudos para a sociedade em que estão inseridos. Também foi utilizado no embasamento teórico alguns renomados autores e teóricos da área como Paulo Freire (2001, 2002), Luckesi (2002), Maria Helena Michel (2009), Álvaro Vieira Pinto (2000) entre outros que ajudaram a tornar a pesquisa consistente. Através de pesquisa de campo, questionários de cunho qualitativo que foram entregues a alunos da EJA que frequentaram escolas públicas de ensino fundamental e médio, entre os anos de 2012 a 2015, buscou-se verificar suas opiniões, seus pontos de vista sobre suas vivências e experiências nessa modalidade de ensino. Também os egressos da EJA mencionaram o envolvimento da Secretaria de Educação de Icapuí nessa busca por direitos dos jovens e adultos ao ensino gratuito para todos. A pesquisa busca saber as contribuições do aprendizado na vida e na sociedade dos egressos da EJA bem como sua identidade única como indivíduo.
id UFC-19_d88b9974f6308e36b8c586e64e45bdb6
oai_identifier_str oai:actasapientia.com.br:article/14
network_acronym_str UFC-19
network_name_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository_id_str
spelling MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOSEducação de Jovens e AdultosSaberes ConstruídosEgressosO presente artigo tem como objetivo mostrar a relação dos alunos que já concluíram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Icapuí - CE com as memórias adquiridas fazendo relação com a realidade atual em que se encontram, trazendo os saberes construídos durante o processo de aprendizagem e a contribuição desses estudos para a sociedade em que estão inseridos. Também foi utilizado no embasamento teórico alguns renomados autores e teóricos da área como Paulo Freire (2001, 2002), Luckesi (2002), Maria Helena Michel (2009), Álvaro Vieira Pinto (2000) entre outros que ajudaram a tornar a pesquisa consistente. Através de pesquisa de campo, questionários de cunho qualitativo que foram entregues a alunos da EJA que frequentaram escolas públicas de ensino fundamental e médio, entre os anos de 2012 a 2015, buscou-se verificar suas opiniões, seus pontos de vista sobre suas vivências e experiências nessa modalidade de ensino. Também os egressos da EJA mencionaram o envolvimento da Secretaria de Educação de Icapuí nessa busca por direitos dos jovens e adultos ao ensino gratuito para todos. A pesquisa busca saber as contribuições do aprendizado na vida e na sociedade dos egressos da EJA bem como sua identidade única como indivíduo.UFCE2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/14Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 3 n. 1 (2016): Edição 2016reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/14/13Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBiserra Braga, Francisco GenivalRibeiro Lima Costa, ArtemiziaOliveira Nunes, Albano2023-05-02T18:35:54Zoai:actasapientia.com.br:article/14Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-02T18:35:54Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS
title MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS
spellingShingle MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS
Biserra Braga, Francisco Genival
Educação de Jovens e Adultos
Saberes Construídos
Egressos
title_short MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS
title_full MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS
title_fullStr MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS
title_full_unstemmed MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS
title_sort MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS
author Biserra Braga, Francisco Genival
author_facet Biserra Braga, Francisco Genival
Ribeiro Lima Costa, Artemizia
Oliveira Nunes, Albano
author_role author
author2 Ribeiro Lima Costa, Artemizia
Oliveira Nunes, Albano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biserra Braga, Francisco Genival
Ribeiro Lima Costa, Artemizia
Oliveira Nunes, Albano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Saberes Construídos
Egressos
topic Educação de Jovens e Adultos
Saberes Construídos
Egressos
description O presente artigo tem como objetivo mostrar a relação dos alunos que já concluíram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Icapuí - CE com as memórias adquiridas fazendo relação com a realidade atual em que se encontram, trazendo os saberes construídos durante o processo de aprendizagem e a contribuição desses estudos para a sociedade em que estão inseridos. Também foi utilizado no embasamento teórico alguns renomados autores e teóricos da área como Paulo Freire (2001, 2002), Luckesi (2002), Maria Helena Michel (2009), Álvaro Vieira Pinto (2000) entre outros que ajudaram a tornar a pesquisa consistente. Através de pesquisa de campo, questionários de cunho qualitativo que foram entregues a alunos da EJA que frequentaram escolas públicas de ensino fundamental e médio, entre os anos de 2012 a 2015, buscou-se verificar suas opiniões, seus pontos de vista sobre suas vivências e experiências nessa modalidade de ensino. Também os egressos da EJA mencionaram o envolvimento da Secretaria de Educação de Icapuí nessa busca por direitos dos jovens e adultos ao ensino gratuito para todos. A pesquisa busca saber as contribuições do aprendizado na vida e na sociedade dos egressos da EJA bem como sua identidade única como indivíduo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/14
url https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/14/13
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE
publisher.none.fl_str_mv UFCE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 3 n. 1 (2016): Edição 2016
reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
collection Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv acsa.revista@gmail.com
_version_ 1796798155124113408