MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Acta Sapientia |
Texto Completo: | https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/14 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo mostrar a relação dos alunos que já concluíram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Icapuí - CE com as memórias adquiridas fazendo relação com a realidade atual em que se encontram, trazendo os saberes construídos durante o processo de aprendizagem e a contribuição desses estudos para a sociedade em que estão inseridos. Também foi utilizado no embasamento teórico alguns renomados autores e teóricos da área como Paulo Freire (2001, 2002), Luckesi (2002), Maria Helena Michel (2009), Álvaro Vieira Pinto (2000) entre outros que ajudaram a tornar a pesquisa consistente. Através de pesquisa de campo, questionários de cunho qualitativo que foram entregues a alunos da EJA que frequentaram escolas públicas de ensino fundamental e médio, entre os anos de 2012 a 2015, buscou-se verificar suas opiniões, seus pontos de vista sobre suas vivências e experiências nessa modalidade de ensino. Também os egressos da EJA mencionaram o envolvimento da Secretaria de Educação de Icapuí nessa busca por direitos dos jovens e adultos ao ensino gratuito para todos. A pesquisa busca saber as contribuições do aprendizado na vida e na sociedade dos egressos da EJA bem como sua identidade única como indivíduo. |
id |
UFC-19_d88b9974f6308e36b8c586e64e45bdb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:actasapientia.com.br:article/14 |
network_acronym_str |
UFC-19 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
repository_id_str |
|
spelling |
MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOSEducação de Jovens e AdultosSaberes ConstruídosEgressosO presente artigo tem como objetivo mostrar a relação dos alunos que já concluíram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Icapuí - CE com as memórias adquiridas fazendo relação com a realidade atual em que se encontram, trazendo os saberes construídos durante o processo de aprendizagem e a contribuição desses estudos para a sociedade em que estão inseridos. Também foi utilizado no embasamento teórico alguns renomados autores e teóricos da área como Paulo Freire (2001, 2002), Luckesi (2002), Maria Helena Michel (2009), Álvaro Vieira Pinto (2000) entre outros que ajudaram a tornar a pesquisa consistente. Através de pesquisa de campo, questionários de cunho qualitativo que foram entregues a alunos da EJA que frequentaram escolas públicas de ensino fundamental e médio, entre os anos de 2012 a 2015, buscou-se verificar suas opiniões, seus pontos de vista sobre suas vivências e experiências nessa modalidade de ensino. Também os egressos da EJA mencionaram o envolvimento da Secretaria de Educação de Icapuí nessa busca por direitos dos jovens e adultos ao ensino gratuito para todos. A pesquisa busca saber as contribuições do aprendizado na vida e na sociedade dos egressos da EJA bem como sua identidade única como indivíduo.UFCE2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/14Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 3 n. 1 (2016): Edição 2016reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/14/13Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBiserra Braga, Francisco GenivalRibeiro Lima Costa, ArtemiziaOliveira Nunes, Albano2023-05-02T18:35:54Zoai:actasapientia.com.br:article/14Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-02T18:35:54Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS |
title |
MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS |
spellingShingle |
MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS Biserra Braga, Francisco Genival Educação de Jovens e Adultos Saberes Construídos Egressos |
title_short |
MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS |
title_full |
MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS |
title_fullStr |
MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS |
title_full_unstemmed |
MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS |
title_sort |
MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS |
author |
Biserra Braga, Francisco Genival |
author_facet |
Biserra Braga, Francisco Genival Ribeiro Lima Costa, Artemizia Oliveira Nunes, Albano |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro Lima Costa, Artemizia Oliveira Nunes, Albano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biserra Braga, Francisco Genival Ribeiro Lima Costa, Artemizia Oliveira Nunes, Albano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Saberes Construídos Egressos |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Saberes Construídos Egressos |
description |
O presente artigo tem como objetivo mostrar a relação dos alunos que já concluíram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Icapuí - CE com as memórias adquiridas fazendo relação com a realidade atual em que se encontram, trazendo os saberes construídos durante o processo de aprendizagem e a contribuição desses estudos para a sociedade em que estão inseridos. Também foi utilizado no embasamento teórico alguns renomados autores e teóricos da área como Paulo Freire (2001, 2002), Luckesi (2002), Maria Helena Michel (2009), Álvaro Vieira Pinto (2000) entre outros que ajudaram a tornar a pesquisa consistente. Através de pesquisa de campo, questionários de cunho qualitativo que foram entregues a alunos da EJA que frequentaram escolas públicas de ensino fundamental e médio, entre os anos de 2012 a 2015, buscou-se verificar suas opiniões, seus pontos de vista sobre suas vivências e experiências nessa modalidade de ensino. Também os egressos da EJA mencionaram o envolvimento da Secretaria de Educação de Icapuí nessa busca por direitos dos jovens e adultos ao ensino gratuito para todos. A pesquisa busca saber as contribuições do aprendizado na vida e na sociedade dos egressos da EJA bem como sua identidade única como indivíduo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/14 |
url |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/14/13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFCE |
publisher.none.fl_str_mv |
UFCE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 3 n. 1 (2016): Edição 2016 reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
collection |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
acsa.revista@gmail.com |
_version_ |
1796798155124113408 |