Os sujeitos da EJA e o reconhecimento de saberes: a experiência nos anos iniciais / The subjects of youth and adult education and the knowing recognition: the initial years experience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Tássio José da Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48459
Resumo: O presente artigo tem como objetivo socializar parte dos achados que trata da dimensão de análise O diferencial do retorno ao ambiente da sala de aula, constituída a partir da recorrência das narrativas dos interlocutores, organizada em duas categorias: I - trabalho e escola e II - sentimento de insegurança de uma pesquisa de mestrado que visou conhecer se a Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS), adotada pelo Sesi Alagoas, nos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos, considera ou não os saberes dos educandos para a sua formação, advindos das experiências dentrofora da escola. Teve com lócus uma turma instalada em uma indústria. A referida Metodologia faz parte de um Projeto denominado “Nova” EJA, inspirado nos princípios da Educação ao Longo da Vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, contando com a análise documental (HELDER, 2006). Recorremos também a técnica da entrevista e as sessões conversas com os egressos da referida turma que foram nossos/as interlocutores/as. Esses/as interlocutores/as são praticantespensantes e heróis/heroínas anônimos/as (CERTEAU, 2014), entendendo que todos trazem consigo construções históricas e sociais, carregadas de memórias que podem ser “reconstruídas”. A investigação, nesse recorte analisado, apontou como resultado as semelhanças de história de vida marcadas pela precoce entrada no mercado de trabalho e sua condição para sobrevivência, bem como as inseguranças frente as transformações tecnológicas e lacunas no processo de alfabetização e letramento, contribuindo para a compreensão das contradições existentes na formação da nossa constituição social que se alimenta na desigual distribuição de renda e de bens culturais.
id VERACRUZ-0_159058be353c7302bf2aca020a67047f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48459
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Os sujeitos da EJA e o reconhecimento de saberes: a experiência nos anos iniciais / The subjects of youth and adult education and the knowing recognition: the initial years experiencereconhecimento de sabereseducação de jovens e adultostrabalhadores-industriários-egressos.O presente artigo tem como objetivo socializar parte dos achados que trata da dimensão de análise O diferencial do retorno ao ambiente da sala de aula, constituída a partir da recorrência das narrativas dos interlocutores, organizada em duas categorias: I - trabalho e escola e II - sentimento de insegurança de uma pesquisa de mestrado que visou conhecer se a Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS), adotada pelo Sesi Alagoas, nos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos, considera ou não os saberes dos educandos para a sua formação, advindos das experiências dentrofora da escola. Teve com lócus uma turma instalada em uma indústria. A referida Metodologia faz parte de um Projeto denominado “Nova” EJA, inspirado nos princípios da Educação ao Longo da Vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, contando com a análise documental (HELDER, 2006). Recorremos também a técnica da entrevista e as sessões conversas com os egressos da referida turma que foram nossos/as interlocutores/as. Esses/as interlocutores/as são praticantespensantes e heróis/heroínas anônimos/as (CERTEAU, 2014), entendendo que todos trazem consigo construções históricas e sociais, carregadas de memórias que podem ser “reconstruídas”. A investigação, nesse recorte analisado, apontou como resultado as semelhanças de história de vida marcadas pela precoce entrada no mercado de trabalho e sua condição para sobrevivência, bem como as inseguranças frente as transformações tecnológicas e lacunas no processo de alfabetização e letramento, contribuindo para a compreensão das contradições existentes na formação da nossa constituição social que se alimenta na desigual distribuição de renda e de bens culturais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4845910.34117/bjdv8n5-472Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 39992-40014Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 39992-40014Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 39992-400142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48459/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Tássio José da CostaFreitas, Marinaide Lima de Queiroz2022-06-02T16:18:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48459Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:18.466500Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sujeitos da EJA e o reconhecimento de saberes: a experiência nos anos iniciais / The subjects of youth and adult education and the knowing recognition: the initial years experience
title Os sujeitos da EJA e o reconhecimento de saberes: a experiência nos anos iniciais / The subjects of youth and adult education and the knowing recognition: the initial years experience
spellingShingle Os sujeitos da EJA e o reconhecimento de saberes: a experiência nos anos iniciais / The subjects of youth and adult education and the knowing recognition: the initial years experience
Paiva, Tássio José da Costa
reconhecimento de saberes
educação de jovens e adultos
trabalhadores-industriários-egressos.
title_short Os sujeitos da EJA e o reconhecimento de saberes: a experiência nos anos iniciais / The subjects of youth and adult education and the knowing recognition: the initial years experience
title_full Os sujeitos da EJA e o reconhecimento de saberes: a experiência nos anos iniciais / The subjects of youth and adult education and the knowing recognition: the initial years experience
title_fullStr Os sujeitos da EJA e o reconhecimento de saberes: a experiência nos anos iniciais / The subjects of youth and adult education and the knowing recognition: the initial years experience
title_full_unstemmed Os sujeitos da EJA e o reconhecimento de saberes: a experiência nos anos iniciais / The subjects of youth and adult education and the knowing recognition: the initial years experience
title_sort Os sujeitos da EJA e o reconhecimento de saberes: a experiência nos anos iniciais / The subjects of youth and adult education and the knowing recognition: the initial years experience
author Paiva, Tássio José da Costa
author_facet Paiva, Tássio José da Costa
Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
author_role author
author2 Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Tássio José da Costa
Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv reconhecimento de saberes
educação de jovens e adultos
trabalhadores-industriários-egressos.
topic reconhecimento de saberes
educação de jovens e adultos
trabalhadores-industriários-egressos.
description O presente artigo tem como objetivo socializar parte dos achados que trata da dimensão de análise O diferencial do retorno ao ambiente da sala de aula, constituída a partir da recorrência das narrativas dos interlocutores, organizada em duas categorias: I - trabalho e escola e II - sentimento de insegurança de uma pesquisa de mestrado que visou conhecer se a Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS), adotada pelo Sesi Alagoas, nos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos, considera ou não os saberes dos educandos para a sua formação, advindos das experiências dentrofora da escola. Teve com lócus uma turma instalada em uma indústria. A referida Metodologia faz parte de um Projeto denominado “Nova” EJA, inspirado nos princípios da Educação ao Longo da Vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, contando com a análise documental (HELDER, 2006). Recorremos também a técnica da entrevista e as sessões conversas com os egressos da referida turma que foram nossos/as interlocutores/as. Esses/as interlocutores/as são praticantespensantes e heróis/heroínas anônimos/as (CERTEAU, 2014), entendendo que todos trazem consigo construções históricas e sociais, carregadas de memórias que podem ser “reconstruídas”. A investigação, nesse recorte analisado, apontou como resultado as semelhanças de história de vida marcadas pela precoce entrada no mercado de trabalho e sua condição para sobrevivência, bem como as inseguranças frente as transformações tecnológicas e lacunas no processo de alfabetização e letramento, contribuindo para a compreensão das contradições existentes na formação da nossa constituição social que se alimenta na desigual distribuição de renda e de bens culturais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48459
10.34117/bjdv8n5-472
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48459
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48459/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 39992-40014
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 39992-40014
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 39992-40014
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645598793924608