Os sujeitos da EJA e o reconhecimento de saberes: a experiência nos anos iniciais / The subjects of youth and adult education and the knowing recognition: the initial years experience
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48459 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo socializar parte dos achados que trata da dimensão de análise O diferencial do retorno ao ambiente da sala de aula, constituída a partir da recorrência das narrativas dos interlocutores, organizada em duas categorias: I - trabalho e escola e II - sentimento de insegurança de uma pesquisa de mestrado que visou conhecer se a Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS), adotada pelo Sesi Alagoas, nos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos, considera ou não os saberes dos educandos para a sua formação, advindos das experiências dentrofora da escola. Teve com lócus uma turma instalada em uma indústria. A referida Metodologia faz parte de um Projeto denominado “Nova” EJA, inspirado nos princípios da Educação ao Longo da Vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, contando com a análise documental (HELDER, 2006). Recorremos também a técnica da entrevista e as sessões conversas com os egressos da referida turma que foram nossos/as interlocutores/as. Esses/as interlocutores/as são praticantespensantes e heróis/heroínas anônimos/as (CERTEAU, 2014), entendendo que todos trazem consigo construções históricas e sociais, carregadas de memórias que podem ser “reconstruídas”. A investigação, nesse recorte analisado, apontou como resultado as semelhanças de história de vida marcadas pela precoce entrada no mercado de trabalho e sua condição para sobrevivência, bem como as inseguranças frente as transformações tecnológicas e lacunas no processo de alfabetização e letramento, contribuindo para a compreensão das contradições existentes na formação da nossa constituição social que se alimenta na desigual distribuição de renda e de bens culturais. |
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