POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Acta Sapientia |
Texto Completo: | https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/23 |
Resumo: | O texto destina-se a explorar a importância da avaliação como instrumento fundamental para propiciar a melhoria do processo de ensino e da aprendizagem dos alunos, bem como contribuir com a gestão das escolas e dos sistemas educacionais. Para tanto, trata-se da função diagnóstica da avaliação na sua perspectiva formativa e somativa, a fim de fornecer subsídios para que os docentes possam fazer uso dessa valiosa atividade, cumprindo com os propósitos da profissão e garantindo o direito que os seus alunos têm de ter acesso aos conhecimentos abordados no âmbito da sala de aula, de modo a que resultem em aprendizados de relevo. |
id |
UFC-19_e1fe232405e0d1ae09b235f960e65579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:actasapientia.com.br:article/23 |
network_acronym_str |
UFC-19 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
repository_id_str |
|
spelling |
POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVAAvaliação EducacionalAvaliação FormatizaAvaliação SomativaO texto destina-se a explorar a importância da avaliação como instrumento fundamental para propiciar a melhoria do processo de ensino e da aprendizagem dos alunos, bem como contribuir com a gestão das escolas e dos sistemas educacionais. Para tanto, trata-se da função diagnóstica da avaliação na sua perspectiva formativa e somativa, a fim de fornecer subsídios para que os docentes possam fazer uso dessa valiosa atividade, cumprindo com os propósitos da profissão e garantindo o direito que os seus alunos têm de ter acesso aos conhecimentos abordados no âmbito da sala de aula, de modo a que resultem em aprendizados de relevo.UFCE2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/23Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 5 n. 1 (2018): Edição 2018reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/23/22Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBandeira Andriola, WagnerCastro Araújo, Adriana2023-05-03T18:00:49Zoai:actasapientia.com.br:article/23Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-03T18:00:49Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA |
title |
POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA |
spellingShingle |
POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA Bandeira Andriola, Wagner Avaliação Educacional Avaliação Formatiza Avaliação Somativa |
title_short |
POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA |
title_full |
POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA |
title_fullStr |
POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA |
title_full_unstemmed |
POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA |
title_sort |
POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA |
author |
Bandeira Andriola, Wagner |
author_facet |
Bandeira Andriola, Wagner Castro Araújo, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Castro Araújo, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira Andriola, Wagner Castro Araújo, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Educacional Avaliação Formatiza Avaliação Somativa |
topic |
Avaliação Educacional Avaliação Formatiza Avaliação Somativa |
description |
O texto destina-se a explorar a importância da avaliação como instrumento fundamental para propiciar a melhoria do processo de ensino e da aprendizagem dos alunos, bem como contribuir com a gestão das escolas e dos sistemas educacionais. Para tanto, trata-se da função diagnóstica da avaliação na sua perspectiva formativa e somativa, a fim de fornecer subsídios para que os docentes possam fazer uso dessa valiosa atividade, cumprindo com os propósitos da profissão e garantindo o direito que os seus alunos têm de ter acesso aos conhecimentos abordados no âmbito da sala de aula, de modo a que resultem em aprendizados de relevo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/23 |
url |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/23/22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFCE |
publisher.none.fl_str_mv |
UFCE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 5 n. 1 (2018): Edição 2018 reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
collection |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
acsa.revista@gmail.com |
_version_ |
1796798155136696320 |