POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira Andriola, Wagner
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castro Araújo, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Texto Completo: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/23
Resumo: O texto destina-se a explorar a importância da avaliação como instrumento fundamental para propiciar a melhoria do processo de ensino e da aprendizagem dos alunos, bem como contribuir com a gestão das escolas e dos sistemas educacionais. Para tanto, trata-se da função diagnóstica da avaliação na sua perspectiva formativa e somativa, a fim de fornecer subsídios para que os docentes possam fazer uso dessa valiosa atividade, cumprindo com os propósitos da profissão e garantindo o direito que os seus alunos têm de ter acesso aos conhecimentos abordados no âmbito da sala de aula, de modo a que resultem em aprendizados de relevo.
id UFC-19_e1fe232405e0d1ae09b235f960e65579
oai_identifier_str oai:actasapientia.com.br:article/23
network_acronym_str UFC-19
network_name_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository_id_str
spelling POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVAAvaliação EducacionalAvaliação FormatizaAvaliação SomativaO texto destina-se a explorar a importância da avaliação como instrumento fundamental para propiciar a melhoria do processo de ensino e da aprendizagem dos alunos, bem como contribuir com a gestão das escolas e dos sistemas educacionais. Para tanto, trata-se da função diagnóstica da avaliação na sua perspectiva formativa e somativa, a fim de fornecer subsídios para que os docentes possam fazer uso dessa valiosa atividade, cumprindo com os propósitos da profissão e garantindo o direito que os seus alunos têm de ter acesso aos conhecimentos abordados no âmbito da sala de aula, de modo a que resultem em aprendizados de relevo.UFCE2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/23Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 5 n. 1 (2018): Edição 2018reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/23/22Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBandeira Andriola, WagnerCastro Araújo, Adriana2023-05-03T18:00:49Zoai:actasapientia.com.br:article/23Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-03T18:00:49Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA
title POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA
spellingShingle POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA
Bandeira Andriola, Wagner
Avaliação Educacional
Avaliação Formatiza
Avaliação Somativa
title_short POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA
title_full POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA
title_fullStr POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA
title_full_unstemmed POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA
title_sort POTENCIALIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA
author Bandeira Andriola, Wagner
author_facet Bandeira Andriola, Wagner
Castro Araújo, Adriana
author_role author
author2 Castro Araújo, Adriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira Andriola, Wagner
Castro Araújo, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Educacional
Avaliação Formatiza
Avaliação Somativa
topic Avaliação Educacional
Avaliação Formatiza
Avaliação Somativa
description O texto destina-se a explorar a importância da avaliação como instrumento fundamental para propiciar a melhoria do processo de ensino e da aprendizagem dos alunos, bem como contribuir com a gestão das escolas e dos sistemas educacionais. Para tanto, trata-se da função diagnóstica da avaliação na sua perspectiva formativa e somativa, a fim de fornecer subsídios para que os docentes possam fazer uso dessa valiosa atividade, cumprindo com os propósitos da profissão e garantindo o direito que os seus alunos têm de ter acesso aos conhecimentos abordados no âmbito da sala de aula, de modo a que resultem em aprendizados de relevo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/23
url https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/23/22
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE
publisher.none.fl_str_mv UFCE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 5 n. 1 (2018): Edição 2018
reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
collection Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv acsa.revista@gmail.com
_version_ 1796798155136696320