Memória discursiva mobilizada em gêneros verbo-visuais: análise do discurso francesa em memes da page Historical Footage Made in Brazil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Passagens |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/72193 |
Resumo: | O ciberespaço e o processo de convergência das mídias, segundo Jenkins (2011), propiciou a potencialização e a criação de gêneros multimodais com novas discursividades. Nesse contexto, temos como objetivo investigar de que forma se constitui a relação interdiscursiva entre a escrita e a verbo-visualidade nos memes e quais efeitos de sentido produzem. Para tanto, partimos da inscrição teórica da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF) baseada em Michel Pêcheux (1995, 1997, 1999), considerando conceitos que possibilitam discutir a relação dos sujeitos, os memes e a sociedade em rede: memória discursiva, interdiscurso, posição de sujeito, efeitos de sentido, formação discursiva. Por meio de uma abordagem qualitativo-interpretativista, recortamos cinco publicações de memes da página Historical Footage Made In Brazil correspondentes aos cinco primeiros meses de 2018. Os resultados da análise revelam que os memes produzem efeitos de sentido humorísticos, a partir de rupturas e deslizamentos de sentidos, ao articular texto-legenda de fotos antigas com imagens e figuras representativas de situações da atualidade que, quando são hibridizadas no fotomeme, passam a conotar significados e a possibilitar outras leituras a partir de uma tessitura de mudanças e sincretismos. |
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