NÚCLEO GUEL ARRAES E BLOOMSBURY GROUP: dois grupos, um ethos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acselrad, Marcio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santana, Jader
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1167
Resumo: Este trabalho busca traçar um quadro comparativo entre dois grupos de intelectuais que se tornaram referência em suas áreas de atuação e ajudaram a sedimentar o trabalho de seus membros em suas respectivas épocas: o Núcleo Guel Arraes, que começa a se formar no Brasil dos anos 80; e o Bloomsbury Group, surgido na Inglaterra pós-vitoriana. A fundamentação teórica se dará a partir dos conceitos de “estrutura de sentimentos” e “ethos” do teórico marxista inglês Raymond Williams.
id UFC-20_af7fe2a13d48cb330b0c3a4b5d9babe6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/1167
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling NÚCLEO GUEL ARRAES E BLOOMSBURY GROUP: dois grupos, um ethosEste trabalho busca traçar um quadro comparativo entre dois grupos de intelectuais que se tornaram referência em suas áreas de atuação e ajudaram a sedimentar o trabalho de seus membros em suas respectivas épocas: o Núcleo Guel Arraes, que começa a se formar no Brasil dos anos 80; e o Bloomsbury Group, surgido na Inglaterra pós-vitoriana. A fundamentação teórica se dará a partir dos conceitos de “estrutura de sentimentos” e “ethos” do teórico marxista inglês Raymond Williams.Universidade Federal do Ceará2014-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1167Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 4 No. 2 (2013): PASSAGENS; 49-66Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 4 Núm. 2 (2013): PASSAGENS; 49-66Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 4 n. 2 (2013): PASSAGENS; 49-662179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1167/1128Acselrad, MarcioSantana, Jaderinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-14T03:16:18Zoai:periodicos.ufc:article/1167Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2014-11-14T03:16:18Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv NÚCLEO GUEL ARRAES E BLOOMSBURY GROUP: dois grupos, um ethos
title NÚCLEO GUEL ARRAES E BLOOMSBURY GROUP: dois grupos, um ethos
spellingShingle NÚCLEO GUEL ARRAES E BLOOMSBURY GROUP: dois grupos, um ethos
Acselrad, Marcio
title_short NÚCLEO GUEL ARRAES E BLOOMSBURY GROUP: dois grupos, um ethos
title_full NÚCLEO GUEL ARRAES E BLOOMSBURY GROUP: dois grupos, um ethos
title_fullStr NÚCLEO GUEL ARRAES E BLOOMSBURY GROUP: dois grupos, um ethos
title_full_unstemmed NÚCLEO GUEL ARRAES E BLOOMSBURY GROUP: dois grupos, um ethos
title_sort NÚCLEO GUEL ARRAES E BLOOMSBURY GROUP: dois grupos, um ethos
author Acselrad, Marcio
author_facet Acselrad, Marcio
Santana, Jader
author_role author
author2 Santana, Jader
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acselrad, Marcio
Santana, Jader
description Este trabalho busca traçar um quadro comparativo entre dois grupos de intelectuais que se tornaram referência em suas áreas de atuação e ajudaram a sedimentar o trabalho de seus membros em suas respectivas épocas: o Núcleo Guel Arraes, que começa a se formar no Brasil dos anos 80; e o Bloomsbury Group, surgido na Inglaterra pós-vitoriana. A fundamentação teórica se dará a partir dos conceitos de “estrutura de sentimentos” e “ethos” do teórico marxista inglês Raymond Williams.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1167
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1167/1128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 4 No. 2 (2013): PASSAGENS; 49-66
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 4 Núm. 2 (2013): PASSAGENS; 49-66
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 4 n. 2 (2013): PASSAGENS; 49-66
2179-9938
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388383860359168