A PROFANAÇÃO DA IMAGEM SAGRADA EM LA RICOTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Passagens |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6245 |
Resumo: | Este artigo pretende analisar a profanação da imagem sagrada em “La Ricota” (1962), de Pier Paolo Pasolini. Com base na distinção entre os conceitos de sagrado e profano feita pelo filósofo Georgio Agamben, em seu livro “Profanações” (2008), este estudo investiga como o diretor problematiza a imagem sagrada institucionalizada pela Religião Católica em nossa sociedade. Além disso, apontaremos quais os recursos estéticos utilizados por Pasolini para realizar o processo de profanação, e de que forma o diretor utiliza-os para causar a experiência mística dentro do cinema. |
id |
UFC-20_d918333d91731e40100b97c3480c74b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/6245 |
network_acronym_str |
UFC-20 |
network_name_str |
Revista Passagens |
repository_id_str |
|
spelling |
A PROFANAÇÃO DA IMAGEM SAGRADA EM LA RICOTAPasoliniCinemaSagradoEste artigo pretende analisar a profanação da imagem sagrada em “La Ricota” (1962), de Pier Paolo Pasolini. Com base na distinção entre os conceitos de sagrado e profano feita pelo filósofo Georgio Agamben, em seu livro “Profanações” (2008), este estudo investiga como o diretor problematiza a imagem sagrada institucionalizada pela Religião Católica em nossa sociedade. Além disso, apontaremos quais os recursos estéticos utilizados por Pasolini para realizar o processo de profanação, e de que forma o diretor utiliza-os para causar a experiência mística dentro do cinema.Universidade Federal do Ceará2016-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6245Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 7 No. 3 (2016); 3-21Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 7 Núm. 3 (2016); 3-21Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 7 n. 3 (2016); 3-212179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6245/4467Copyright (c) 2016 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Vieira, Marcelo DídimoXavier, Bruno2016-12-17T19:35:35Zoai:periodicos.ufc:article/6245Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2016-12-17T19:35:35Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PROFANAÇÃO DA IMAGEM SAGRADA EM LA RICOTA |
title |
A PROFANAÇÃO DA IMAGEM SAGRADA EM LA RICOTA |
spellingShingle |
A PROFANAÇÃO DA IMAGEM SAGRADA EM LA RICOTA Souza Vieira, Marcelo Dídimo Pasolini Cinema Sagrado |
title_short |
A PROFANAÇÃO DA IMAGEM SAGRADA EM LA RICOTA |
title_full |
A PROFANAÇÃO DA IMAGEM SAGRADA EM LA RICOTA |
title_fullStr |
A PROFANAÇÃO DA IMAGEM SAGRADA EM LA RICOTA |
title_full_unstemmed |
A PROFANAÇÃO DA IMAGEM SAGRADA EM LA RICOTA |
title_sort |
A PROFANAÇÃO DA IMAGEM SAGRADA EM LA RICOTA |
author |
Souza Vieira, Marcelo Dídimo |
author_facet |
Souza Vieira, Marcelo Dídimo Xavier, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Xavier, Bruno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Vieira, Marcelo Dídimo Xavier, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pasolini Cinema Sagrado |
topic |
Pasolini Cinema Sagrado |
description |
Este artigo pretende analisar a profanação da imagem sagrada em “La Ricota” (1962), de Pier Paolo Pasolini. Com base na distinção entre os conceitos de sagrado e profano feita pelo filósofo Georgio Agamben, em seu livro “Profanações” (2008), este estudo investiga como o diretor problematiza a imagem sagrada institucionalizada pela Religião Católica em nossa sociedade. Além disso, apontaremos quais os recursos estéticos utilizados por Pasolini para realizar o processo de profanação, e de que forma o diretor utiliza-os para causar a experiência mística dentro do cinema. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6245 |
url |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6245/4467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Passagens info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Passagens |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 7 No. 3 (2016); 3-21 Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 7 Núm. 3 (2016); 3-21 Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 7 n. 3 (2016); 3-21 2179-9938 reponame:Revista Passagens instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Passagens |
collection |
Revista Passagens |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
passagensufc@gmail.com |
_version_ |
1803388383918030849 |