Pathogenic bacteria in turkey meat: A review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Higor Oliveira; Universidade Federal do Ceará
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vidal, Ana Maria Centola; Universidade de São Paulo (USP)., Junior, Oswaldo Durival Rossi; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de higiene e sanidade animal
Texto Completo: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/408
Resumo: Apesar dos avanços alcançados com a adoção de programas de segurança e controle de alimentos, os sistemas de vigilância ainda relatam a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) em países desenvolvidos e em desenvolvimento, e a carne de peru é frequentemente envolvida em surtos, atingindo várias pessoas anualmente. As bactérias são responsáveis por mais de 66% dos casos de DTAs que resultam em hospitalizações, destacando-se principalmente Salmonella spp., Campylobacter sp., Escherichia coli, Listeria monocytogenes, Staphylococcus spp., Clostridium botulinum e Clostridium perfringens. As fontes de contaminação de carcaças de peru são semelhantes às de frango, entretanto, os relatos sobre o envolvimento da carne de peru em DTAs e seu risco a saúde pública são escassos. Assim, esta revisão se concentrou em identificar os microorganismos relatados nos surtos de carne de peru e seus fatores de risco e nas principais fontes de contaminação, bem como as limitações no estudo de sua epidemiologia desde a produção até os consumidores. Um alto risco foi atribuído ao gênero Salmonella spp., Escherichia coli, Staphylococcus spp. e Campylobacter sp., sendo o último, considerado negligenciado nos países em desenvolvimento. Este estudo mostrou a necessidade de um maior incentivo às pesquisas sobre as condições sanitárias da carne de peru processada no Brasil, bem como a necessidade de monitorar esta carne vendida no país.  
id UFC-4_4d2c6f0085bfba5a4aa8fb374be20d4a
oai_identifier_str oai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/408
network_acronym_str UFC-4
network_name_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository_id_str
spelling Pathogenic bacteria in turkey meat: A reviewSalmonella spp.; Campylobacter sp.; Escherichia coli; Listeria monocytogenes; Staphylococcus spp.Apesar dos avanços alcançados com a adoção de programas de segurança e controle de alimentos, os sistemas de vigilância ainda relatam a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) em países desenvolvidos e em desenvolvimento, e a carne de peru é frequentemente envolvida em surtos, atingindo várias pessoas anualmente. As bactérias são responsáveis por mais de 66% dos casos de DTAs que resultam em hospitalizações, destacando-se principalmente Salmonella spp., Campylobacter sp., Escherichia coli, Listeria monocytogenes, Staphylococcus spp., Clostridium botulinum e Clostridium perfringens. As fontes de contaminação de carcaças de peru são semelhantes às de frango, entretanto, os relatos sobre o envolvimento da carne de peru em DTAs e seu risco a saúde pública são escassos. Assim, esta revisão se concentrou em identificar os microorganismos relatados nos surtos de carne de peru e seus fatores de risco e nas principais fontes de contaminação, bem como as limitações no estudo de sua epidemiologia desde a produção até os consumidores. Um alto risco foi atribuído ao gênero Salmonella spp., Escherichia coli, Staphylococcus spp. e Campylobacter sp., sendo o último, considerado negligenciado nos países em desenvolvimento. Este estudo mostrou a necessidade de um maior incentivo às pesquisas sobre as condições sanitárias da carne de peru processada no Brasil, bem como a necessidade de monitorar esta carne vendida no país.   Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal2017-10-02info:eu-repo/semantics/articleAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/40810.5935/rbhsa.v11i3.408Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 11, n. 3 (2017); 338-353reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animalinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/408/2229Silva, Higor Oliveira; Universidade Federal do CearáVidal, Ana Maria Centola; Universidade de São Paulo (USP).Junior, Oswaldo Durival Rossi; Universidade Estadual Paulista (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-23T00:32:14Zoai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/408Revistahttp://www.higieneanimal.ufc.br/PUBhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/oaiwesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br1981-29651981-2965opendoar:2021-03-23T00:32:14Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pathogenic bacteria in turkey meat: A review
title Pathogenic bacteria in turkey meat: A review
spellingShingle Pathogenic bacteria in turkey meat: A review
Silva, Higor Oliveira; Universidade Federal do Ceará
Salmonella spp.; Campylobacter sp.; Escherichia coli; Listeria monocytogenes; Staphylococcus spp.
title_short Pathogenic bacteria in turkey meat: A review
title_full Pathogenic bacteria in turkey meat: A review
title_fullStr Pathogenic bacteria in turkey meat: A review
title_full_unstemmed Pathogenic bacteria in turkey meat: A review
title_sort Pathogenic bacteria in turkey meat: A review
author Silva, Higor Oliveira; Universidade Federal do Ceará
author_facet Silva, Higor Oliveira; Universidade Federal do Ceará
Vidal, Ana Maria Centola; Universidade de São Paulo (USP).
Junior, Oswaldo Durival Rossi; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
author_role author
author2 Vidal, Ana Maria Centola; Universidade de São Paulo (USP).
Junior, Oswaldo Durival Rossi; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Higor Oliveira; Universidade Federal do Ceará
Vidal, Ana Maria Centola; Universidade de São Paulo (USP).
Junior, Oswaldo Durival Rossi; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subject.por.fl_str_mv Salmonella spp.; Campylobacter sp.; Escherichia coli; Listeria monocytogenes; Staphylococcus spp.
topic Salmonella spp.; Campylobacter sp.; Escherichia coli; Listeria monocytogenes; Staphylococcus spp.
description Apesar dos avanços alcançados com a adoção de programas de segurança e controle de alimentos, os sistemas de vigilância ainda relatam a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) em países desenvolvidos e em desenvolvimento, e a carne de peru é frequentemente envolvida em surtos, atingindo várias pessoas anualmente. As bactérias são responsáveis por mais de 66% dos casos de DTAs que resultam em hospitalizações, destacando-se principalmente Salmonella spp., Campylobacter sp., Escherichia coli, Listeria monocytogenes, Staphylococcus spp., Clostridium botulinum e Clostridium perfringens. As fontes de contaminação de carcaças de peru são semelhantes às de frango, entretanto, os relatos sobre o envolvimento da carne de peru em DTAs e seu risco a saúde pública são escassos. Assim, esta revisão se concentrou em identificar os microorganismos relatados nos surtos de carne de peru e seus fatores de risco e nas principais fontes de contaminação, bem como as limitações no estudo de sua epidemiologia desde a produção até os consumidores. Um alto risco foi atribuído ao gênero Salmonella spp., Escherichia coli, Staphylococcus spp. e Campylobacter sp., sendo o último, considerado negligenciado nos países em desenvolvimento. Este estudo mostrou a necessidade de um maior incentivo às pesquisas sobre as condições sanitárias da carne de peru processada no Brasil, bem como a necessidade de monitorar esta carne vendida no país.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/408
10.5935/rbhsa.v11i3.408
url http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/408
identifier_str_mv 10.5935/rbhsa.v11i3.408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/408/2229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 11, n. 3 (2017); 338-353
reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animal
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
collection Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv wesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br
_version_ 1799695339664441344