Cellular immune response in popliteal lymph nodes and liver of dogs with visceral leishmaniasis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Flaviane Alves de; Universidade Federal do Piauí.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alves, Geórgia Brenda Barros; Universidade Federal do Piauí., Cruz, Maria do Socorro Pires e; Universidade Federal do Piauí.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de higiene e sanidade animal
Texto Completo: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/309
Resumo: Leishmaniose visceral canina (LVC) é uma zoonose causada por Leishmania (Leishmania) infantum chagasi no continente Americano. Poucos estudos demonstraram as características imunopatológicas em linfonodo poplíteo e fígado de cães infectados em área endêmica de Teresina, Piauí, Brasil. Assim, nós avaliamos as alterações histopatológicas e a presença de células T CD4+ e CD8+ em linfonodo poplíteo e fígado de nove cães com manifestações clínicas (G1) e sete cães sem manifestações clínicas (G2) naturalmente infectados com L. (L.) infantum chagasi. Fragmentos de linfonodo poplíteo e fígado foram obtidos para análise histopatológica e imunoistoquímica. As principais manifestações clínicas foram linfadenopatia (80%) e lesões de pele (70%). Na análise histopatológica do linfonodo foi observada uma depleção de células da região cortical. Não havia diferença significante entre os grupos entre células T CD4+ e CD8+ mas havia uma correlação positiva entre essas células em  G1 e G2. No fígado, o infiltrado inflamatório era focal consistindo de células mononucleares nas regiões periportal e intralobular, em ambos os grupos. O infiltrado inflamatório era positivo na imunomarcação para células T CD4 e CD8, mas sem diferença significante entre os grupos. Entretanto, havia uma correlação positiva entre as células T CD4+ e CD8+ no G1. Na análise da imunomarcação também  mostrou  mais amastigotas e antígenos de Leishmania no fígado e linfonodo poplíteo em G1 em relação ao G2. O papel das células T CD4+ e CD8+ parece não estar relacionada ao estado clínico dos cães com LVC.
id UFC-4_e12012ac4778c875a056258a546861f8
oai_identifier_str oai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/309
network_acronym_str UFC-4
network_name_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository_id_str
spelling Cellular immune response in popliteal lymph nodes and liver of dogs with visceral leishmaniasisLeishmania,;canino; CD4, CD8.Leishmaniose visceral canina (LVC) é uma zoonose causada por Leishmania (Leishmania) infantum chagasi no continente Americano. Poucos estudos demonstraram as características imunopatológicas em linfonodo poplíteo e fígado de cães infectados em área endêmica de Teresina, Piauí, Brasil. Assim, nós avaliamos as alterações histopatológicas e a presença de células T CD4+ e CD8+ em linfonodo poplíteo e fígado de nove cães com manifestações clínicas (G1) e sete cães sem manifestações clínicas (G2) naturalmente infectados com L. (L.) infantum chagasi. Fragmentos de linfonodo poplíteo e fígado foram obtidos para análise histopatológica e imunoistoquímica. As principais manifestações clínicas foram linfadenopatia (80%) e lesões de pele (70%). Na análise histopatológica do linfonodo foi observada uma depleção de células da região cortical. Não havia diferença significante entre os grupos entre células T CD4+ e CD8+ mas havia uma correlação positiva entre essas células em  G1 e G2. No fígado, o infiltrado inflamatório era focal consistindo de células mononucleares nas regiões periportal e intralobular, em ambos os grupos. O infiltrado inflamatório era positivo na imunomarcação para células T CD4 e CD8, mas sem diferença significante entre os grupos. Entretanto, havia uma correlação positiva entre as células T CD4+ e CD8+ no G1. Na análise da imunomarcação também  mostrou  mais amastigotas e antígenos de Leishmania no fígado e linfonodo poplíteo em G1 em relação ao G2. O papel das células T CD4+ e CD8+ parece não estar relacionada ao estado clínico dos cães com LVC.Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal2016-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/30910.5935/rbhsa.v10i2.309Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 10, n. 2 (2016); 158-173reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animalinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/309/1580Pinho, Flaviane Alves de; Universidade Federal do Piauí.Alves, Geórgia Brenda Barros; Universidade Federal do Piauí.Cruz, Maria do Socorro Pires e; Universidade Federal do Piauí.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-24T14:21:04Zoai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/309Revistahttp://www.higieneanimal.ufc.br/PUBhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/oaiwesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br1981-29651981-2965opendoar:2021-03-24T14:21:04Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cellular immune response in popliteal lymph nodes and liver of dogs with visceral leishmaniasis
title Cellular immune response in popliteal lymph nodes and liver of dogs with visceral leishmaniasis
spellingShingle Cellular immune response in popliteal lymph nodes and liver of dogs with visceral leishmaniasis
Pinho, Flaviane Alves de; Universidade Federal do Piauí.
Leishmania,;canino; CD4, CD8.
title_short Cellular immune response in popliteal lymph nodes and liver of dogs with visceral leishmaniasis
title_full Cellular immune response in popliteal lymph nodes and liver of dogs with visceral leishmaniasis
title_fullStr Cellular immune response in popliteal lymph nodes and liver of dogs with visceral leishmaniasis
title_full_unstemmed Cellular immune response in popliteal lymph nodes and liver of dogs with visceral leishmaniasis
title_sort Cellular immune response in popliteal lymph nodes and liver of dogs with visceral leishmaniasis
author Pinho, Flaviane Alves de; Universidade Federal do Piauí.
author_facet Pinho, Flaviane Alves de; Universidade Federal do Piauí.
Alves, Geórgia Brenda Barros; Universidade Federal do Piauí.
Cruz, Maria do Socorro Pires e; Universidade Federal do Piauí.
author_role author
author2 Alves, Geórgia Brenda Barros; Universidade Federal do Piauí.
Cruz, Maria do Socorro Pires e; Universidade Federal do Piauí.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Flaviane Alves de; Universidade Federal do Piauí.
Alves, Geórgia Brenda Barros; Universidade Federal do Piauí.
Cruz, Maria do Socorro Pires e; Universidade Federal do Piauí.
dc.subject.por.fl_str_mv Leishmania,;canino; CD4, CD8.
topic Leishmania,;canino; CD4, CD8.
description Leishmaniose visceral canina (LVC) é uma zoonose causada por Leishmania (Leishmania) infantum chagasi no continente Americano. Poucos estudos demonstraram as características imunopatológicas em linfonodo poplíteo e fígado de cães infectados em área endêmica de Teresina, Piauí, Brasil. Assim, nós avaliamos as alterações histopatológicas e a presença de células T CD4+ e CD8+ em linfonodo poplíteo e fígado de nove cães com manifestações clínicas (G1) e sete cães sem manifestações clínicas (G2) naturalmente infectados com L. (L.) infantum chagasi. Fragmentos de linfonodo poplíteo e fígado foram obtidos para análise histopatológica e imunoistoquímica. As principais manifestações clínicas foram linfadenopatia (80%) e lesões de pele (70%). Na análise histopatológica do linfonodo foi observada uma depleção de células da região cortical. Não havia diferença significante entre os grupos entre células T CD4+ e CD8+ mas havia uma correlação positiva entre essas células em  G1 e G2. No fígado, o infiltrado inflamatório era focal consistindo de células mononucleares nas regiões periportal e intralobular, em ambos os grupos. O infiltrado inflamatório era positivo na imunomarcação para células T CD4 e CD8, mas sem diferença significante entre os grupos. Entretanto, havia uma correlação positiva entre as células T CD4+ e CD8+ no G1. Na análise da imunomarcação também  mostrou  mais amastigotas e antígenos de Leishmania no fígado e linfonodo poplíteo em G1 em relação ao G2. O papel das células T CD4+ e CD8+ parece não estar relacionada ao estado clínico dos cães com LVC.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/309
10.5935/rbhsa.v10i2.309
url http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/309
identifier_str_mv 10.5935/rbhsa.v10i2.309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/309/1580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 10, n. 2 (2016); 158-173
reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animal
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
collection Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv wesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br
_version_ 1799695340727697408