Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joelma Nogueira dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Ana Carolina Costa, Martins, Eugeniano Brito
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47970
Resumo: No decorrer da formação inicial e continuada do professor de matemática muitas teorias, conceitos, metodologias e recursos são apresentados como forma de ampliar o conhecimento e direcioná-los a uma aplicação em sala de aula. Apesar do grande número de recurso e metodologias disponíveis para o ensino da matemática (jogos, modelagem matemática, resolução de problemas, etnomatemática, história da matemática e as tecnologias da informação) que são fornecidas ao professor de matemática, poucas são vislumbradas por ele como uma junção da teoria com a prática. E muitos não sabem ou tentam novas maneiras de como trabalhar uma matemática mais voltada para o cotidiano sem descaracterizá-la de seus aspectos científicos. (...)
id UFC-7_00502ad998c57cd054eb49d5e04748c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47970
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a DistânciaEducaçãoEnsino à distânciaLaboratórios de matemáticaProfessores - FormaçãoNo decorrer da formação inicial e continuada do professor de matemática muitas teorias, conceitos, metodologias e recursos são apresentados como forma de ampliar o conhecimento e direcioná-los a uma aplicação em sala de aula. Apesar do grande número de recurso e metodologias disponíveis para o ensino da matemática (jogos, modelagem matemática, resolução de problemas, etnomatemática, história da matemática e as tecnologias da informação) que são fornecidas ao professor de matemática, poucas são vislumbradas por ele como uma junção da teoria com a prática. E muitos não sabem ou tentam novas maneiras de como trabalhar uma matemática mais voltada para o cotidiano sem descaracterizá-la de seus aspectos científicos. (...)Editora CRV2019-11-27T13:44:26Z2019-11-27T13:44:26Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSANTOS, Joelma Nogueira dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa; MARTINS, Eugeniano Brito. Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância. In: SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra (orgs.). As dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2016. p.125-141.978-85-444-0989-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47970Santos, Joelma Nogueira dosPereira, Ana Carolina CostaMartins, Eugeniano Britoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-27T13:44:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47970Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-11-27T13:44:26Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância
title Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância
spellingShingle Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância
Santos, Joelma Nogueira dos
Educação
Ensino à distância
Laboratórios de matemática
Professores - Formação
title_short Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância
title_full Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância
title_fullStr Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância
title_full_unstemmed Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância
title_sort Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância
author Santos, Joelma Nogueira dos
author_facet Santos, Joelma Nogueira dos
Pereira, Ana Carolina Costa
Martins, Eugeniano Brito
author_role author
author2 Pereira, Ana Carolina Costa
Martins, Eugeniano Brito
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joelma Nogueira dos
Pereira, Ana Carolina Costa
Martins, Eugeniano Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino à distância
Laboratórios de matemática
Professores - Formação
topic Educação
Ensino à distância
Laboratórios de matemática
Professores - Formação
description No decorrer da formação inicial e continuada do professor de matemática muitas teorias, conceitos, metodologias e recursos são apresentados como forma de ampliar o conhecimento e direcioná-los a uma aplicação em sala de aula. Apesar do grande número de recurso e metodologias disponíveis para o ensino da matemática (jogos, modelagem matemática, resolução de problemas, etnomatemática, história da matemática e as tecnologias da informação) que são fornecidas ao professor de matemática, poucas são vislumbradas por ele como uma junção da teoria com a prática. E muitos não sabem ou tentam novas maneiras de como trabalhar uma matemática mais voltada para o cotidiano sem descaracterizá-la de seus aspectos científicos. (...)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-11-27T13:44:26Z
2019-11-27T13:44:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Joelma Nogueira dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa; MARTINS, Eugeniano Brito. Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância. In: SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra (orgs.). As dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2016. p.125-141.
978-85-444-0989-3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47970
identifier_str_mv SANTOS, Joelma Nogueira dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa; MARTINS, Eugeniano Brito. Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância. In: SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra (orgs.). As dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2016. p.125-141.
978-85-444-0989-3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CRV
publisher.none.fl_str_mv Editora CRV
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1825332577488076800