Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47970 |
Resumo: | No decorrer da formação inicial e continuada do professor de matemática muitas teorias, conceitos, metodologias e recursos são apresentados como forma de ampliar o conhecimento e direcioná-los a uma aplicação em sala de aula. Apesar do grande número de recurso e metodologias disponíveis para o ensino da matemática (jogos, modelagem matemática, resolução de problemas, etnomatemática, história da matemática e as tecnologias da informação) que são fornecidas ao professor de matemática, poucas são vislumbradas por ele como uma junção da teoria com a prática. E muitos não sabem ou tentam novas maneiras de como trabalhar uma matemática mais voltada para o cotidiano sem descaracterizá-la de seus aspectos científicos. (...) |
id |
UFC-7_00502ad998c57cd054eb49d5e04748c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47970 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a DistânciaEducaçãoEnsino à distânciaLaboratórios de matemáticaProfessores - FormaçãoNo decorrer da formação inicial e continuada do professor de matemática muitas teorias, conceitos, metodologias e recursos são apresentados como forma de ampliar o conhecimento e direcioná-los a uma aplicação em sala de aula. Apesar do grande número de recurso e metodologias disponíveis para o ensino da matemática (jogos, modelagem matemática, resolução de problemas, etnomatemática, história da matemática e as tecnologias da informação) que são fornecidas ao professor de matemática, poucas são vislumbradas por ele como uma junção da teoria com a prática. E muitos não sabem ou tentam novas maneiras de como trabalhar uma matemática mais voltada para o cotidiano sem descaracterizá-la de seus aspectos científicos. (...)Editora CRV2019-11-27T13:44:26Z2019-11-27T13:44:26Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSANTOS, Joelma Nogueira dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa; MARTINS, Eugeniano Brito. Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância. In: SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra (orgs.). As dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2016. p.125-141.978-85-444-0989-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47970Santos, Joelma Nogueira dosPereira, Ana Carolina CostaMartins, Eugeniano Britoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-27T13:44:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47970Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-11-27T13:44:26Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância |
title |
Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância |
spellingShingle |
Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância Santos, Joelma Nogueira dos Educação Ensino à distância Laboratórios de matemática Professores - Formação |
title_short |
Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância |
title_full |
Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância |
title_fullStr |
Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância |
title_full_unstemmed |
Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância |
title_sort |
Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância |
author |
Santos, Joelma Nogueira dos |
author_facet |
Santos, Joelma Nogueira dos Pereira, Ana Carolina Costa Martins, Eugeniano Brito |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Carolina Costa Martins, Eugeniano Brito |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Joelma Nogueira dos Pereira, Ana Carolina Costa Martins, Eugeniano Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino à distância Laboratórios de matemática Professores - Formação |
topic |
Educação Ensino à distância Laboratórios de matemática Professores - Formação |
description |
No decorrer da formação inicial e continuada do professor de matemática muitas teorias, conceitos, metodologias e recursos são apresentados como forma de ampliar o conhecimento e direcioná-los a uma aplicação em sala de aula. Apesar do grande número de recurso e metodologias disponíveis para o ensino da matemática (jogos, modelagem matemática, resolução de problemas, etnomatemática, história da matemática e as tecnologias da informação) que são fornecidas ao professor de matemática, poucas são vislumbradas por ele como uma junção da teoria com a prática. E muitos não sabem ou tentam novas maneiras de como trabalhar uma matemática mais voltada para o cotidiano sem descaracterizá-la de seus aspectos científicos. (...) |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-11-27T13:44:26Z 2019-11-27T13:44:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Joelma Nogueira dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa; MARTINS, Eugeniano Brito. Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância. In: SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra (orgs.). As dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2016. p.125-141. 978-85-444-0989-3 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47970 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Joelma Nogueira dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa; MARTINS, Eugeniano Brito. Práticas no laboratório de matemática na inserção da Educação a Distância. In: SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra (orgs.). As dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2016. p.125-141. 978-85-444-0989-3 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CRV |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CRV |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1825332577488076800 |