Gastronomia social: elaboração de cardápio na alimentação infantil.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43144 |
Resumo: | O presente trabalho visa auxiliar a Unidade Universitária Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC) na elaboração do cardápio por meio dos saberes gastronômicos e nutricionais. O UUNDC recebe crianças em idade escolar entre 3 e 6 anos que são filhos de alunos e colaboradores da UFC, bem como da comunidade em geral. O funcionamento da unidade acontece no turno da manhã e tarde e as crianças realizam a refeição lanche, sendo custeada por meio de taxa paga pelos pais e ou responsáveis. Ressalta-se que 15,5% dos alunos possuem restrições alimentares e o cardápio vem sendo moldado aos poucos, procurando atender a todos, priorizando as frutas e reduzindo ao mínimo os industrializados. Dentre as preparações servidas citam-se: pão caseiro recheado de frango, esfiha de carne, biscoito de polvilho, suco de melancia e suco de graviola. No planejamento, a monotonia de cores é evitada, fazendo sempre uma combinação de elementos em que o estímulo visual seja aguçado. A meta é a obtenção de 4 grupos de cardápios que irão ser intercalados no decorrer do próximo ano letivo; e todas as fichas técnicas serão padronizadas, incluindo informação nutricional e custos. Além disso, para a inserção de novos alimentos, serão realizados testes de aceitabilidade por meio de análise sensorial, utilizando uma escala hedônica facial. A aplicação deste foi iniciado para avaliar a aceitação do iogurte natural caseiro e adoçado com mel, com uma turma da manhã e outra da tarde. Assim, observou-se entre os provadores infantis, uma aceitação do referido iogurte de 77,5%. Portanto, pretende-se aplicar o referido teste para as demais preparações. Conclui-se que a atividade de extensão é relevante para a melhoria da alimentação infantil e poderá ser modelo para outras instituições de ensino. |
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