Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Neto, José Melinho de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vasconcelos, Monica Monteiro da Costa, Barbosa, Francisco Valfrido
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43545
Resumo: Educar para a emancipação em um país cuja história está marcada pela desigualdade social certamente representa um grande desafio. A educação brasileira, ao longo de sua história, esteve sempre como um subproduto cultural histórico da dominação imposta de fora para dentro, do centro para a periferia. A situação do analfabetismo, a crise da escola e a dificuldade de aprendizagem da maioria dos alunos evidenciararam que a educação nacional representa, e sempre representou, um problema social grave que impede a construção de uma nação efetivamente democrática. Ferreira Júníor e Bittar (1999) destacam que a história da educação brasileira é marcada por um grande rasgo presente no sincretismo entre exclusão/ elitismo e dependência cultural em relação aos países centrais do sistema capitalista globalizado.[...]
id UFC-7_027fd23902fb095e7295d182a7a2012a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43545
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligênciaDesigualdade de Acesso à EscolaDesafios da EducaçãoProblemática da EducaçãoDesigualdades SocioeducacionaisCrise da EducaçãoAcesso À Educação BásicaEducação - BrasilEducar para a emancipação em um país cuja história está marcada pela desigualdade social certamente representa um grande desafio. A educação brasileira, ao longo de sua história, esteve sempre como um subproduto cultural histórico da dominação imposta de fora para dentro, do centro para a periferia. A situação do analfabetismo, a crise da escola e a dificuldade de aprendizagem da maioria dos alunos evidenciararam que a educação nacional representa, e sempre representou, um problema social grave que impede a construção de uma nação efetivamente democrática. Ferreira Júníor e Bittar (1999) destacam que a história da educação brasileira é marcada por um grande rasgo presente no sincretismo entre exclusão/ elitismo e dependência cultural em relação aos países centrais do sistema capitalista globalizado.[...]2019-07-12T12:39:17Z2019-07-12T12:39:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfLIMA NETO, José Melinho de; VASCONCELOS, Monica Monteiro da Costa; BARBOSA, Francisco Valfrido. Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 179-197.978-85-7282-708-9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43545Lima Neto, José Melinho deVasconcelos, Monica Monteiro da CostaBarbosa, Francisco Valfridoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-26T16:02:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43545Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:51.344016Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência
title Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência
spellingShingle Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência
Lima Neto, José Melinho de
Desigualdade de Acesso à Escola
Desafios da Educação
Problemática da Educação
Desigualdades Socioeducacionais
Crise da Educação
Acesso À Educação Básica
Educação - Brasil
title_short Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência
title_full Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência
title_fullStr Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência
title_full_unstemmed Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência
title_sort Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência
author Lima Neto, José Melinho de
author_facet Lima Neto, José Melinho de
Vasconcelos, Monica Monteiro da Costa
Barbosa, Francisco Valfrido
author_role author
author2 Vasconcelos, Monica Monteiro da Costa
Barbosa, Francisco Valfrido
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Neto, José Melinho de
Vasconcelos, Monica Monteiro da Costa
Barbosa, Francisco Valfrido
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade de Acesso à Escola
Desafios da Educação
Problemática da Educação
Desigualdades Socioeducacionais
Crise da Educação
Acesso À Educação Básica
Educação - Brasil
topic Desigualdade de Acesso à Escola
Desafios da Educação
Problemática da Educação
Desigualdades Socioeducacionais
Crise da Educação
Acesso À Educação Básica
Educação - Brasil
description Educar para a emancipação em um país cuja história está marcada pela desigualdade social certamente representa um grande desafio. A educação brasileira, ao longo de sua história, esteve sempre como um subproduto cultural histórico da dominação imposta de fora para dentro, do centro para a periferia. A situação do analfabetismo, a crise da escola e a dificuldade de aprendizagem da maioria dos alunos evidenciararam que a educação nacional representa, e sempre representou, um problema social grave que impede a construção de uma nação efetivamente democrática. Ferreira Júníor e Bittar (1999) destacam que a história da educação brasileira é marcada por um grande rasgo presente no sincretismo entre exclusão/ elitismo e dependência cultural em relação aos países centrais do sistema capitalista globalizado.[...]
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-07-12T12:39:17Z
2019-07-12T12:39:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA NETO, José Melinho de; VASCONCELOS, Monica Monteiro da Costa; BARBOSA, Francisco Valfrido. Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 179-197.
978-85-7282-708-9
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43545
identifier_str_mv LIMA NETO, José Melinho de; VASCONCELOS, Monica Monteiro da Costa; BARBOSA, Francisco Valfrido. Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 179-197.
978-85-7282-708-9
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028772490772480