Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43545 |
Resumo: | Educar para a emancipação em um país cuja história está marcada pela desigualdade social certamente representa um grande desafio. A educação brasileira, ao longo de sua história, esteve sempre como um subproduto cultural histórico da dominação imposta de fora para dentro, do centro para a periferia. A situação do analfabetismo, a crise da escola e a dificuldade de aprendizagem da maioria dos alunos evidenciararam que a educação nacional representa, e sempre representou, um problema social grave que impede a construção de uma nação efetivamente democrática. Ferreira Júníor e Bittar (1999) destacam que a história da educação brasileira é marcada por um grande rasgo presente no sincretismo entre exclusão/ elitismo e dependência cultural em relação aos países centrais do sistema capitalista globalizado.[...] |
id |
UFC-7_027fd23902fb095e7295d182a7a2012a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/43545 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligênciaDesigualdade de Acesso à EscolaDesafios da EducaçãoProblemática da EducaçãoDesigualdades SocioeducacionaisCrise da EducaçãoAcesso À Educação BásicaEducação - BrasilEducar para a emancipação em um país cuja história está marcada pela desigualdade social certamente representa um grande desafio. A educação brasileira, ao longo de sua história, esteve sempre como um subproduto cultural histórico da dominação imposta de fora para dentro, do centro para a periferia. A situação do analfabetismo, a crise da escola e a dificuldade de aprendizagem da maioria dos alunos evidenciararam que a educação nacional representa, e sempre representou, um problema social grave que impede a construção de uma nação efetivamente democrática. Ferreira Júníor e Bittar (1999) destacam que a história da educação brasileira é marcada por um grande rasgo presente no sincretismo entre exclusão/ elitismo e dependência cultural em relação aos países centrais do sistema capitalista globalizado.[...]2019-07-12T12:39:17Z2019-07-12T12:39:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfLIMA NETO, José Melinho de; VASCONCELOS, Monica Monteiro da Costa; BARBOSA, Francisco Valfrido. Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 179-197.978-85-7282-708-9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43545Lima Neto, José Melinho deVasconcelos, Monica Monteiro da CostaBarbosa, Francisco Valfridoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-26T16:02:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43545Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:51.344016Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência |
title |
Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência |
spellingShingle |
Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência Lima Neto, José Melinho de Desigualdade de Acesso à Escola Desafios da Educação Problemática da Educação Desigualdades Socioeducacionais Crise da Educação Acesso À Educação Básica Educação - Brasil |
title_short |
Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência |
title_full |
Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência |
title_fullStr |
Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência |
title_full_unstemmed |
Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência |
title_sort |
Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência |
author |
Lima Neto, José Melinho de |
author_facet |
Lima Neto, José Melinho de Vasconcelos, Monica Monteiro da Costa Barbosa, Francisco Valfrido |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Monica Monteiro da Costa Barbosa, Francisco Valfrido |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Neto, José Melinho de Vasconcelos, Monica Monteiro da Costa Barbosa, Francisco Valfrido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desigualdade de Acesso à Escola Desafios da Educação Problemática da Educação Desigualdades Socioeducacionais Crise da Educação Acesso À Educação Básica Educação - Brasil |
topic |
Desigualdade de Acesso à Escola Desafios da Educação Problemática da Educação Desigualdades Socioeducacionais Crise da Educação Acesso À Educação Básica Educação - Brasil |
description |
Educar para a emancipação em um país cuja história está marcada pela desigualdade social certamente representa um grande desafio. A educação brasileira, ao longo de sua história, esteve sempre como um subproduto cultural histórico da dominação imposta de fora para dentro, do centro para a periferia. A situação do analfabetismo, a crise da escola e a dificuldade de aprendizagem da maioria dos alunos evidenciararam que a educação nacional representa, e sempre representou, um problema social grave que impede a construção de uma nação efetivamente democrática. Ferreira Júníor e Bittar (1999) destacam que a história da educação brasileira é marcada por um grande rasgo presente no sincretismo entre exclusão/ elitismo e dependência cultural em relação aos países centrais do sistema capitalista globalizado.[...] |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-07-12T12:39:17Z 2019-07-12T12:39:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA NETO, José Melinho de; VASCONCELOS, Monica Monteiro da Costa; BARBOSA, Francisco Valfrido. Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 179-197. 978-85-7282-708-9 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43545 |
identifier_str_mv |
LIMA NETO, José Melinho de; VASCONCELOS, Monica Monteiro da Costa; BARBOSA, Francisco Valfrido. Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 179-197. 978-85-7282-708-9 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028772490772480 |