Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juanes, Camila de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59568
Resumo: Satisfaction and motivation are important elements for work productivity. In the field of education, teacher’s satisfaction and motivation affects education quality. The objective of this study is investigate the job satisfaction of public secondary school teachers in Ceará State. Also, investigate the factors that can affects the teacher’s job satisfaction. The results show that 13,16% of teachers are professionally accomplished, 50% are satisfied and 34,21% are dissatisfied. The relation between satisfaction and other factors shows the following: percentage of teacher satisfaction increases as age and teaching experience grow; 61,84% of teachers have post graduation or specialization course and seems to be more satisfied; teachers with higher salary are the most satisfied; 52,63% consider the school structure and available resources just regular, however, remains satisfied with it. At last, considering the group that would start another professional career in a different area, 70,83% are dissatisfied. Despite the difficulties of the teaching profession, the teachers have a good level of job satisfaction.
id UFC-7_051b9c5fe930a11122affcaf167e5b00
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/59568
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do CearáEducaçãoSatisfaçãoProfessoresSatisfaction and motivation are important elements for work productivity. In the field of education, teacher’s satisfaction and motivation affects education quality. The objective of this study is investigate the job satisfaction of public secondary school teachers in Ceará State. Also, investigate the factors that can affects the teacher’s job satisfaction. The results show that 13,16% of teachers are professionally accomplished, 50% are satisfied and 34,21% are dissatisfied. The relation between satisfaction and other factors shows the following: percentage of teacher satisfaction increases as age and teaching experience grow; 61,84% of teachers have post graduation or specialization course and seems to be more satisfied; teachers with higher salary are the most satisfied; 52,63% consider the school structure and available resources just regular, however, remains satisfied with it. At last, considering the group that would start another professional career in a different area, 70,83% are dissatisfied. Despite the difficulties of the teaching profession, the teachers have a good level of job satisfaction.Satisfação e motivação são elementos importantes para a produtividade no trabalho. Na educação a satisfação e motivação profissional dos docentes influencia na qualidade da educação das escolas. O objetivo deste trabalho é investigar a satisfação profissional dos professores das escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará e analisar os fatores que podem influenciar na satisfação profissional desses professores. Os resultados mostram que 13,16% dos professores estão realizados profissionalmente, 50% dos professores estão satisfeitos e 34,21% dos professores estão insatisfeitos. Já a relação da satisfação com os fatores pesquisados mostra que: a porcentagem de professores satisfeito aumenta conforme aumenta a faixa etária e o tempo de docência; a porcentagem de professores satisfeitos do sexo feminino é maior que a do sexo masculino; 61,84% dos professores apresentam pós graduação ou especialização e, desse grupo, a maioria está satisfeito; os professores com os melhores salários estão mais satisfeitos; 52,63% dos professores considera a estrutura e recursos didáticos em que leciona apenas regular, porém, desse grupo a maioria está satisfeito; e do grupo de professores que gostariam de iniciar outra formação em uma área diferente, 70,83% estão insatisfeitos. Apesar das dificuldades da profissão de docente, os professores apresentam um bom índice de satisfação profissional.Dornelas, Conceição AparecidaJuanes, Camila de Carvalho2021-07-15T13:54:57Z2021-07-15T13:54:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfJUANES, Camila de Carvalho. Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará. 2016. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59568porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T13:38:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/59568Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-12-21T13:38:36Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará
title Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará
spellingShingle Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará
Juanes, Camila de Carvalho
Educação
Satisfação
Professores
title_short Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará
title_full Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará
title_fullStr Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará
title_full_unstemmed Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará
title_sort Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará
author Juanes, Camila de Carvalho
author_facet Juanes, Camila de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dornelas, Conceição Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Juanes, Camila de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Satisfação
Professores
topic Educação
Satisfação
Professores
description Satisfaction and motivation are important elements for work productivity. In the field of education, teacher’s satisfaction and motivation affects education quality. The objective of this study is investigate the job satisfaction of public secondary school teachers in Ceará State. Also, investigate the factors that can affects the teacher’s job satisfaction. The results show that 13,16% of teachers are professionally accomplished, 50% are satisfied and 34,21% are dissatisfied. The relation between satisfaction and other factors shows the following: percentage of teacher satisfaction increases as age and teaching experience grow; 61,84% of teachers have post graduation or specialization course and seems to be more satisfied; teachers with higher salary are the most satisfied; 52,63% consider the school structure and available resources just regular, however, remains satisfied with it. At last, considering the group that would start another professional career in a different area, 70,83% are dissatisfied. Despite the difficulties of the teaching profession, the teachers have a good level of job satisfaction.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-07-15T13:54:57Z
2021-07-15T13:54:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JUANES, Camila de Carvalho. Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará. 2016. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59568
identifier_str_mv JUANES, Camila de Carvalho. Satisfação dos docentes de escolas públicas de ensino básico do Estado do Ceará. 2016. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806581546942464