Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marinho, Gabrielle Silva, Silva, Denize de Melo, Alves, Liduína Lopes, Oliveira, Maria Lucijane Gomes, Lima, Marcos Antonio Martins
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44864
Resumo: Como resultado das novas relações no mundo do trabalho a avaliação ultrapassa seu objeto inicial de atuação, assim muito se pode contribuir através dos estudos desta área. Desta forma, a problemática surge com a intenção de se poder observar a especialização na área da saúde destinada a médicos, nutricionistas e fisiologistas do exercício, dentro de uma perspectiva diferenciada sobre a saúde em um movimento de percepção sobre o acompanhamento do paciente numa visão de equipe multidisciplinar. Para tanto a inquietação norteadora desta tese é: como avaliar uma especialização de forma a contribuir com a qualidade desta? A proposta do estudo sobre esta realidade tem como objetivo realizar uma construção dialogada acerca de um modelo de avaliação para o curso de especialização, observando a qualidade das questões educacionais. A elaboração deste estudo se utilizará do espaço metodológico quadripolar de De Bruyne, para a organização metodológica foram definidas a priori as categorias teóricas: avaliação, avaliação institucional, acreditação, modelos de avaliação e qualidade na educação. Como lócus uma acadêmica para o ensino superior, com sede geral em Fortaleza, e que possui três polos de atuação a nível Brasil: Recife, São Paulo e Goiânia. Para a estratégia de coleta de dados a realização de observação, entrevista, questionários e grupo focal. Esta pesquisa torna-se relevante pela possibilidade reflexiva, de melhoria contínua dos cursos de especialização pensados para o ensino superior e o seu impacto para a formação profissional, estabelecendo papel autônomo sobre a co-responsabilidade e utilizando-se da avaliação enquanto estratégia de melhoramento contínuo das ações desenvolvidas e nas novas tomadas de decisões acerca da qualidade.
id UFC-7_0567f9da56e277a8bdcfdddd8c960dbd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44864
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior.Avaliação institucionalAcreditaçãoQualidade na educaçãoComo resultado das novas relações no mundo do trabalho a avaliação ultrapassa seu objeto inicial de atuação, assim muito se pode contribuir através dos estudos desta área. Desta forma, a problemática surge com a intenção de se poder observar a especialização na área da saúde destinada a médicos, nutricionistas e fisiologistas do exercício, dentro de uma perspectiva diferenciada sobre a saúde em um movimento de percepção sobre o acompanhamento do paciente numa visão de equipe multidisciplinar. Para tanto a inquietação norteadora desta tese é: como avaliar uma especialização de forma a contribuir com a qualidade desta? A proposta do estudo sobre esta realidade tem como objetivo realizar uma construção dialogada acerca de um modelo de avaliação para o curso de especialização, observando a qualidade das questões educacionais. A elaboração deste estudo se utilizará do espaço metodológico quadripolar de De Bruyne, para a organização metodológica foram definidas a priori as categorias teóricas: avaliação, avaliação institucional, acreditação, modelos de avaliação e qualidade na educação. Como lócus uma acadêmica para o ensino superior, com sede geral em Fortaleza, e que possui três polos de atuação a nível Brasil: Recife, São Paulo e Goiânia. Para a estratégia de coleta de dados a realização de observação, entrevista, questionários e grupo focal. Esta pesquisa torna-se relevante pela possibilidade reflexiva, de melhoria contínua dos cursos de especialização pensados para o ensino superior e o seu impacto para a formação profissional, estabelecendo papel autônomo sobre a co-responsabilidade e utilizando-se da avaliação enquanto estratégia de melhoramento contínuo das ações desenvolvidas e nas novas tomadas de decisões acerca da qualidade.Universidade Federal do Ceará2019-08-20T14:23:44Z2019-08-20T14:23:44Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Paula Vasconcelos de et al. Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44864Oliveira, Ana Paula Vasconcelos deMarinho, Gabrielle SilvaSilva, Denize de MeloAlves, Liduína LopesOliveira, Maria Lucijane GomesLima, Marcos Antonio Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:23:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44864Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:40.884305Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior.
title Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior.
spellingShingle Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior.
Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de
Avaliação institucional
Acreditação
Qualidade na educação
title_short Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior.
title_full Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior.
title_fullStr Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior.
title_full_unstemmed Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior.
title_sort Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior.
author Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de
author_facet Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de
Marinho, Gabrielle Silva
Silva, Denize de Melo
Alves, Liduína Lopes
Oliveira, Maria Lucijane Gomes
Lima, Marcos Antonio Martins
author_role author
author2 Marinho, Gabrielle Silva
Silva, Denize de Melo
Alves, Liduína Lopes
Oliveira, Maria Lucijane Gomes
Lima, Marcos Antonio Martins
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de
Marinho, Gabrielle Silva
Silva, Denize de Melo
Alves, Liduína Lopes
Oliveira, Maria Lucijane Gomes
Lima, Marcos Antonio Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Acreditação
Qualidade na educação
topic Avaliação institucional
Acreditação
Qualidade na educação
description Como resultado das novas relações no mundo do trabalho a avaliação ultrapassa seu objeto inicial de atuação, assim muito se pode contribuir através dos estudos desta área. Desta forma, a problemática surge com a intenção de se poder observar a especialização na área da saúde destinada a médicos, nutricionistas e fisiologistas do exercício, dentro de uma perspectiva diferenciada sobre a saúde em um movimento de percepção sobre o acompanhamento do paciente numa visão de equipe multidisciplinar. Para tanto a inquietação norteadora desta tese é: como avaliar uma especialização de forma a contribuir com a qualidade desta? A proposta do estudo sobre esta realidade tem como objetivo realizar uma construção dialogada acerca de um modelo de avaliação para o curso de especialização, observando a qualidade das questões educacionais. A elaboração deste estudo se utilizará do espaço metodológico quadripolar de De Bruyne, para a organização metodológica foram definidas a priori as categorias teóricas: avaliação, avaliação institucional, acreditação, modelos de avaliação e qualidade na educação. Como lócus uma acadêmica para o ensino superior, com sede geral em Fortaleza, e que possui três polos de atuação a nível Brasil: Recife, São Paulo e Goiânia. Para a estratégia de coleta de dados a realização de observação, entrevista, questionários e grupo focal. Esta pesquisa torna-se relevante pela possibilidade reflexiva, de melhoria contínua dos cursos de especialização pensados para o ensino superior e o seu impacto para a formação profissional, estabelecendo papel autônomo sobre a co-responsabilidade e utilizando-se da avaliação enquanto estratégia de melhoramento contínuo das ações desenvolvidas e nas novas tomadas de decisões acerca da qualidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-20T14:23:44Z
2019-08-20T14:23:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ana Paula Vasconcelos de et al. Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44864
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ana Paula Vasconcelos de et al. Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028778150985728