Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Eveline Mourão de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41832
Resumo: O presente texto monográfico tem como proposta apresentar como se processa a inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular, tendo por base o trabalho que é desenvolvido desde o ano de 1998 pela Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo-USP, assim como também demonstrar como se dá esta transição e qual o papel da inclusão destas crianças na escola de ensino regular para o processo de inserção destas no social. Demonstrando a partir do exemplo da instituição Lugar de Vida a relevância da atuação dos profissionais envolvidos nesta tarefa específica, dentre os quais, optou-se por destacar o trabalho do acompanhante terapêutico e do psicopedagogo, profissionais que atuam intervindo diretamente nos dois espaços, pré-escola terapêutica e escola regular, lugares onde ocorre o processo e o desenvolvimento da aquisição de aprendizagem. Sendo o acompanhante terapêutico o profissional que acompanha a criança em todos os ambientes pelos quais circula socialmente, atuando como aquele que lhe ajuda a fazer laço como o social, fazendo-o assumir um lugar de sujeito de seu próprio desejo, sua singularidade, seu lugar como cidadão. E ao psicopedagogo reserva-se a tarefa de planejar e executar um acompanhamento psicopedagógico que envolve a criança, seus pais, o acompanhante terapêutico, a escola e toda a equipe interdisciplinar que também a acompanham.
id UFC-7_095495f76f81a383b2ee37e21b362c57
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41832
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regularEducação InfantilProcesso ensino-aprendizagemAvaliação EducacionalO presente texto monográfico tem como proposta apresentar como se processa a inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular, tendo por base o trabalho que é desenvolvido desde o ano de 1998 pela Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo-USP, assim como também demonstrar como se dá esta transição e qual o papel da inclusão destas crianças na escola de ensino regular para o processo de inserção destas no social. Demonstrando a partir do exemplo da instituição Lugar de Vida a relevância da atuação dos profissionais envolvidos nesta tarefa específica, dentre os quais, optou-se por destacar o trabalho do acompanhante terapêutico e do psicopedagogo, profissionais que atuam intervindo diretamente nos dois espaços, pré-escola terapêutica e escola regular, lugares onde ocorre o processo e o desenvolvimento da aquisição de aprendizagem. Sendo o acompanhante terapêutico o profissional que acompanha a criança em todos os ambientes pelos quais circula socialmente, atuando como aquele que lhe ajuda a fazer laço como o social, fazendo-o assumir um lugar de sujeito de seu próprio desejo, sua singularidade, seu lugar como cidadão. E ao psicopedagogo reserva-se a tarefa de planejar e executar um acompanhamento psicopedagógico que envolve a criança, seus pais, o acompanhante terapêutico, a escola e toda a equipe interdisciplinar que também a acompanham.Agrello, Marisa PascarelliAraújo, Eveline Mourão de2019-05-21T15:28:44Z2019-05-21T15:28:44Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAÚJO, Eveline Mourão de. Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular. 2005. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41832porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-04T17:09:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41832Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-12-04T17:09:49Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular
title Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular
spellingShingle Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular
Araújo, Eveline Mourão de
Educação Infantil
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação Educacional
title_short Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular
title_full Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular
title_fullStr Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular
title_full_unstemmed Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular
title_sort Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular
author Araújo, Eveline Mourão de
author_facet Araújo, Eveline Mourão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agrello, Marisa Pascarelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Eveline Mourão de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação Educacional
topic Educação Infantil
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação Educacional
description O presente texto monográfico tem como proposta apresentar como se processa a inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular, tendo por base o trabalho que é desenvolvido desde o ano de 1998 pela Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo-USP, assim como também demonstrar como se dá esta transição e qual o papel da inclusão destas crianças na escola de ensino regular para o processo de inserção destas no social. Demonstrando a partir do exemplo da instituição Lugar de Vida a relevância da atuação dos profissionais envolvidos nesta tarefa específica, dentre os quais, optou-se por destacar o trabalho do acompanhante terapêutico e do psicopedagogo, profissionais que atuam intervindo diretamente nos dois espaços, pré-escola terapêutica e escola regular, lugares onde ocorre o processo e o desenvolvimento da aquisição de aprendizagem. Sendo o acompanhante terapêutico o profissional que acompanha a criança em todos os ambientes pelos quais circula socialmente, atuando como aquele que lhe ajuda a fazer laço como o social, fazendo-o assumir um lugar de sujeito de seu próprio desejo, sua singularidade, seu lugar como cidadão. E ao psicopedagogo reserva-se a tarefa de planejar e executar um acompanhamento psicopedagógico que envolve a criança, seus pais, o acompanhante terapêutico, a escola e toda a equipe interdisciplinar que também a acompanham.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-05-21T15:28:44Z
2019-05-21T15:28:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Eveline Mourão de. Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular. 2005. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41832
identifier_str_mv ARAÚJO, Eveline Mourão de. Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular. 2005. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1825332364302090240