A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiuza, Erika Pessoa Pimentel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37409
Resumo: FIUZA. Erika Pessoa Pimentel. A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantil. 2015. 76f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.
id UFC-7_70b506f9f0e8896f3002a9f2705c9f29
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37409
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantilEducação InfantilInclusão EducacionalProcesso de Ensino-AprendizagemEducação da CriançaEducação das Pessoas Com DeficiênciaProfessor de Educação InfantilFIUZA. Erika Pessoa Pimentel. A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantil. 2015. 76f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.This research focuses on the inclusion of children with desabilities, from the perspective of the preschool teachers, and aims to know the educators point of view about the inclusion of these children in early childhood institutions. This study was characterized as a qualitative research from the case study method and the approach used was the semi-structured interview. Four teachers of an early educational center in Fortaleza/CE participated of this research, and they were identified as teachers A,B,C and D in order to preserve their identities. For the grounding and data analysis were used the studies of Arantes (2013); Fernandes (2013); Rodrigues (2013); Batista (2012); Dantas (2012); Santos (2012); Albuquerque e Machado (2011); Mantoan (2011 e 2003); Mondaini (2011); Sartoretto (2011); Mendes (2009) e Sant'Anna (1988). As a result, it was found that because of the diverse challenges faced on their interaction in the presence of children with desabilities, these preschool teachers experience many feelings, not always the positive ones, regarding inclusion, they often feel themselves unable to work with these children. Even with the many difficulties faced, these preschool teachers understand that inclusion is a need for all children, they recognize its legality and act to include, the way they can and know, the children with desabilities. The data also revealed that the preschool teachers understand the importance of the early childhood educational institution as a suitable place for inclusion; that they also pointed out the need for structural and pedagogical changes to conduct these practice; and that they recognize their role as inclusive agents and the real need to receive a continuing education that incorporates the ideas of diversity and inclusion. Due to low incidence of studies about this subject, we believe that is relevant to conduct researches addressing this issue. Keywords:A presente pesquisa enfoca a inclusão de crianças com deficiência sob a ótica dos professores de Educação Infantil e tem como objetivo investigar a visão das professoras a respeito da inclusão de crianças com deficiência nas instituições de Educação Infantil. Orientou-se como uma investigação qualitativa, a partir do método de estudo de caso, o procedimento metodológico utilizado foi a entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa quatro professoras de um Centro de Educação Infantil – CEI de Fortaleza/CE, as quais foram identificadas como Professoras A, B, C e D com o intuito de preservar suas identidades. Para fundamentação e análise dos dados foram utilizados os estudos de Arantes (2013); Fernandes (2013); Rodrigues (2013); Batista (2012); Dantas (2012); Santos (2012); Albuquerque e Machado (2011); Mantoan (2011; 2003); Mondaini (2011); Sartoretto (2011); Mendes (2009) e Sant’Anna (1988). Como resultado, constatou-se que por enfrentarem diversos desafios em sua atuação diante da presença de crianças com deficiência, as professoras de Educação Infantil vivenciam diversos sentimentos, nem sempre positivos, com relação à inclusão, se sentindo muitas vezes incapazes para atuar com essas crianças. Mesmo com as diversas dificuldades enfrentadas, essas professoras compreendem a inclusão como necessidade de todos, reconhecem sua legalidade e atuam de forma a incluir, da maneira que podem, e compreendem as crianças com deficiência. Os dados revelaram ainda que as professoras compreendem a importância da Educação Infantil como espaço propício para a inclusão; apontam a necessidade de modificações estruturais e pedagógicas para a realização de sua prática; reconhecem seu papel como agente inclusivo e a real necessidade de receber uma formação continuada que contemple as ideias de diversidade e inclusão. Devido a pouca incidência de estudos sobre o assunto, acredita-se ser pertinente a realização de outras pesquisas que abordem esta temática.Dantas, Lilianne MoreiraFiuza, Erika Pessoa Pimentel2018-11-16T18:54:59Z2018-11-16T18:54:59Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFiuza, E. P. P.; Dantas, L. M. (2015)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37409porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-26T10:51:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37409Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-06-26T10:51:25Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantil
title A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantil
spellingShingle A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantil
Fiuza, Erika Pessoa Pimentel
Educação Infantil
Inclusão Educacional
Processo de Ensino-Aprendizagem
Educação da Criança
Educação das Pessoas Com Deficiência
Professor de Educação Infantil
title_short A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantil
title_full A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantil
title_fullStr A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantil
title_full_unstemmed A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantil
title_sort A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantil
author Fiuza, Erika Pessoa Pimentel
author_facet Fiuza, Erika Pessoa Pimentel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, Lilianne Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiuza, Erika Pessoa Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Inclusão Educacional
Processo de Ensino-Aprendizagem
Educação da Criança
Educação das Pessoas Com Deficiência
Professor de Educação Infantil
topic Educação Infantil
Inclusão Educacional
Processo de Ensino-Aprendizagem
Educação da Criança
Educação das Pessoas Com Deficiência
Professor de Educação Infantil
description FIUZA. Erika Pessoa Pimentel. A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantil. 2015. 76f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-11-16T18:54:59Z
2018-11-16T18:54:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fiuza, E. P. P.; Dantas, L. M. (2015)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37409
identifier_str_mv Fiuza, E. P. P.; Dantas, L. M. (2015)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806785455128576