Literatura infantil como recurso de intervenção nas dificuldades de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300001jhr6 |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41896 |
Resumo: | Esta monografia foi elaborada com o objetivo de evidenciar a importância da Literatura Infantil como intervenção nas dificuldades de aprendizagem, além de ser fonte indispensável na formação de leitores críticos e conscientes. O processo de aquisição do hábito da leitura, quando iniciado no momento correto, torna-se instrumento essencial na concretização do processo contínuo de aprendizagem. A leitura tem o papel de tornar o acesso da criança à sociedade um processo fácil e sem traumas, mas muitas vezes isso não ocorre. As dificuldades de aprendizagem surgem desta conflituosa relação, acarretando diversas problemáticas no processo de aprendizagem, cabe à Psicopedagogia, por meio da Literatura Infantil, avaliar, diagnosticar e solucionar este problema sem causar maiores traumas para a criança. A Literatura Infantil veio para colaborar com a intervenção psicopedagógica, para o objetivo maior: a aprendizagem. |
id |
UFC-7_728ae7d8f3eefff9af400450a5dd54d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41896 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura infantil como recurso de intervenção nas dificuldades de leituraEducação InfantilProcesso ensino-aprendizagemAvaliação EducacionalEsta monografia foi elaborada com o objetivo de evidenciar a importância da Literatura Infantil como intervenção nas dificuldades de aprendizagem, além de ser fonte indispensável na formação de leitores críticos e conscientes. O processo de aquisição do hábito da leitura, quando iniciado no momento correto, torna-se instrumento essencial na concretização do processo contínuo de aprendizagem. A leitura tem o papel de tornar o acesso da criança à sociedade um processo fácil e sem traumas, mas muitas vezes isso não ocorre. As dificuldades de aprendizagem surgem desta conflituosa relação, acarretando diversas problemáticas no processo de aprendizagem, cabe à Psicopedagogia, por meio da Literatura Infantil, avaliar, diagnosticar e solucionar este problema sem causar maiores traumas para a criança. A Literatura Infantil veio para colaborar com a intervenção psicopedagógica, para o objetivo maior: a aprendizagem.Agrello, Marisa PascarelliGirão, Liseana de Matos Pereira2019-05-22T17:14:43Z2019-05-22T17:14:43Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGIRÃO, Liseana de Matos Pereira. Literatura infantil como recurso de intervenção nas dificuldades de leitura. 2005. 51f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41896ark:/83112/001300001jhr6porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T17:14:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41896Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:28.567499Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura infantil como recurso de intervenção nas dificuldades de leitura |
title |
Literatura infantil como recurso de intervenção nas dificuldades de leitura |
spellingShingle |
Literatura infantil como recurso de intervenção nas dificuldades de leitura Girão, Liseana de Matos Pereira Educação Infantil Processo ensino-aprendizagem Avaliação Educacional |
title_short |
Literatura infantil como recurso de intervenção nas dificuldades de leitura |
title_full |
Literatura infantil como recurso de intervenção nas dificuldades de leitura |
title_fullStr |
Literatura infantil como recurso de intervenção nas dificuldades de leitura |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil como recurso de intervenção nas dificuldades de leitura |
title_sort |
Literatura infantil como recurso de intervenção nas dificuldades de leitura |
author |
Girão, Liseana de Matos Pereira |
author_facet |
Girão, Liseana de Matos Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agrello, Marisa Pascarelli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girão, Liseana de Matos Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Processo ensino-aprendizagem Avaliação Educacional |
topic |
Educação Infantil Processo ensino-aprendizagem Avaliação Educacional |
description |
Esta monografia foi elaborada com o objetivo de evidenciar a importância da Literatura Infantil como intervenção nas dificuldades de aprendizagem, além de ser fonte indispensável na formação de leitores críticos e conscientes. O processo de aquisição do hábito da leitura, quando iniciado no momento correto, torna-se instrumento essencial na concretização do processo contínuo de aprendizagem. A leitura tem o papel de tornar o acesso da criança à sociedade um processo fácil e sem traumas, mas muitas vezes isso não ocorre. As dificuldades de aprendizagem surgem desta conflituosa relação, acarretando diversas problemáticas no processo de aprendizagem, cabe à Psicopedagogia, por meio da Literatura Infantil, avaliar, diagnosticar e solucionar este problema sem causar maiores traumas para a criança. A Literatura Infantil veio para colaborar com a intervenção psicopedagógica, para o objetivo maior: a aprendizagem. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-05-22T17:14:43Z 2019-05-22T17:14:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GIRÃO, Liseana de Matos Pereira. Literatura infantil como recurso de intervenção nas dificuldades de leitura. 2005. 51f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41896 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300001jhr6 |
identifier_str_mv |
GIRÃO, Liseana de Matos Pereira. Literatura infantil como recurso de intervenção nas dificuldades de leitura. 2005. 51f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. ark:/83112/001300001jhr6 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373972487569408 |