Experiência de consumo de luxo no jogo The Sims
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70288 |
Resumo: | A partir da curiosidade gerada do crescimento dos setores de luxo e de jogos digitais em um período de economia incerta, a presente investigação tem como objetivo compreender a experiência de consumo de luxo no jogo virtual The Sims e suas implicações no mundo real, trazendo como questionamento as sensações e impressões dos jogadores ao consumir tal produto-conteúdo gratuitamente, além de apontamentos acerca do luxo e sua fragmentação, em um mundo que aproxima cada vez mais o real do virtual. O presente estudo de natureza quantitativa, utilizou ao longo do percurso metodológico fases de pesquisas bibliográficas e documental. Na fase de pesquisa de campo, foi disponibilizado um questionário como instrumento de coleta dados junto a comunidades virtuais do jogo 'The Sims'. As conclusões apontam para um contexto sócio cultural no futuro, em que a realidade virtual ganha, cada vez mais, notoriedade. Neste sentido, a moda enquanto fenômeno social, gera cada vez mais conexões entre o real e o digital, demonstrando a necessidade mais reflexões acerca do tema, que se encontra em constante evolução, gerando a possibilidade de uso de novas estratégias de comunicação e marketing de moda |
id |
UFC-7_0b96c38a5a68350403241f6ce4203d8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/70288 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência de consumo de luxo no jogo The SimsModaThe SimsTecnologiaA partir da curiosidade gerada do crescimento dos setores de luxo e de jogos digitais em um período de economia incerta, a presente investigação tem como objetivo compreender a experiência de consumo de luxo no jogo virtual The Sims e suas implicações no mundo real, trazendo como questionamento as sensações e impressões dos jogadores ao consumir tal produto-conteúdo gratuitamente, além de apontamentos acerca do luxo e sua fragmentação, em um mundo que aproxima cada vez mais o real do virtual. O presente estudo de natureza quantitativa, utilizou ao longo do percurso metodológico fases de pesquisas bibliográficas e documental. Na fase de pesquisa de campo, foi disponibilizado um questionário como instrumento de coleta dados junto a comunidades virtuais do jogo 'The Sims'. As conclusões apontam para um contexto sócio cultural no futuro, em que a realidade virtual ganha, cada vez mais, notoriedade. Neste sentido, a moda enquanto fenômeno social, gera cada vez mais conexões entre o real e o digital, demonstrando a necessidade mais reflexões acerca do tema, que se encontra em constante evolução, gerando a possibilidade de uso de novas estratégias de comunicação e marketing de modaCastro, Marta Sorelia Felix deLeite, Juliane Rocha Crispino2023-01-26T11:58:06Z2023-01-26T11:58:06Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEITE, Juliane Rocha Crispino. Experiência de consumo de luxo no jogo The Sims. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70288porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-26T12:02:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70288Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:34.530898Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência de consumo de luxo no jogo The Sims |
title |
Experiência de consumo de luxo no jogo The Sims |
spellingShingle |
Experiência de consumo de luxo no jogo The Sims Leite, Juliane Rocha Crispino Moda The Sims Tecnologia |
title_short |
Experiência de consumo de luxo no jogo The Sims |
title_full |
Experiência de consumo de luxo no jogo The Sims |
title_fullStr |
Experiência de consumo de luxo no jogo The Sims |
title_full_unstemmed |
Experiência de consumo de luxo no jogo The Sims |
title_sort |
Experiência de consumo de luxo no jogo The Sims |
author |
Leite, Juliane Rocha Crispino |
author_facet |
Leite, Juliane Rocha Crispino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Marta Sorelia Felix de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Juliane Rocha Crispino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moda The Sims Tecnologia |
topic |
Moda The Sims Tecnologia |
description |
A partir da curiosidade gerada do crescimento dos setores de luxo e de jogos digitais em um período de economia incerta, a presente investigação tem como objetivo compreender a experiência de consumo de luxo no jogo virtual The Sims e suas implicações no mundo real, trazendo como questionamento as sensações e impressões dos jogadores ao consumir tal produto-conteúdo gratuitamente, além de apontamentos acerca do luxo e sua fragmentação, em um mundo que aproxima cada vez mais o real do virtual. O presente estudo de natureza quantitativa, utilizou ao longo do percurso metodológico fases de pesquisas bibliográficas e documental. Na fase de pesquisa de campo, foi disponibilizado um questionário como instrumento de coleta dados junto a comunidades virtuais do jogo 'The Sims'. As conclusões apontam para um contexto sócio cultural no futuro, em que a realidade virtual ganha, cada vez mais, notoriedade. Neste sentido, a moda enquanto fenômeno social, gera cada vez mais conexões entre o real e o digital, demonstrando a necessidade mais reflexões acerca do tema, que se encontra em constante evolução, gerando a possibilidade de uso de novas estratégias de comunicação e marketing de moda |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-01-26T11:58:06Z 2023-01-26T11:58:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEITE, Juliane Rocha Crispino. Experiência de consumo de luxo no jogo The Sims. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70288 |
identifier_str_mv |
LEITE, Juliane Rocha Crispino. Experiência de consumo de luxo no jogo The Sims. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028770465972224 |