Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Raianny Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio, Torres, Antonia Lis de Maria Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47769
Resumo: Considerando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes.
id UFC-7_0bc66cc777da3738ea82c49d71ff0601
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47769
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distânciaDidáticaEnsino - MetodologiaEducação à DistânciaConsiderando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes.Revista Em Rede2019-11-18T11:44:53Z2019-11-18T11:44:53Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, Raianny Lima; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância. Em Rede - Revista de Educação a distância, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 97-108, 2016.2359-6082http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47769Soares, Raianny LimaBorges Neto, HermínioTorres, Antonia Lis de Maria Martinsporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-18T11:44:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47769Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:16.526057Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância
title Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância
spellingShingle Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância
Soares, Raianny Lima
Didática
Ensino - Metodologia
Educação à Distância
title_short Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância
title_full Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância
title_fullStr Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância
title_full_unstemmed Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância
title_sort Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância
author Soares, Raianny Lima
author_facet Soares, Raianny Lima
Borges Neto, Hermínio
Torres, Antonia Lis de Maria Martins
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
Torres, Antonia Lis de Maria Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Raianny Lima
Borges Neto, Hermínio
Torres, Antonia Lis de Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino - Metodologia
Educação à Distância
topic Didática
Ensino - Metodologia
Educação à Distância
description Considerando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-11-18T11:44:53Z
2019-11-18T11:44:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Raianny Lima; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância. Em Rede - Revista de Educação a distância, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 97-108, 2016.
2359-6082
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47769
identifier_str_mv SOARES, Raianny Lima; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância. Em Rede - Revista de Educação a distância, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 97-108, 2016.
2359-6082
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Em Rede
publisher.none.fl_str_mv Revista Em Rede
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028738968846336