Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47769 |
Resumo: | Considerando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes. |
id |
UFC-7_0bc66cc777da3738ea82c49d71ff0601 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47769 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distânciaDidáticaEnsino - MetodologiaEducação à DistânciaConsiderando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes.Revista Em Rede2019-11-18T11:44:53Z2019-11-18T11:44:53Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, Raianny Lima; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância. Em Rede - Revista de Educação a distância, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 97-108, 2016.2359-6082http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47769Soares, Raianny LimaBorges Neto, HermínioTorres, Antonia Lis de Maria Martinsporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-18T11:44:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47769Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:16.526057Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância |
title |
Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância |
spellingShingle |
Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância Soares, Raianny Lima Didática Ensino - Metodologia Educação à Distância |
title_short |
Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância |
title_full |
Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância |
title_fullStr |
Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância |
title_full_unstemmed |
Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância |
title_sort |
Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância |
author |
Soares, Raianny Lima |
author_facet |
Soares, Raianny Lima Borges Neto, Hermínio Torres, Antonia Lis de Maria Martins |
author_role |
author |
author2 |
Borges Neto, Hermínio Torres, Antonia Lis de Maria Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Raianny Lima Borges Neto, Hermínio Torres, Antonia Lis de Maria Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Ensino - Metodologia Educação à Distância |
topic |
Didática Ensino - Metodologia Educação à Distância |
description |
Considerando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-11-18T11:44:53Z 2019-11-18T11:44:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Raianny Lima; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância. Em Rede - Revista de Educação a distância, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 97-108, 2016. 2359-6082 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47769 |
identifier_str_mv |
SOARES, Raianny Lima; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância. Em Rede - Revista de Educação a distância, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 97-108, 2016. 2359-6082 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Em Rede |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Em Rede |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028738968846336 |