A tecnologia móvel como perspectiva pedagógica na educação: tablets
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39159 |
Resumo: | A educação, através dos processos de aprendizagem e de ensino, envolve a troca constante de informações. Em uma sala de aula convencional, com imagens e diálogos, o professor vê e ouve os seus alunos e os estudantes veem e ouvem uns aos outros, diretamente, ou por meio de projetor, transparências, áudio e vídeo, projetor ligado ao monitor do computador e assim por diante (CARNEIRO, MARASCHIN e TAROUCO, 2001). Para que possamos ter melhor compreensão do nível tecnológico a que alcançamos hoje, é interessante acompanhar os passos da humanidade na caminhada em prol do desenvolvimento científico e tecnológico que resultou em realizações científicas e tecnológicas e um grande acervo de conhecimento. Segundo autores como Almeida (1998), Lolini (1991) e Oliveira (1997), estamos em constantes mudanças, onde a cada momento surgem variações e infinitas informações. A capacidade humana está com a expectativa de encontrar cada vez mais estabilidades, sem se ver invadida pela tecnologia que possui uma ação positiva e negativa para o desenvolvimento da capacidade vertical entre alunos e professor da sala de aula tradicional.[...] |
id |
UFC-7_0c0a31cfb8823a48e29d523845f3485a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39159 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A tecnologia móvel como perspectiva pedagógica na educação: tabletsEducaçãoProcessos de aprendizagemCapacidade humanaA educação, através dos processos de aprendizagem e de ensino, envolve a troca constante de informações. Em uma sala de aula convencional, com imagens e diálogos, o professor vê e ouve os seus alunos e os estudantes veem e ouvem uns aos outros, diretamente, ou por meio de projetor, transparências, áudio e vídeo, projetor ligado ao monitor do computador e assim por diante (CARNEIRO, MARASCHIN e TAROUCO, 2001). Para que possamos ter melhor compreensão do nível tecnológico a que alcançamos hoje, é interessante acompanhar os passos da humanidade na caminhada em prol do desenvolvimento científico e tecnológico que resultou em realizações científicas e tecnológicas e um grande acervo de conhecimento. Segundo autores como Almeida (1998), Lolini (1991) e Oliveira (1997), estamos em constantes mudanças, onde a cada momento surgem variações e infinitas informações. A capacidade humana está com a expectativa de encontrar cada vez mais estabilidades, sem se ver invadida pela tecnologia que possui uma ação positiva e negativa para o desenvolvimento da capacidade vertical entre alunos e professor da sala de aula tradicional.[...]2019-01-24T18:35:48Z2019-01-24T18:35:48Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCRUZ, Túlio Cícero; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. A tecnologia móvel como perspectiva pedagógica na educação: tablets. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.2316-1086http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39159Cruz, Túlio CíceroMatos, Fernanda Cíntia Costaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-05T20:46:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39159Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:50.719551Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tecnologia móvel como perspectiva pedagógica na educação: tablets |
title |
A tecnologia móvel como perspectiva pedagógica na educação: tablets |
spellingShingle |
A tecnologia móvel como perspectiva pedagógica na educação: tablets Cruz, Túlio Cícero Educação Processos de aprendizagem Capacidade humana |
title_short |
A tecnologia móvel como perspectiva pedagógica na educação: tablets |
title_full |
A tecnologia móvel como perspectiva pedagógica na educação: tablets |
title_fullStr |
A tecnologia móvel como perspectiva pedagógica na educação: tablets |
title_full_unstemmed |
A tecnologia móvel como perspectiva pedagógica na educação: tablets |
title_sort |
A tecnologia móvel como perspectiva pedagógica na educação: tablets |
author |
Cruz, Túlio Cícero |
author_facet |
Cruz, Túlio Cícero Matos, Fernanda Cíntia Costa |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Fernanda Cíntia Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Túlio Cícero Matos, Fernanda Cíntia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Processos de aprendizagem Capacidade humana |
topic |
Educação Processos de aprendizagem Capacidade humana |
description |
A educação, através dos processos de aprendizagem e de ensino, envolve a troca constante de informações. Em uma sala de aula convencional, com imagens e diálogos, o professor vê e ouve os seus alunos e os estudantes veem e ouvem uns aos outros, diretamente, ou por meio de projetor, transparências, áudio e vídeo, projetor ligado ao monitor do computador e assim por diante (CARNEIRO, MARASCHIN e TAROUCO, 2001). Para que possamos ter melhor compreensão do nível tecnológico a que alcançamos hoje, é interessante acompanhar os passos da humanidade na caminhada em prol do desenvolvimento científico e tecnológico que resultou em realizações científicas e tecnológicas e um grande acervo de conhecimento. Segundo autores como Almeida (1998), Lolini (1991) e Oliveira (1997), estamos em constantes mudanças, onde a cada momento surgem variações e infinitas informações. A capacidade humana está com a expectativa de encontrar cada vez mais estabilidades, sem se ver invadida pela tecnologia que possui uma ação positiva e negativa para o desenvolvimento da capacidade vertical entre alunos e professor da sala de aula tradicional.[...] |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-01-24T18:35:48Z 2019-01-24T18:35:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CRUZ, Túlio Cícero; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. A tecnologia móvel como perspectiva pedagógica na educação: tablets. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014. 2316-1086 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39159 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Túlio Cícero; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. A tecnologia móvel como perspectiva pedagógica na educação: tablets. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014. 2316-1086 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028869794430977 |