Intervenção psicopedagógica no fracasso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41876 |
Resumo: | A presente monografia, versa sobre fracasso escolar e intervenção psicopedagógica, com o objetivo de vislumbrar caminhos para uma prática docente voltada para o sucesso do aluno, foi elaborada após estudo de alguns teóricos, onde foram evidenciadas propostas em relação ao tema. O trabalho enfoca a aprendizagem como processo e reflete a aprendizagem sob a luz das correntes sócio construtivistas, na forma praticada nas instituições de ensino. Traz a Psicopedagogia trabalhada e vivida no contexto escolar e o papel do psicopedagogo, como elemento indispensável para o desenvolvimento de uma aprendizagem satisfatória. Por fim, há uma abordagem de avaliação psicopedagógica como instrumento de intervenção no fracasso escolar, bem como os procedimentos e formas de melhor contribuir na missão dos professores, que é de conduzir, de forma favorável, todos os alunos para uma efetiva aprendizagem. |
id |
UFC-7_0c606fa068d41ee3f18ef7cd1f9223eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41876 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção psicopedagógica no fracasso escolarPsicopedagógiaProcesso ensino-aprendizagemA presente monografia, versa sobre fracasso escolar e intervenção psicopedagógica, com o objetivo de vislumbrar caminhos para uma prática docente voltada para o sucesso do aluno, foi elaborada após estudo de alguns teóricos, onde foram evidenciadas propostas em relação ao tema. O trabalho enfoca a aprendizagem como processo e reflete a aprendizagem sob a luz das correntes sócio construtivistas, na forma praticada nas instituições de ensino. Traz a Psicopedagogia trabalhada e vivida no contexto escolar e o papel do psicopedagogo, como elemento indispensável para o desenvolvimento de uma aprendizagem satisfatória. Por fim, há uma abordagem de avaliação psicopedagógica como instrumento de intervenção no fracasso escolar, bem como os procedimentos e formas de melhor contribuir na missão dos professores, que é de conduzir, de forma favorável, todos os alunos para uma efetiva aprendizagem.Agrello, Marisa PascarelliPaula, Joana D’Arc de2019-05-22T13:43:17Z2019-05-22T13:43:17Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPAULA, Joana D’Arc de, Intervenção psicopedagógica no fracasso escolar. 2004. 32f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2004.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41876porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-04T17:04:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41876Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:03.187299Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção psicopedagógica no fracasso escolar |
title |
Intervenção psicopedagógica no fracasso escolar |
spellingShingle |
Intervenção psicopedagógica no fracasso escolar Paula, Joana D’Arc de Psicopedagógia Processo ensino-aprendizagem |
title_short |
Intervenção psicopedagógica no fracasso escolar |
title_full |
Intervenção psicopedagógica no fracasso escolar |
title_fullStr |
Intervenção psicopedagógica no fracasso escolar |
title_full_unstemmed |
Intervenção psicopedagógica no fracasso escolar |
title_sort |
Intervenção psicopedagógica no fracasso escolar |
author |
Paula, Joana D’Arc de |
author_facet |
Paula, Joana D’Arc de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agrello, Marisa Pascarelli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Joana D’Arc de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicopedagógia Processo ensino-aprendizagem |
topic |
Psicopedagógia Processo ensino-aprendizagem |
description |
A presente monografia, versa sobre fracasso escolar e intervenção psicopedagógica, com o objetivo de vislumbrar caminhos para uma prática docente voltada para o sucesso do aluno, foi elaborada após estudo de alguns teóricos, onde foram evidenciadas propostas em relação ao tema. O trabalho enfoca a aprendizagem como processo e reflete a aprendizagem sob a luz das correntes sócio construtivistas, na forma praticada nas instituições de ensino. Traz a Psicopedagogia trabalhada e vivida no contexto escolar e o papel do psicopedagogo, como elemento indispensável para o desenvolvimento de uma aprendizagem satisfatória. Por fim, há uma abordagem de avaliação psicopedagógica como instrumento de intervenção no fracasso escolar, bem como os procedimentos e formas de melhor contribuir na missão dos professores, que é de conduzir, de forma favorável, todos os alunos para uma efetiva aprendizagem. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2019-05-22T13:43:17Z 2019-05-22T13:43:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAULA, Joana D’Arc de, Intervenção psicopedagógica no fracasso escolar. 2004. 32f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2004. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41876 |
identifier_str_mv |
PAULA, Joana D’Arc de, Intervenção psicopedagógica no fracasso escolar. 2004. 32f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2004. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028857814450176 |