Intervenção psicopedagógica no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Waleska Ponte
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41864
Resumo: Este trabalho aborda de forma ampla o papel da escola na sociedade e a participação da família no processo ensino-aprendizagem como elementos mediadores da formação e conhecimento dos educandos. Discute-se que, na realidade de hoje, as famílias, a escola e o currículo escolar sofreram profundas mudanças em sua estrutura e nas funções sociais e culturais.Isto tornou necessário que o psicopedagogo, como agente nesse processo de ensino-aprendizagem, intervenha na dinâmica das dificuldades de aprendizagem visando a solução dos problemas e tendo como foco a família, a escola e o aluno. Mostra-se que a escola e a família são responsáveis pela formação, educação e construção do saber para que possa acontecer aprendizagem. Entretanto, existe uma crise de paradigmas educacionais. É necessário que o psicopedagogo os conheça para poder intervir e produzir modificações. Conclui-se, que cabe aos psicopedagogos buscarem nas teorias aquilo que sustentará a sua prática no contexto escolar (realidade) através de sua intervenção. Conclui-se que ousar é o novo verbo de ações.
id UFC-7_c7963eeee7b954c6f6e827fff403f28a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41864
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Intervenção psicopedagógica no contexto escolarProcesso ensino aprendizagemAvaliação da EducaçãoPsicopedagogiaEste trabalho aborda de forma ampla o papel da escola na sociedade e a participação da família no processo ensino-aprendizagem como elementos mediadores da formação e conhecimento dos educandos. Discute-se que, na realidade de hoje, as famílias, a escola e o currículo escolar sofreram profundas mudanças em sua estrutura e nas funções sociais e culturais.Isto tornou necessário que o psicopedagogo, como agente nesse processo de ensino-aprendizagem, intervenha na dinâmica das dificuldades de aprendizagem visando a solução dos problemas e tendo como foco a família, a escola e o aluno. Mostra-se que a escola e a família são responsáveis pela formação, educação e construção do saber para que possa acontecer aprendizagem. Entretanto, existe uma crise de paradigmas educacionais. É necessário que o psicopedagogo os conheça para poder intervir e produzir modificações. Conclui-se, que cabe aos psicopedagogos buscarem nas teorias aquilo que sustentará a sua prática no contexto escolar (realidade) através de sua intervenção. Conclui-se que ousar é o novo verbo de ações.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesFeitosa, Waleska Ponte2019-05-22T12:11:20Z2019-05-22T12:11:20Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFEITOSA, Waleska Ponte. Intervenção psicopedagógica no contexto escolar. 2005. 42f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41864porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T12:11:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41864Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:26.250749Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicopedagógica no contexto escolar
title Intervenção psicopedagógica no contexto escolar
spellingShingle Intervenção psicopedagógica no contexto escolar
Feitosa, Waleska Ponte
Processo ensino aprendizagem
Avaliação da Educação
Psicopedagogia
title_short Intervenção psicopedagógica no contexto escolar
title_full Intervenção psicopedagógica no contexto escolar
title_fullStr Intervenção psicopedagógica no contexto escolar
title_full_unstemmed Intervenção psicopedagógica no contexto escolar
title_sort Intervenção psicopedagógica no contexto escolar
author Feitosa, Waleska Ponte
author_facet Feitosa, Waleska Ponte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Waleska Ponte
dc.subject.por.fl_str_mv Processo ensino aprendizagem
Avaliação da Educação
Psicopedagogia
topic Processo ensino aprendizagem
Avaliação da Educação
Psicopedagogia
description Este trabalho aborda de forma ampla o papel da escola na sociedade e a participação da família no processo ensino-aprendizagem como elementos mediadores da formação e conhecimento dos educandos. Discute-se que, na realidade de hoje, as famílias, a escola e o currículo escolar sofreram profundas mudanças em sua estrutura e nas funções sociais e culturais.Isto tornou necessário que o psicopedagogo, como agente nesse processo de ensino-aprendizagem, intervenha na dinâmica das dificuldades de aprendizagem visando a solução dos problemas e tendo como foco a família, a escola e o aluno. Mostra-se que a escola e a família são responsáveis pela formação, educação e construção do saber para que possa acontecer aprendizagem. Entretanto, existe uma crise de paradigmas educacionais. É necessário que o psicopedagogo os conheça para poder intervir e produzir modificações. Conclui-se, que cabe aos psicopedagogos buscarem nas teorias aquilo que sustentará a sua prática no contexto escolar (realidade) através de sua intervenção. Conclui-se que ousar é o novo verbo de ações.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-05-22T12:11:20Z
2019-05-22T12:11:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FEITOSA, Waleska Ponte. Intervenção psicopedagógica no contexto escolar. 2005. 42f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41864
identifier_str_mv FEITOSA, Waleska Ponte. Intervenção psicopedagógica no contexto escolar. 2005. 42f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028901377540096