Intervenção psicopedagógica no processo da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Cristina Cláudia Tabosa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41870
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma apreciação sobre a Intervenção Psicopedagógica no Processo de Leitura sob uma ótica atual, partindo de estudos de uma representação de autores especializados neste tema. Neste aspecto a fundamentação teórica do estudo proposto se firma em comentários de autores como Feil, Ferreiro e Teberotzky, Condemarin, Freire, entre outros. Estruturado em três capítulos o trabalho mostra concepções concernentes ao conceito de leitura, a importância do ato de ler e, como não poderia deixar de ressaltar, expõe considerações sobre as dificuldades pertinentes ao processo de aprendizagem da leitura, vindo ainda a estabelecer relação entre o fator dificuldade em desenvolvimento da leitura e o fracasso escolar, visto que, diante da não aprendizagem da leitura o aluno se vê frente a possibilidade de ingressar num amplo processo de não capitação dos conhecimentos necessários para o melhor desenvolvimento do seu nível de conhecimento que levará ao desestímulo com a leitura e daí o distanciamento com o aprendizado. Nesta esfera é que se faz hoje por demais precisa e significativa a intervenção da psicopedagogia no processo de leitura, pois mediante esta é possível, a partir da prática de métodos e estratégias poder vir a superar as dificuldades apresentadas pelo aprendiz. Tomando como suporte os comentários e concepções dos autores listados ao longo dos capítulos que dão estrutura ao presente trabalho é possível observar que a intervenção psicopedagógica mediante o uso de técnicas e uma metodologia adequada poderá superar as dificuldades apresentada pelo aprendiz no que diz respeito à aquisição e desenvolvimento da leitura.
id UFC-7_23b9232a8fd4d98e4d7c44b49b01616f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41870
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Intervenção psicopedagógica no processo da leituraProcesso de leituraIntervenção psicopedagógicaProcesso de ensino aprendizagemO presente trabalho tem como objetivo fazer uma apreciação sobre a Intervenção Psicopedagógica no Processo de Leitura sob uma ótica atual, partindo de estudos de uma representação de autores especializados neste tema. Neste aspecto a fundamentação teórica do estudo proposto se firma em comentários de autores como Feil, Ferreiro e Teberotzky, Condemarin, Freire, entre outros. Estruturado em três capítulos o trabalho mostra concepções concernentes ao conceito de leitura, a importância do ato de ler e, como não poderia deixar de ressaltar, expõe considerações sobre as dificuldades pertinentes ao processo de aprendizagem da leitura, vindo ainda a estabelecer relação entre o fator dificuldade em desenvolvimento da leitura e o fracasso escolar, visto que, diante da não aprendizagem da leitura o aluno se vê frente a possibilidade de ingressar num amplo processo de não capitação dos conhecimentos necessários para o melhor desenvolvimento do seu nível de conhecimento que levará ao desestímulo com a leitura e daí o distanciamento com o aprendizado. Nesta esfera é que se faz hoje por demais precisa e significativa a intervenção da psicopedagogia no processo de leitura, pois mediante esta é possível, a partir da prática de métodos e estratégias poder vir a superar as dificuldades apresentadas pelo aprendiz. Tomando como suporte os comentários e concepções dos autores listados ao longo dos capítulos que dão estrutura ao presente trabalho é possível observar que a intervenção psicopedagógica mediante o uso de técnicas e uma metodologia adequada poderá superar as dificuldades apresentada pelo aprendiz no que diz respeito à aquisição e desenvolvimento da leitura.Agrello, Marisa PascarelliPinheiro, Cristina Cláudia Tabosa2019-05-22T13:11:56Z2019-05-22T13:11:56Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPINHEIRO, Cristina Cláudia Tabosa. Intervenção psicopedagógica no processo da leitura. 2005. 71f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41870porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T13:11:56Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41870Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:03.839793Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicopedagógica no processo da leitura
title Intervenção psicopedagógica no processo da leitura
spellingShingle Intervenção psicopedagógica no processo da leitura
Pinheiro, Cristina Cláudia Tabosa
Processo de leitura
Intervenção psicopedagógica
Processo de ensino aprendizagem
title_short Intervenção psicopedagógica no processo da leitura
title_full Intervenção psicopedagógica no processo da leitura
title_fullStr Intervenção psicopedagógica no processo da leitura
title_full_unstemmed Intervenção psicopedagógica no processo da leitura
title_sort Intervenção psicopedagógica no processo da leitura
author Pinheiro, Cristina Cláudia Tabosa
author_facet Pinheiro, Cristina Cláudia Tabosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agrello, Marisa Pascarelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Cristina Cláudia Tabosa
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de leitura
Intervenção psicopedagógica
Processo de ensino aprendizagem
topic Processo de leitura
Intervenção psicopedagógica
Processo de ensino aprendizagem
description O presente trabalho tem como objetivo fazer uma apreciação sobre a Intervenção Psicopedagógica no Processo de Leitura sob uma ótica atual, partindo de estudos de uma representação de autores especializados neste tema. Neste aspecto a fundamentação teórica do estudo proposto se firma em comentários de autores como Feil, Ferreiro e Teberotzky, Condemarin, Freire, entre outros. Estruturado em três capítulos o trabalho mostra concepções concernentes ao conceito de leitura, a importância do ato de ler e, como não poderia deixar de ressaltar, expõe considerações sobre as dificuldades pertinentes ao processo de aprendizagem da leitura, vindo ainda a estabelecer relação entre o fator dificuldade em desenvolvimento da leitura e o fracasso escolar, visto que, diante da não aprendizagem da leitura o aluno se vê frente a possibilidade de ingressar num amplo processo de não capitação dos conhecimentos necessários para o melhor desenvolvimento do seu nível de conhecimento que levará ao desestímulo com a leitura e daí o distanciamento com o aprendizado. Nesta esfera é que se faz hoje por demais precisa e significativa a intervenção da psicopedagogia no processo de leitura, pois mediante esta é possível, a partir da prática de métodos e estratégias poder vir a superar as dificuldades apresentadas pelo aprendiz. Tomando como suporte os comentários e concepções dos autores listados ao longo dos capítulos que dão estrutura ao presente trabalho é possível observar que a intervenção psicopedagógica mediante o uso de técnicas e uma metodologia adequada poderá superar as dificuldades apresentada pelo aprendiz no que diz respeito à aquisição e desenvolvimento da leitura.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-05-22T13:11:56Z
2019-05-22T13:11:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Cristina Cláudia Tabosa. Intervenção psicopedagógica no processo da leitura. 2005. 71f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41870
identifier_str_mv PINHEIRO, Cristina Cláudia Tabosa. Intervenção psicopedagógica no processo da leitura. 2005. 71f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028837119754240