Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Sara Emanuelle Alves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Samara Isabela Maia de, Silva, Rhuama Karenina Costa e, Sousa, Carolina Pereira da Cunha, Lima, Jéssica Valeska Herculano, Souza, Nilba Lima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36057
Resumo: Objective: to identify the scientific evidence about the abilities of premature neonates in Neonatal Intensive Care Unit, to oral feeding initiation. Methods: integrative review, held in the databases Scopus, Cinahl, Medline, Lilacs, Science Direct and Web of Science, not controlled and with no timeframe, using the key words: Recém- Nascido Prematuro/Premature, Infant; Comportamento Alimentar/Feeding Behavior and Aleitamento Materno/ Breast Feeding, crossing them with the AND operator. Inclusion criteria: full available in Portuguese, English and Spanish, without year limitation; and exclusion: articles that did not answer the research question, repeated and from other scientific sources. Results: the scientific productions revealed that the sensory-motor-oral stimulation, non-nutritious sucking and evaluation of hemodynamic parameters favor the transition from probe-oral to breastfeeding. Conclusion: we identified evidence that prove that the use of the stimulation and skills development facilitate, in less time, the beginning of oral feeding.
id UFC-7_0da660fb094aefa6e0f5f1d74b0537b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36057
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oralSkills of premature newborns to oral feeding initiationRecém-NascidoPrematuroComportamento AlimentarAleitamento MaternoEnfermagem NeonatalObjective: to identify the scientific evidence about the abilities of premature neonates in Neonatal Intensive Care Unit, to oral feeding initiation. Methods: integrative review, held in the databases Scopus, Cinahl, Medline, Lilacs, Science Direct and Web of Science, not controlled and with no timeframe, using the key words: Recém- Nascido Prematuro/Premature, Infant; Comportamento Alimentar/Feeding Behavior and Aleitamento Materno/ Breast Feeding, crossing them with the AND operator. Inclusion criteria: full available in Portuguese, English and Spanish, without year limitation; and exclusion: articles that did not answer the research question, repeated and from other scientific sources. Results: the scientific productions revealed that the sensory-motor-oral stimulation, non-nutritious sucking and evaluation of hemodynamic parameters favor the transition from probe-oral to breastfeeding. Conclusion: we identified evidence that prove that the use of the stimulation and skills development facilitate, in less time, the beginning of oral feeding.Objetivo: identificar as evidências científicas acerca das habilidades de recém-nascidos prematuros, em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, para início da alimentação oral. Métodos: revisão integrativa, realizada nas bases de dados Scopus, Cinahl, Medline, Lilacs, Science Direct e Web of Science, de forma não controlada e sem recorte temporal, utilizando os descritores: Recém-Nascido Prematuro/Premature, Infant; Comportamento Alimentar/ Feeding Behavior e Aleitamento Materno/Breast Feeding, cruzando-os com o operador AND. Critérios de inclusão: disponíveis na íntegra, em português, inglês e espanhol, sem limitação de ano; e os de exclusão: artigos que não responderam à questão de pesquisa, repetidos e provenientes de outras fontes científicas. Resultados: as produções científicas revelaram que a estimulação sensório-motora-oral, sucção não nutritiva e avaliação de parâmetros hemodinâmicos favorecem a transição sonda-oral para o aleitamento materno. Conclusão: foram identificadas evidências que comprovam que o uso da estimulação e o desenvolvimento das habilidades facilitam, em menor tempo, o início da alimentação oral.Rev Rene2018-09-28T17:18:12Z2018-09-28T17:18:12Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAVALCANTE, S. E. A. et al. Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oral. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e32956, 2018.2175-6783 (On line)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36057Cavalcante, Sara Emanuelle AlvesOliveira, Samara Isabela Maia deSilva, Rhuama Karenina Costa eSousa, Carolina Pereira da CunhaLima, Jéssica Valeska HerculanoSouza, Nilba Lima deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T18:10:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36057Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:59.647942Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oral
Skills of premature newborns to oral feeding initiation
title Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oral
spellingShingle Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oral
Cavalcante, Sara Emanuelle Alves
Recém-Nascido
Prematuro
Comportamento Alimentar
Aleitamento Materno
Enfermagem Neonatal
title_short Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oral
title_full Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oral
title_fullStr Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oral
title_full_unstemmed Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oral
title_sort Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oral
author Cavalcante, Sara Emanuelle Alves
author_facet Cavalcante, Sara Emanuelle Alves
Oliveira, Samara Isabela Maia de
Silva, Rhuama Karenina Costa e
Sousa, Carolina Pereira da Cunha
Lima, Jéssica Valeska Herculano
Souza, Nilba Lima de
author_role author
author2 Oliveira, Samara Isabela Maia de
Silva, Rhuama Karenina Costa e
Sousa, Carolina Pereira da Cunha
Lima, Jéssica Valeska Herculano
Souza, Nilba Lima de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Sara Emanuelle Alves
Oliveira, Samara Isabela Maia de
Silva, Rhuama Karenina Costa e
Sousa, Carolina Pereira da Cunha
Lima, Jéssica Valeska Herculano
Souza, Nilba Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Recém-Nascido
Prematuro
Comportamento Alimentar
Aleitamento Materno
Enfermagem Neonatal
topic Recém-Nascido
Prematuro
Comportamento Alimentar
Aleitamento Materno
Enfermagem Neonatal
description Objective: to identify the scientific evidence about the abilities of premature neonates in Neonatal Intensive Care Unit, to oral feeding initiation. Methods: integrative review, held in the databases Scopus, Cinahl, Medline, Lilacs, Science Direct and Web of Science, not controlled and with no timeframe, using the key words: Recém- Nascido Prematuro/Premature, Infant; Comportamento Alimentar/Feeding Behavior and Aleitamento Materno/ Breast Feeding, crossing them with the AND operator. Inclusion criteria: full available in Portuguese, English and Spanish, without year limitation; and exclusion: articles that did not answer the research question, repeated and from other scientific sources. Results: the scientific productions revealed that the sensory-motor-oral stimulation, non-nutritious sucking and evaluation of hemodynamic parameters favor the transition from probe-oral to breastfeeding. Conclusion: we identified evidence that prove that the use of the stimulation and skills development facilitate, in less time, the beginning of oral feeding.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28T17:18:12Z
2018-09-28T17:18:12Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, S. E. A. et al. Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oral. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e32956, 2018.
2175-6783 (On line)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36057
identifier_str_mv CAVALCANTE, S. E. A. et al. Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oral. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e32956, 2018.
2175-6783 (On line)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028911502589952