Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Andreia Serra Azul da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Neves, Sinara Mota, Alencar, Maristela Lage
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41337
Resumo: Na sociedade do conhecimento, os bens culturais e educacionais de um país constituem, indelevelmente, o patrimônio mais valioso para o seu ininterrupto crescimento e desenvolvimento sustentável. Diante dessa concepção, fica ultrapassada a visão acomodada, com que freqüentemente nos deparamos diante de um elevado número de unidades escolares do Brasil e, de modo específico, da Região Norte e Nordeste, que se exime de um modelo fundamentado nas tecnologias e na comunicação global. De fato, somente consolidando a prática de uma gestão ativa – conjunção de todos os segmentos da sociedade civil – tornar-se-ão efetivas as aprendizagens que a Sociedade do Conhecimento requer e reivindica: busca constante de caminhos alternativos para a renovação do ensino/educação (ALMEIDA, 2000a e b, FONSECA, 2006).[...]
id UFC-7_0e080aac3240bf189e7c1c1d696c448f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41337
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinarConhecimento na educaçãoBens culturais e educacionaisDesenvolvimento de aprendizagemNa sociedade do conhecimento, os bens culturais e educacionais de um país constituem, indelevelmente, o patrimônio mais valioso para o seu ininterrupto crescimento e desenvolvimento sustentável. Diante dessa concepção, fica ultrapassada a visão acomodada, com que freqüentemente nos deparamos diante de um elevado número de unidades escolares do Brasil e, de modo específico, da Região Norte e Nordeste, que se exime de um modelo fundamentado nas tecnologias e na comunicação global. De fato, somente consolidando a prática de uma gestão ativa – conjunção de todos os segmentos da sociedade civil – tornar-se-ão efetivas as aprendizagens que a Sociedade do Conhecimento requer e reivindica: busca constante de caminhos alternativos para a renovação do ensino/educação (ALMEIDA, 2000a e b, FONSECA, 2006).[...]UFC2019-05-03T12:37:06Z2019-05-03T12:37:06Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFONSECA, Andreia Serra Azul da; NEVES, Sinara Mota; ALENCAR, Maristela Lage. Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1691-1707.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41337Fonseca, Andreia Serra Azul daNeves, Sinara MotaAlencar, Maristela Lageporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41337Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:27.314731Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar
title Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar
spellingShingle Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar
Fonseca, Andreia Serra Azul da
Conhecimento na educação
Bens culturais e educacionais
Desenvolvimento de aprendizagem
title_short Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar
title_full Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar
title_fullStr Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar
title_full_unstemmed Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar
title_sort Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar
author Fonseca, Andreia Serra Azul da
author_facet Fonseca, Andreia Serra Azul da
Neves, Sinara Mota
Alencar, Maristela Lage
author_role author
author2 Neves, Sinara Mota
Alencar, Maristela Lage
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Andreia Serra Azul da
Neves, Sinara Mota
Alencar, Maristela Lage
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento na educação
Bens culturais e educacionais
Desenvolvimento de aprendizagem
topic Conhecimento na educação
Bens culturais e educacionais
Desenvolvimento de aprendizagem
description Na sociedade do conhecimento, os bens culturais e educacionais de um país constituem, indelevelmente, o patrimônio mais valioso para o seu ininterrupto crescimento e desenvolvimento sustentável. Diante dessa concepção, fica ultrapassada a visão acomodada, com que freqüentemente nos deparamos diante de um elevado número de unidades escolares do Brasil e, de modo específico, da Região Norte e Nordeste, que se exime de um modelo fundamentado nas tecnologias e na comunicação global. De fato, somente consolidando a prática de uma gestão ativa – conjunção de todos os segmentos da sociedade civil – tornar-se-ão efetivas as aprendizagens que a Sociedade do Conhecimento requer e reivindica: busca constante de caminhos alternativos para a renovação do ensino/educação (ALMEIDA, 2000a e b, FONSECA, 2006).[...]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-05-03T12:37:06Z
2019-05-03T12:37:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Andreia Serra Azul da; NEVES, Sinara Mota; ALENCAR, Maristela Lage. Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1691-1707.
9788589872423
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41337
identifier_str_mv FONSECA, Andreia Serra Azul da; NEVES, Sinara Mota; ALENCAR, Maristela Lage. Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1691-1707.
9788589872423
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFC
publisher.none.fl_str_mv UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028732728770560