Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41337 |
Resumo: | Na sociedade do conhecimento, os bens culturais e educacionais de um país constituem, indelevelmente, o patrimônio mais valioso para o seu ininterrupto crescimento e desenvolvimento sustentável. Diante dessa concepção, fica ultrapassada a visão acomodada, com que freqüentemente nos deparamos diante de um elevado número de unidades escolares do Brasil e, de modo específico, da Região Norte e Nordeste, que se exime de um modelo fundamentado nas tecnologias e na comunicação global. De fato, somente consolidando a prática de uma gestão ativa – conjunção de todos os segmentos da sociedade civil – tornar-se-ão efetivas as aprendizagens que a Sociedade do Conhecimento requer e reivindica: busca constante de caminhos alternativos para a renovação do ensino/educação (ALMEIDA, 2000a e b, FONSECA, 2006).[...] |
id |
UFC-7_0e080aac3240bf189e7c1c1d696c448f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41337 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinarConhecimento na educaçãoBens culturais e educacionaisDesenvolvimento de aprendizagemNa sociedade do conhecimento, os bens culturais e educacionais de um país constituem, indelevelmente, o patrimônio mais valioso para o seu ininterrupto crescimento e desenvolvimento sustentável. Diante dessa concepção, fica ultrapassada a visão acomodada, com que freqüentemente nos deparamos diante de um elevado número de unidades escolares do Brasil e, de modo específico, da Região Norte e Nordeste, que se exime de um modelo fundamentado nas tecnologias e na comunicação global. De fato, somente consolidando a prática de uma gestão ativa – conjunção de todos os segmentos da sociedade civil – tornar-se-ão efetivas as aprendizagens que a Sociedade do Conhecimento requer e reivindica: busca constante de caminhos alternativos para a renovação do ensino/educação (ALMEIDA, 2000a e b, FONSECA, 2006).[...]UFC2019-05-03T12:37:06Z2019-05-03T12:37:06Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFONSECA, Andreia Serra Azul da; NEVES, Sinara Mota; ALENCAR, Maristela Lage. Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1691-1707.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41337Fonseca, Andreia Serra Azul daNeves, Sinara MotaAlencar, Maristela Lageporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41337Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:27.314731Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar |
title |
Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar |
spellingShingle |
Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar Fonseca, Andreia Serra Azul da Conhecimento na educação Bens culturais e educacionais Desenvolvimento de aprendizagem |
title_short |
Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar |
title_full |
Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar |
title_fullStr |
Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar |
title_full_unstemmed |
Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar |
title_sort |
Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar |
author |
Fonseca, Andreia Serra Azul da |
author_facet |
Fonseca, Andreia Serra Azul da Neves, Sinara Mota Alencar, Maristela Lage |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Sinara Mota Alencar, Maristela Lage |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Andreia Serra Azul da Neves, Sinara Mota Alencar, Maristela Lage |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento na educação Bens culturais e educacionais Desenvolvimento de aprendizagem |
topic |
Conhecimento na educação Bens culturais e educacionais Desenvolvimento de aprendizagem |
description |
Na sociedade do conhecimento, os bens culturais e educacionais de um país constituem, indelevelmente, o patrimônio mais valioso para o seu ininterrupto crescimento e desenvolvimento sustentável. Diante dessa concepção, fica ultrapassada a visão acomodada, com que freqüentemente nos deparamos diante de um elevado número de unidades escolares do Brasil e, de modo específico, da Região Norte e Nordeste, que se exime de um modelo fundamentado nas tecnologias e na comunicação global. De fato, somente consolidando a prática de uma gestão ativa – conjunção de todos os segmentos da sociedade civil – tornar-se-ão efetivas as aprendizagens que a Sociedade do Conhecimento requer e reivindica: busca constante de caminhos alternativos para a renovação do ensino/educação (ALMEIDA, 2000a e b, FONSECA, 2006).[...] |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2019-05-03T12:37:06Z 2019-05-03T12:37:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Andreia Serra Azul da; NEVES, Sinara Mota; ALENCAR, Maristela Lage. Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1691-1707. 9788589872423 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41337 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Andreia Serra Azul da; NEVES, Sinara Mota; ALENCAR, Maristela Lage. Desafios para uma formação permanente de professores: aprender para saber e o saber para ensinar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1691-1707. 9788589872423 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028732728770560 |