Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Jean-Marie
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Strohmer, Julia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812
Resumo: O objetivo de todo professor é o de transmitir saber, bem como de apoiar e acompanhar os jovens em seu desejo de saber. Assumir a função de professor requer questionar-se sobre a relação com o saber, ao mesmo tempo o dos alunos quanto o seu próprio. Os futuros professores devem, portanto, enfrentar a pergunta se eles querem ou não assumir essas funções. Por meio de uma pesquisa qualitativa longitudinal, os autores desse artigo interessaram-se pelos processos de subjetivação e de profissionalização de futuros professores, e isto a partir de uma perspectiva psicanalítica de orientação lacaniana. Auxiliados por estudos de casos individuais e pela elaboração de uma tipologia, esse projeto de pesquisa visa à correta determinação e a conceitualização de percursos de formação com desenvolvimentos bem-sucedidos, abortados ou problemáticos.
id UFPR-4_b3d2d336eae17786d0d7ea1c4474f234
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49812
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiáriosEducaçãoEnsino; Relação com o conhecimento; Psicanálise; ProfissionalizaçãoEducaçãoO objetivo de todo professor é o de transmitir saber, bem como de apoiar e acompanhar os jovens em seu desejo de saber. Assumir a função de professor requer questionar-se sobre a relação com o saber, ao mesmo tempo o dos alunos quanto o seu próprio. Os futuros professores devem, portanto, enfrentar a pergunta se eles querem ou não assumir essas funções. Por meio de uma pesquisa qualitativa longitudinal, os autores desse artigo interessaram-se pelos processos de subjetivação e de profissionalização de futuros professores, e isto a partir de uma perspectiva psicanalítica de orientação lacaniana. Auxiliados por estudos de casos individuais e pela elaboração de uma tipologia, esse projeto de pesquisa visa à correta determinação e a conceitualização de percursos de formação com desenvolvimentos bem-sucedidos, abortados ou problemáticos.UFPRWeber, Jean-MarieStrohmer, Julia2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 49-69Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 49-69Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 49-691984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812/32176https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812/32733Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T20:17:39Zoai:revistas.ufpr.br:article/49812Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-07-01T20:17:39Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários
title Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários
spellingShingle Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários
Weber, Jean-Marie
Educação
Ensino; Relação com o conhecimento; Psicanálise; Profissionalização
Educação
title_short Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários
title_full Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários
title_fullStr Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários
title_full_unstemmed Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários
title_sort Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários
author Weber, Jean-Marie
author_facet Weber, Jean-Marie
Strohmer, Julia
author_role author
author2 Strohmer, Julia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Jean-Marie
Strohmer, Julia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino; Relação com o conhecimento; Psicanálise; Profissionalização
Educação
topic Educação
Ensino; Relação com o conhecimento; Psicanálise; Profissionalização
Educação
description O objetivo de todo professor é o de transmitir saber, bem como de apoiar e acompanhar os jovens em seu desejo de saber. Assumir a função de professor requer questionar-se sobre a relação com o saber, ao mesmo tempo o dos alunos quanto o seu próprio. Os futuros professores devem, portanto, enfrentar a pergunta se eles querem ou não assumir essas funções. Por meio de uma pesquisa qualitativa longitudinal, os autores desse artigo interessaram-se pelos processos de subjetivação e de profissionalização de futuros professores, e isto a partir de uma perspectiva psicanalítica de orientação lacaniana. Auxiliados por estudos de casos individuais e pela elaboração de uma tipologia, esse projeto de pesquisa visa à correta determinação e a conceitualização de percursos de formação com desenvolvimentos bem-sucedidos, abortados ou problemáticos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812/32176
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812/32733
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 49-69
Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 49-69
Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 49-69
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896000004096