Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812 |
Resumo: | O objetivo de todo professor é o de transmitir saber, bem como de apoiar e acompanhar os jovens em seu desejo de saber. Assumir a função de professor requer questionar-se sobre a relação com o saber, ao mesmo tempo o dos alunos quanto o seu próprio. Os futuros professores devem, portanto, enfrentar a pergunta se eles querem ou não assumir essas funções. Por meio de uma pesquisa qualitativa longitudinal, os autores desse artigo interessaram-se pelos processos de subjetivação e de profissionalização de futuros professores, e isto a partir de uma perspectiva psicanalítica de orientação lacaniana. Auxiliados por estudos de casos individuais e pela elaboração de uma tipologia, esse projeto de pesquisa visa à correta determinação e a conceitualização de percursos de formação com desenvolvimentos bem-sucedidos, abortados ou problemáticos. |
id |
UFPR-4_b3d2d336eae17786d0d7ea1c4474f234 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/49812 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiáriosEducaçãoEnsino; Relação com o conhecimento; Psicanálise; ProfissionalizaçãoEducaçãoO objetivo de todo professor é o de transmitir saber, bem como de apoiar e acompanhar os jovens em seu desejo de saber. Assumir a função de professor requer questionar-se sobre a relação com o saber, ao mesmo tempo o dos alunos quanto o seu próprio. Os futuros professores devem, portanto, enfrentar a pergunta se eles querem ou não assumir essas funções. Por meio de uma pesquisa qualitativa longitudinal, os autores desse artigo interessaram-se pelos processos de subjetivação e de profissionalização de futuros professores, e isto a partir de uma perspectiva psicanalítica de orientação lacaniana. Auxiliados por estudos de casos individuais e pela elaboração de uma tipologia, esse projeto de pesquisa visa à correta determinação e a conceitualização de percursos de formação com desenvolvimentos bem-sucedidos, abortados ou problemáticos.UFPRWeber, Jean-MarieStrohmer, Julia2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 49-69Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 49-69Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 49-691984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812/32176https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812/32733Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T20:17:39Zoai:revistas.ufpr.br:article/49812Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-07-01T20:17:39Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários |
title |
Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários |
spellingShingle |
Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários Weber, Jean-Marie Educação Ensino; Relação com o conhecimento; Psicanálise; Profissionalização Educação |
title_short |
Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários |
title_full |
Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários |
title_fullStr |
Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários |
title_full_unstemmed |
Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários |
title_sort |
Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários |
author |
Weber, Jean-Marie |
author_facet |
Weber, Jean-Marie Strohmer, Julia |
author_role |
author |
author2 |
Strohmer, Julia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Jean-Marie Strohmer, Julia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino; Relação com o conhecimento; Psicanálise; Profissionalização Educação |
topic |
Educação Ensino; Relação com o conhecimento; Psicanálise; Profissionalização Educação |
description |
O objetivo de todo professor é o de transmitir saber, bem como de apoiar e acompanhar os jovens em seu desejo de saber. Assumir a função de professor requer questionar-se sobre a relação com o saber, ao mesmo tempo o dos alunos quanto o seu próprio. Os futuros professores devem, portanto, enfrentar a pergunta se eles querem ou não assumir essas funções. Por meio de uma pesquisa qualitativa longitudinal, os autores desse artigo interessaram-se pelos processos de subjetivação e de profissionalização de futuros professores, e isto a partir de uma perspectiva psicanalítica de orientação lacaniana. Auxiliados por estudos de casos individuais e pela elaboração de uma tipologia, esse projeto de pesquisa visa à correta determinação e a conceitualização de percursos de formação com desenvolvimentos bem-sucedidos, abortados ou problemáticos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812/32176 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812/32733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 49-69 Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 49-69 Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 49-69 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711896000004096 |