Representações do ser professor no curso de Letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20142 |
Resumo: | RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Representações do ser professor no curso de Letras. Revista do GEL, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 97-116, 2014. |
id |
UFC-7_0ff6ad42d7557221333024335eccee7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/20142 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações do ser professor no curso de LetrasIdentidadeFormação inicialSer docenteRIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Representações do ser professor no curso de Letras. Revista do GEL, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 97-116, 2014.Este trabalho objetiva refletir sobre a constituição identitária do professor de Língua Portuguesa no âmbito do curso de Letras. O sujeito em formação opera com representações sociais, que irão orientar e justificar as escolhas concernentes à prática educativa, haja vista que qualquer atitude que se toma no cotidiano se realiza a partir de um conjunto de convicções internalizadas, crenças, as quais se recorrem diante de uma situação concreta. Ao se envolver em eventos de interação da prática formativa, o discente confere traços não só ao modo de representar a si como futuro professor de Língua Portuguesa, como ao seu grupo de pertença. Tais traços constituem o acervo do qual os membros se valem para avaliar sua futura profissão, transparecendo expectativas, frustrações, posicionamentos. Analisar a constituição identitária, levando em consideração as representações sociais, permite-nos não só compreender a prática formativa, como também propor intervenções para a adequação da formação aos objetivos educacionais traçados. Como referencial teórico, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais alinhada às reflexões sobre a formação de professores. Os dados foram coletados de questionários aplicados no primeiro e segundo período do curso de Letras/UFC.Revista do GEL2016-10-13T21:53:57Z2016-10-13T21:53:57Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRibeiro, P. B. (2014)1984-591Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20142Ribeiro, Pollyanne Bicalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:47:33Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/20142Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T16:47:33Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações do ser professor no curso de Letras |
title |
Representações do ser professor no curso de Letras |
spellingShingle |
Representações do ser professor no curso de Letras Ribeiro, Pollyanne Bicalho Identidade Formação inicial Ser docente |
title_short |
Representações do ser professor no curso de Letras |
title_full |
Representações do ser professor no curso de Letras |
title_fullStr |
Representações do ser professor no curso de Letras |
title_full_unstemmed |
Representações do ser professor no curso de Letras |
title_sort |
Representações do ser professor no curso de Letras |
author |
Ribeiro, Pollyanne Bicalho |
author_facet |
Ribeiro, Pollyanne Bicalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Pollyanne Bicalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Formação inicial Ser docente |
topic |
Identidade Formação inicial Ser docente |
description |
RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Representações do ser professor no curso de Letras. Revista do GEL, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 97-116, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-10-13T21:53:57Z 2016-10-13T21:53:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Ribeiro, P. B. (2014) 1984-591X http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20142 |
identifier_str_mv |
Ribeiro, P. B. (2014) 1984-591X |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do GEL |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do GEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806548993900544 |