Representações do ser professor no curso de Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20142
Resumo: RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Representações do ser professor no curso de Letras. Revista do GEL, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 97-116, 2014.
id UFC-7_0ff6ad42d7557221333024335eccee7f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/20142
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Representações do ser professor no curso de LetrasIdentidadeFormação inicialSer docenteRIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Representações do ser professor no curso de Letras. Revista do GEL, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 97-116, 2014.Este trabalho objetiva refletir sobre a constituição identitária do professor de Língua Portuguesa no âmbito do curso de Letras. O sujeito em formação opera com representações sociais, que irão orientar e justificar as escolhas concernentes à prática educativa, haja vista que qualquer atitude que se toma no cotidiano se realiza a partir de um conjunto de convicções internalizadas, crenças, as quais se recorrem diante de uma situação concreta. Ao se envolver em eventos de interação da prática formativa, o discente confere traços não só ao modo de representar a si como futuro professor de Língua Portuguesa, como ao seu grupo de pertença. Tais traços constituem o acervo do qual os membros se valem para avaliar sua futura profissão, transparecendo expectativas, frustrações, posicionamentos. Analisar a constituição identitária, levando em consideração as representações sociais, permite-nos não só compreender a prática formativa, como também propor intervenções para a adequação da formação aos objetivos educacionais traçados. Como referencial teórico, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais alinhada às reflexões sobre a formação de professores. Os dados foram coletados de questionários aplicados no primeiro e segundo período do curso de Letras/UFC.Revista do GEL2016-10-13T21:53:57Z2016-10-13T21:53:57Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRibeiro, P. B. (2014)1984-591Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20142Ribeiro, Pollyanne Bicalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:47:33Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/20142Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T16:47:33Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações do ser professor no curso de Letras
title Representações do ser professor no curso de Letras
spellingShingle Representações do ser professor no curso de Letras
Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Identidade
Formação inicial
Ser docente
title_short Representações do ser professor no curso de Letras
title_full Representações do ser professor no curso de Letras
title_fullStr Representações do ser professor no curso de Letras
title_full_unstemmed Representações do ser professor no curso de Letras
title_sort Representações do ser professor no curso de Letras
author Ribeiro, Pollyanne Bicalho
author_facet Ribeiro, Pollyanne Bicalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Pollyanne Bicalho
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Formação inicial
Ser docente
topic Identidade
Formação inicial
Ser docente
description RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Representações do ser professor no curso de Letras. Revista do GEL, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 97-116, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-10-13T21:53:57Z
2016-10-13T21:53:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ribeiro, P. B. (2014)
1984-591X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20142
identifier_str_mv Ribeiro, P. B. (2014)
1984-591X
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do GEL
publisher.none.fl_str_mv Revista do GEL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806548993900544