Relato de experiência na organização do acervo e assistência ao leitor na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63397 |
Resumo: | Este trabalho descreve as experiências adquiridas como bolsista de iniciação acadêmica na organização do acervo da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (BCH/UFC). Complementando a organização do acervo, há a orientação no uso do catálogo online e na busca de material nas estantes, focando no público atendido pela biblioteca, a saber: discentes, docentes, técnico-administrativos em educação e comunidade externa, direcionando-os à localização exata do material, dentre livros, periódicos, teses, dissertações, TCCs de graduação e especialização, CDs e DVDs. Além da organização do acervo e das orientações à comunidade acadêmica e externa, faz parte das atividades explicar a composição do número de chamada, ou seja, do código atribuído a cada material. O número de chamada é composto pelas classes geral e específica de assunto e código de autor, que considera a primeira letra do último sobrenome e a primeira letra do título da obra, excetuando-se os monossílabos. A localização dos livros é a principal dificuldade do público, que também possui dúvidas ao checar no sistema se o título está disponível no acervo. Como bolsista, enfrenta-se dificuldade quando não se respeitam as orientações da biblioteca no que se refere a não reposição dos livros após consulta, o que gera desorganização, tumulto e constrangimento em determinadas situações. Trabalha-se na perspectiva de contribuir para a autonomia do público em suas pesquisas no catálogo online e na busca do material nas estantes, por isso a importância de explicar o significado dos códigos aos usuários. Conclui que o atendimento ao público é função primordial numa biblioteca universitária e que a necessidade de orientação no acervo é contínua e indispensável. |
id |
UFC-7_10293d2f7fb21da0d1bce5b620b89a64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/63397 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato de experiência na organização do acervo e assistência ao leitor na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do CearáBiblioteca UniversitáriaServiço de referênciaAtendimento ao usuárioCatálogo onlineEste trabalho descreve as experiências adquiridas como bolsista de iniciação acadêmica na organização do acervo da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (BCH/UFC). Complementando a organização do acervo, há a orientação no uso do catálogo online e na busca de material nas estantes, focando no público atendido pela biblioteca, a saber: discentes, docentes, técnico-administrativos em educação e comunidade externa, direcionando-os à localização exata do material, dentre livros, periódicos, teses, dissertações, TCCs de graduação e especialização, CDs e DVDs. Além da organização do acervo e das orientações à comunidade acadêmica e externa, faz parte das atividades explicar a composição do número de chamada, ou seja, do código atribuído a cada material. O número de chamada é composto pelas classes geral e específica de assunto e código de autor, que considera a primeira letra do último sobrenome e a primeira letra do título da obra, excetuando-se os monossílabos. A localização dos livros é a principal dificuldade do público, que também possui dúvidas ao checar no sistema se o título está disponível no acervo. Como bolsista, enfrenta-se dificuldade quando não se respeitam as orientações da biblioteca no que se refere a não reposição dos livros após consulta, o que gera desorganização, tumulto e constrangimento em determinadas situações. Trabalha-se na perspectiva de contribuir para a autonomia do público em suas pesquisas no catálogo online e na busca do material nas estantes, por isso a importância de explicar o significado dos códigos aos usuários. Conclui que o atendimento ao público é função primordial numa biblioteca universitária e que a necessidade de orientação no acervo é contínua e indispensável.2022-01-08T11:20:53Z2022-01-08T11:20:53Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTANA, Ilana Miranda; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Relato de experiência na organização do acervo e assistência ao leitor na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, p. 6065, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63397Santana, Ilana MirandaSantos, Francisco Edvander Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-15T19:43:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63397Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:51.079460Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência na organização do acervo e assistência ao leitor na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará |
title |
Relato de experiência na organização do acervo e assistência ao leitor na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará |
spellingShingle |
Relato de experiência na organização do acervo e assistência ao leitor na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará Santana, Ilana Miranda Biblioteca Universitária Serviço de referência Atendimento ao usuário Catálogo online |
title_short |
Relato de experiência na organização do acervo e assistência ao leitor na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará |
title_full |
Relato de experiência na organização do acervo e assistência ao leitor na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará |
title_fullStr |
Relato de experiência na organização do acervo e assistência ao leitor na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência na organização do acervo e assistência ao leitor na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará |
title_sort |
Relato de experiência na organização do acervo e assistência ao leitor na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará |
author |
Santana, Ilana Miranda |
author_facet |
Santana, Ilana Miranda Santos, Francisco Edvander Pires |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Francisco Edvander Pires |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Ilana Miranda Santos, Francisco Edvander Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca Universitária Serviço de referência Atendimento ao usuário Catálogo online |
topic |
Biblioteca Universitária Serviço de referência Atendimento ao usuário Catálogo online |
description |
Este trabalho descreve as experiências adquiridas como bolsista de iniciação acadêmica na organização do acervo da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (BCH/UFC). Complementando a organização do acervo, há a orientação no uso do catálogo online e na busca de material nas estantes, focando no público atendido pela biblioteca, a saber: discentes, docentes, técnico-administrativos em educação e comunidade externa, direcionando-os à localização exata do material, dentre livros, periódicos, teses, dissertações, TCCs de graduação e especialização, CDs e DVDs. Além da organização do acervo e das orientações à comunidade acadêmica e externa, faz parte das atividades explicar a composição do número de chamada, ou seja, do código atribuído a cada material. O número de chamada é composto pelas classes geral e específica de assunto e código de autor, que considera a primeira letra do último sobrenome e a primeira letra do título da obra, excetuando-se os monossílabos. A localização dos livros é a principal dificuldade do público, que também possui dúvidas ao checar no sistema se o título está disponível no acervo. Como bolsista, enfrenta-se dificuldade quando não se respeitam as orientações da biblioteca no que se refere a não reposição dos livros após consulta, o que gera desorganização, tumulto e constrangimento em determinadas situações. Trabalha-se na perspectiva de contribuir para a autonomia do público em suas pesquisas no catálogo online e na busca do material nas estantes, por isso a importância de explicar o significado dos códigos aos usuários. Conclui que o atendimento ao público é função primordial numa biblioteca universitária e que a necessidade de orientação no acervo é contínua e indispensável. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2022-01-08T11:20:53Z 2022-01-08T11:20:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTANA, Ilana Miranda; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Relato de experiência na organização do acervo e assistência ao leitor na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, p. 6065, 2018. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63397 |
identifier_str_mv |
SANTANA, Ilana Miranda; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Relato de experiência na organização do acervo e assistência ao leitor na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, p. 6065, 2018. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029045688860672 |