Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Fernanda Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque, Viana, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro, Gomes, Italo Martins de Mendonça, Pinheiro, Vitória de Sá, Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56567
Resumo: Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil-QC00.2000.PG.1404) O desenvolvimento infantil pode ser entendido como um processo vital que resulta da interação entre os fenômenos de crescimento, maturação e aprendizagem, sobretudo na relação desses fenômenos com o ambiente. O objetivo desse estudo é apresentar uma revisão integrativa acerca da vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa abrangendo as pesquisas dos anos de 2013 a 2016. Foram utilizados os seguintes descritores, desenvolvimento infantil, vulnerabilidade e crianças. Os resultados demonstram que, na dimensão individual da vulnerabilidade no desenvolvimento da criança, entende-se que um ambiente sem relações sustentáveis, com estímulos inadequados e insuficientes e com presença de drogas e violência, pode compor as situações adversas ao desenvolvimento infantil, nesse período de 0 a 3 anos as crianças são mais sensíveis à situações de vulnerabilidade, sobretudo pela extrema dependência de cuidado para sua seu crescimento e desenvolvimento. Nessa fase, a criança pode experienciar situações adversas, que, de acordo com a neurociência, epigenética e ciências comportamentais e sociais, condicionarão seu sucesso educacional, sua capacidade de lidar melhor com as emoções, suas condições de saúde ao longo de sua vida, sua capacidade de produtividade econômica e seu papel como cidadão. Considera-se portanto, como medidas de prevenção de contextos com vulnerabilidade articulação de redes de apoio sociais formais e informais para situações de abandono ou afastamento do convívio familiar através de práticas centradas na famílias e no desenvolvimento das potencialidades das crianças, pois as famílias devem ter assegurado o acesso à rede de serviços públicos de saúde, assim como os apoios socioassistenciais numa perspectiva intrasetorial como intersetorial.
id UFC-7_10ecb5e68b55a420cb22ad3684c26e4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56567
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativaDesenvolvimento InfantilCrianças - Saúde e higieneSaúde - Aspectos sociaisVulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil-QC00.2000.PG.1404) O desenvolvimento infantil pode ser entendido como um processo vital que resulta da interação entre os fenômenos de crescimento, maturação e aprendizagem, sobretudo na relação desses fenômenos com o ambiente. O objetivo desse estudo é apresentar uma revisão integrativa acerca da vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa abrangendo as pesquisas dos anos de 2013 a 2016. Foram utilizados os seguintes descritores, desenvolvimento infantil, vulnerabilidade e crianças. Os resultados demonstram que, na dimensão individual da vulnerabilidade no desenvolvimento da criança, entende-se que um ambiente sem relações sustentáveis, com estímulos inadequados e insuficientes e com presença de drogas e violência, pode compor as situações adversas ao desenvolvimento infantil, nesse período de 0 a 3 anos as crianças são mais sensíveis à situações de vulnerabilidade, sobretudo pela extrema dependência de cuidado para sua seu crescimento e desenvolvimento. Nessa fase, a criança pode experienciar situações adversas, que, de acordo com a neurociência, epigenética e ciências comportamentais e sociais, condicionarão seu sucesso educacional, sua capacidade de lidar melhor com as emoções, suas condições de saúde ao longo de sua vida, sua capacidade de produtividade econômica e seu papel como cidadão. Considera-se portanto, como medidas de prevenção de contextos com vulnerabilidade articulação de redes de apoio sociais formais e informais para situações de abandono ou afastamento do convívio familiar através de práticas centradas na famílias e no desenvolvimento das potencialidades das crianças, pois as famílias devem ter assegurado o acesso à rede de serviços públicos de saúde, assim como os apoios socioassistenciais numa perspectiva intrasetorial como intersetorial.Universidade Federal do Ceará2021-02-16T23:26:42Z2021-02-16T23:26:42Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVENÂNCIO, Fernanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; VIANA, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro; GOMES, Italo Martins de Mendonça; PINHEIRO, Vitória de Sá; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56567Venâncio, Fernanda LimaTeixeira, Antônio Éder Enzo AlbuquerqueViana, Bárbara Maria Monteiro RibeiroGomes, Italo Martins de MendonçaPinheiro, Vitória de SáPinheiro, Fabiane Elpídio de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:43:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56567Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:03.318609Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa
title Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa
spellingShingle Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa
Venâncio, Fernanda Lima
Desenvolvimento Infantil
Crianças - Saúde e higiene
Saúde - Aspectos sociais
title_short Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa
title_full Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa
title_fullStr Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa
title_full_unstemmed Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa
title_sort Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa
author Venâncio, Fernanda Lima
author_facet Venâncio, Fernanda Lima
Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque
Viana, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro
Gomes, Italo Martins de Mendonça
Pinheiro, Vitória de Sá
Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
author_role author
author2 Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque
Viana, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro
Gomes, Italo Martins de Mendonça
Pinheiro, Vitória de Sá
Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venâncio, Fernanda Lima
Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque
Viana, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro
Gomes, Italo Martins de Mendonça
Pinheiro, Vitória de Sá
Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Infantil
Crianças - Saúde e higiene
Saúde - Aspectos sociais
topic Desenvolvimento Infantil
Crianças - Saúde e higiene
Saúde - Aspectos sociais
description Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil-QC00.2000.PG.1404) O desenvolvimento infantil pode ser entendido como um processo vital que resulta da interação entre os fenômenos de crescimento, maturação e aprendizagem, sobretudo na relação desses fenômenos com o ambiente. O objetivo desse estudo é apresentar uma revisão integrativa acerca da vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa abrangendo as pesquisas dos anos de 2013 a 2016. Foram utilizados os seguintes descritores, desenvolvimento infantil, vulnerabilidade e crianças. Os resultados demonstram que, na dimensão individual da vulnerabilidade no desenvolvimento da criança, entende-se que um ambiente sem relações sustentáveis, com estímulos inadequados e insuficientes e com presença de drogas e violência, pode compor as situações adversas ao desenvolvimento infantil, nesse período de 0 a 3 anos as crianças são mais sensíveis à situações de vulnerabilidade, sobretudo pela extrema dependência de cuidado para sua seu crescimento e desenvolvimento. Nessa fase, a criança pode experienciar situações adversas, que, de acordo com a neurociência, epigenética e ciências comportamentais e sociais, condicionarão seu sucesso educacional, sua capacidade de lidar melhor com as emoções, suas condições de saúde ao longo de sua vida, sua capacidade de produtividade econômica e seu papel como cidadão. Considera-se portanto, como medidas de prevenção de contextos com vulnerabilidade articulação de redes de apoio sociais formais e informais para situações de abandono ou afastamento do convívio familiar através de práticas centradas na famílias e no desenvolvimento das potencialidades das crianças, pois as famílias devem ter assegurado o acesso à rede de serviços públicos de saúde, assim como os apoios socioassistenciais numa perspectiva intrasetorial como intersetorial.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-02-16T23:26:42Z
2021-02-16T23:26:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VENÂNCIO, Fernanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; VIANA, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro; GOMES, Italo Martins de Mendonça; PINHEIRO, Vitória de Sá; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56567
identifier_str_mv VENÂNCIO, Fernanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; VIANA, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro; GOMES, Italo Martins de Mendonça; PINHEIRO, Vitória de Sá; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028878467203072