Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56567 |
Resumo: | Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil-QC00.2000.PG.1404) O desenvolvimento infantil pode ser entendido como um processo vital que resulta da interação entre os fenômenos de crescimento, maturação e aprendizagem, sobretudo na relação desses fenômenos com o ambiente. O objetivo desse estudo é apresentar uma revisão integrativa acerca da vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa abrangendo as pesquisas dos anos de 2013 a 2016. Foram utilizados os seguintes descritores, desenvolvimento infantil, vulnerabilidade e crianças. Os resultados demonstram que, na dimensão individual da vulnerabilidade no desenvolvimento da criança, entende-se que um ambiente sem relações sustentáveis, com estímulos inadequados e insuficientes e com presença de drogas e violência, pode compor as situações adversas ao desenvolvimento infantil, nesse período de 0 a 3 anos as crianças são mais sensíveis à situações de vulnerabilidade, sobretudo pela extrema dependência de cuidado para sua seu crescimento e desenvolvimento. Nessa fase, a criança pode experienciar situações adversas, que, de acordo com a neurociência, epigenética e ciências comportamentais e sociais, condicionarão seu sucesso educacional, sua capacidade de lidar melhor com as emoções, suas condições de saúde ao longo de sua vida, sua capacidade de produtividade econômica e seu papel como cidadão. Considera-se portanto, como medidas de prevenção de contextos com vulnerabilidade articulação de redes de apoio sociais formais e informais para situações de abandono ou afastamento do convívio familiar através de práticas centradas na famílias e no desenvolvimento das potencialidades das crianças, pois as famílias devem ter assegurado o acesso à rede de serviços públicos de saúde, assim como os apoios socioassistenciais numa perspectiva intrasetorial como intersetorial. |
id |
UFC-7_10ecb5e68b55a420cb22ad3684c26e4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/56567 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativaDesenvolvimento InfantilCrianças - Saúde e higieneSaúde - Aspectos sociaisVulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil-QC00.2000.PG.1404) O desenvolvimento infantil pode ser entendido como um processo vital que resulta da interação entre os fenômenos de crescimento, maturação e aprendizagem, sobretudo na relação desses fenômenos com o ambiente. O objetivo desse estudo é apresentar uma revisão integrativa acerca da vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa abrangendo as pesquisas dos anos de 2013 a 2016. Foram utilizados os seguintes descritores, desenvolvimento infantil, vulnerabilidade e crianças. Os resultados demonstram que, na dimensão individual da vulnerabilidade no desenvolvimento da criança, entende-se que um ambiente sem relações sustentáveis, com estímulos inadequados e insuficientes e com presença de drogas e violência, pode compor as situações adversas ao desenvolvimento infantil, nesse período de 0 a 3 anos as crianças são mais sensíveis à situações de vulnerabilidade, sobretudo pela extrema dependência de cuidado para sua seu crescimento e desenvolvimento. Nessa fase, a criança pode experienciar situações adversas, que, de acordo com a neurociência, epigenética e ciências comportamentais e sociais, condicionarão seu sucesso educacional, sua capacidade de lidar melhor com as emoções, suas condições de saúde ao longo de sua vida, sua capacidade de produtividade econômica e seu papel como cidadão. Considera-se portanto, como medidas de prevenção de contextos com vulnerabilidade articulação de redes de apoio sociais formais e informais para situações de abandono ou afastamento do convívio familiar através de práticas centradas na famílias e no desenvolvimento das potencialidades das crianças, pois as famílias devem ter assegurado o acesso à rede de serviços públicos de saúde, assim como os apoios socioassistenciais numa perspectiva intrasetorial como intersetorial.Universidade Federal do Ceará2021-02-16T23:26:42Z2021-02-16T23:26:42Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVENÂNCIO, Fernanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; VIANA, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro; GOMES, Italo Martins de Mendonça; PINHEIRO, Vitória de Sá; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56567Venâncio, Fernanda LimaTeixeira, Antônio Éder Enzo AlbuquerqueViana, Bárbara Maria Monteiro RibeiroGomes, Italo Martins de MendonçaPinheiro, Vitória de SáPinheiro, Fabiane Elpídio de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:43:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56567Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:03.318609Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa |
title |
Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa |
spellingShingle |
Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa Venâncio, Fernanda Lima Desenvolvimento Infantil Crianças - Saúde e higiene Saúde - Aspectos sociais |
title_short |
Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa |
title_full |
Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa |
title_fullStr |
Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa |
title_sort |
Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa |
author |
Venâncio, Fernanda Lima |
author_facet |
Venâncio, Fernanda Lima Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque Viana, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro Gomes, Italo Martins de Mendonça Pinheiro, Vitória de Sá Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque Viana, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro Gomes, Italo Martins de Mendonça Pinheiro, Vitória de Sá Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venâncio, Fernanda Lima Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque Viana, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro Gomes, Italo Martins de Mendonça Pinheiro, Vitória de Sá Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Infantil Crianças - Saúde e higiene Saúde - Aspectos sociais |
topic |
Desenvolvimento Infantil Crianças - Saúde e higiene Saúde - Aspectos sociais |
description |
Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil-QC00.2000.PG.1404) O desenvolvimento infantil pode ser entendido como um processo vital que resulta da interação entre os fenômenos de crescimento, maturação e aprendizagem, sobretudo na relação desses fenômenos com o ambiente. O objetivo desse estudo é apresentar uma revisão integrativa acerca da vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa abrangendo as pesquisas dos anos de 2013 a 2016. Foram utilizados os seguintes descritores, desenvolvimento infantil, vulnerabilidade e crianças. Os resultados demonstram que, na dimensão individual da vulnerabilidade no desenvolvimento da criança, entende-se que um ambiente sem relações sustentáveis, com estímulos inadequados e insuficientes e com presença de drogas e violência, pode compor as situações adversas ao desenvolvimento infantil, nesse período de 0 a 3 anos as crianças são mais sensíveis à situações de vulnerabilidade, sobretudo pela extrema dependência de cuidado para sua seu crescimento e desenvolvimento. Nessa fase, a criança pode experienciar situações adversas, que, de acordo com a neurociência, epigenética e ciências comportamentais e sociais, condicionarão seu sucesso educacional, sua capacidade de lidar melhor com as emoções, suas condições de saúde ao longo de sua vida, sua capacidade de produtividade econômica e seu papel como cidadão. Considera-se portanto, como medidas de prevenção de contextos com vulnerabilidade articulação de redes de apoio sociais formais e informais para situações de abandono ou afastamento do convívio familiar através de práticas centradas na famílias e no desenvolvimento das potencialidades das crianças, pois as famílias devem ter assegurado o acesso à rede de serviços públicos de saúde, assim como os apoios socioassistenciais numa perspectiva intrasetorial como intersetorial. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-02-16T23:26:42Z 2021-02-16T23:26:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VENÂNCIO, Fernanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; VIANA, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro; GOMES, Italo Martins de Mendonça; PINHEIRO, Vitória de Sá; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56567 |
identifier_str_mv |
VENÂNCIO, Fernanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; VIANA, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro; GOMES, Italo Martins de Mendonça; PINHEIRO, Vitória de Sá; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028878467203072 |