Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63474 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia, de uma universidade da cidade de Crateús-CE, a respeito das contribuições desse programa para sua formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base em Narrativas de Vivências, no qual foi utilizada como ferramenta de coleta de dados a entrevista. Como técnica de análise, foi realizada uma Análise de Conteúdo. Os dados revelaram que o Programa tem um relevante papel na formação inicial docente, tendo em vista que lhes colocam no ambiente escolar e estes passam a ter contato com metodologias e realidades escolares. Destarte, os bolsistas passam a adquirir experiência na docência, o que lhes dará suporte na futura profissão. |
id |
UFC-7_11ff61936234e889d429f8e460a774c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/63474 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CEFormação de professoresEnsino de BiologiaPIBIDO presente artigo tem como objetivo analisar as percepções dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia, de uma universidade da cidade de Crateús-CE, a respeito das contribuições desse programa para sua formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base em Narrativas de Vivências, no qual foi utilizada como ferramenta de coleta de dados a entrevista. Como técnica de análise, foi realizada uma Análise de Conteúdo. Os dados revelaram que o Programa tem um relevante papel na formação inicial docente, tendo em vista que lhes colocam no ambiente escolar e estes passam a ter contato com metodologias e realidades escolares. Destarte, os bolsistas passam a adquirir experiência na docência, o que lhes dará suporte na futura profissão.Revista da SBEnBio2022-01-12T20:10:07Z2022-01-12T20:10:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Emily Teixeira de et al. Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 9, p. 3215-3226, 2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63474Sousa, Emily Teixeira deFeitosa, Raphael AlvesGomes, Antonia Dália ChagasFerreira, Yasmim BrandãoSousa, Ruana Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-10T19:35:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63474Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:25.646938Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE |
title |
Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE |
spellingShingle |
Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE Sousa, Emily Teixeira de Formação de professores Ensino de Biologia PIBID |
title_short |
Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE |
title_full |
Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE |
title_fullStr |
Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE |
title_sort |
Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE |
author |
Sousa, Emily Teixeira de |
author_facet |
Sousa, Emily Teixeira de Feitosa, Raphael Alves Gomes, Antonia Dália Chagas Ferreira, Yasmim Brandão Sousa, Ruana Silva |
author_role |
author |
author2 |
Feitosa, Raphael Alves Gomes, Antonia Dália Chagas Ferreira, Yasmim Brandão Sousa, Ruana Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Emily Teixeira de Feitosa, Raphael Alves Gomes, Antonia Dália Chagas Ferreira, Yasmim Brandão Sousa, Ruana Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino de Biologia PIBID |
topic |
Formação de professores Ensino de Biologia PIBID |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia, de uma universidade da cidade de Crateús-CE, a respeito das contribuições desse programa para sua formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base em Narrativas de Vivências, no qual foi utilizada como ferramenta de coleta de dados a entrevista. Como técnica de análise, foi realizada uma Análise de Conteúdo. Os dados revelaram que o Programa tem um relevante papel na formação inicial docente, tendo em vista que lhes colocam no ambiente escolar e estes passam a ter contato com metodologias e realidades escolares. Destarte, os bolsistas passam a adquirir experiência na docência, o que lhes dará suporte na futura profissão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2022-01-12T20:10:07Z 2022-01-12T20:10:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Emily Teixeira de et al. Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 9, p. 3215-3226, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63474 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Emily Teixeira de et al. Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 9, p. 3215-3226, 2016. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista da SBEnBio |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista da SBEnBio |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028860742074368 |