Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Emily Teixeira de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Feitosa, Raphael Alves, Gomes, Antonia Dália Chagas, Ferreira, Yasmim Brandão, Sousa, Ruana Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63474
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia, de uma universidade da cidade de Crateús-CE, a respeito das contribuições desse programa para sua formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base em Narrativas de Vivências, no qual foi utilizada como ferramenta de coleta de dados a entrevista. Como técnica de análise, foi realizada uma Análise de Conteúdo. Os dados revelaram que o Programa tem um relevante papel na formação inicial docente, tendo em vista que lhes colocam no ambiente escolar e estes passam a ter contato com metodologias e realidades escolares. Destarte, os bolsistas passam a adquirir experiência na docência, o que lhes dará suporte na futura profissão.
id UFC-7_11ff61936234e889d429f8e460a774c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63474
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CEFormação de professoresEnsino de BiologiaPIBIDO presente artigo tem como objetivo analisar as percepções dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia, de uma universidade da cidade de Crateús-CE, a respeito das contribuições desse programa para sua formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base em Narrativas de Vivências, no qual foi utilizada como ferramenta de coleta de dados a entrevista. Como técnica de análise, foi realizada uma Análise de Conteúdo. Os dados revelaram que o Programa tem um relevante papel na formação inicial docente, tendo em vista que lhes colocam no ambiente escolar e estes passam a ter contato com metodologias e realidades escolares. Destarte, os bolsistas passam a adquirir experiência na docência, o que lhes dará suporte na futura profissão.Revista da SBEnBio2022-01-12T20:10:07Z2022-01-12T20:10:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Emily Teixeira de et al. Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 9, p. 3215-3226, 2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63474Sousa, Emily Teixeira deFeitosa, Raphael AlvesGomes, Antonia Dália ChagasFerreira, Yasmim BrandãoSousa, Ruana Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-10T19:35:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63474Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:25.646938Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE
title Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE
spellingShingle Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE
Sousa, Emily Teixeira de
Formação de professores
Ensino de Biologia
PIBID
title_short Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE
title_full Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE
title_fullStr Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE
title_full_unstemmed Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE
title_sort Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE
author Sousa, Emily Teixeira de
author_facet Sousa, Emily Teixeira de
Feitosa, Raphael Alves
Gomes, Antonia Dália Chagas
Ferreira, Yasmim Brandão
Sousa, Ruana Silva
author_role author
author2 Feitosa, Raphael Alves
Gomes, Antonia Dália Chagas
Ferreira, Yasmim Brandão
Sousa, Ruana Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Emily Teixeira de
Feitosa, Raphael Alves
Gomes, Antonia Dália Chagas
Ferreira, Yasmim Brandão
Sousa, Ruana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de Biologia
PIBID
topic Formação de professores
Ensino de Biologia
PIBID
description O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia, de uma universidade da cidade de Crateús-CE, a respeito das contribuições desse programa para sua formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base em Narrativas de Vivências, no qual foi utilizada como ferramenta de coleta de dados a entrevista. Como técnica de análise, foi realizada uma Análise de Conteúdo. Os dados revelaram que o Programa tem um relevante papel na formação inicial docente, tendo em vista que lhes colocam no ambiente escolar e estes passam a ter contato com metodologias e realidades escolares. Destarte, os bolsistas passam a adquirir experiência na docência, o que lhes dará suporte na futura profissão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-01-12T20:10:07Z
2022-01-12T20:10:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Emily Teixeira de et al. Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 9, p. 3215-3226, 2016.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63474
identifier_str_mv SOUSA, Emily Teixeira de et al. Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 9, p. 3215-3226, 2016.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista da SBEnBio
publisher.none.fl_str_mv Revista da SBEnBio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028860742074368