O Pibid como um espaço de formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300001258m |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17530 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Noturno, RS, 2018. |
id |
UFSM_e0e5afeaf10cc75c5b4219ae175a7eb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/17530 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O Pibid como um espaço de formação inicial de professoresPibidFormação inicial de professoresPráticas pedagógicasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Noturno, RS, 2018.Este estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em graduação do curso de Pedagogia, licenciatura plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui como temática O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como um espaço de formação inicial de professores. Tem por objetivo compreender como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), contribui na formação inicial dos acadêmicos bolsistas, considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas durante a participação no projeto. A metodologia utilizada para desenvolver esse estudo é de abordagem qualitativa do tipo participante, os dados foram coletados a partir de entrevistas com os acadêmicos bolsistas e ex-bolsistas, bem como tomou como referência os relatos de experiências das práticas realizadas durante a participação no subprojeto. Para fundamentar esse estudo foram utilizados como referenciais teóricos os estudos de Becker (1993), Freire (2011), Garcia (1999), Nóvoa (2003), Vasconcelos (2001), entre outros. Os resultados apontam que ao participar do PIBID, vemos a satisfação dos bolsistas em uma ótima experiência de estar em contato com a escola, com os alunos e os fez crescer como pessoas e como acadêmicas em formação, tanto para a vida profissional, quanto pessoal. Constatou-se que o PIBID é um espaço enriquecedor para o processo de ensino e aprendizagem no contexto espaço escolar e especificamente em relação ao eixo de práticas pedagógicas. Percebeu-se também, que acrescenta positivamente na formação inicial dos acadêmicos em Pedagogia e que é realmente possível estabelecer uma interlocução entre teoria e prática antes da realização do estágio curricular supervisionado.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoSarturi, Rosane CarneiroSantos, Ana Julia Moreira dos2019-07-22T20:14:28Z2019-07-22T20:14:28Z2019-02-162018Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSANTOS, A. J. M. O pibid como um espaço de formação inicial de professores. 2018. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17530ark:/26339/001300001258mporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-09-16T14:22:29Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17530Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-09-16T14:22:29Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Pibid como um espaço de formação inicial de professores |
title |
O Pibid como um espaço de formação inicial de professores |
spellingShingle |
O Pibid como um espaço de formação inicial de professores Santos, Ana Julia Moreira dos Pibid Formação inicial de professores Práticas pedagógicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O Pibid como um espaço de formação inicial de professores |
title_full |
O Pibid como um espaço de formação inicial de professores |
title_fullStr |
O Pibid como um espaço de formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
O Pibid como um espaço de formação inicial de professores |
title_sort |
O Pibid como um espaço de formação inicial de professores |
author |
Santos, Ana Julia Moreira dos |
author_facet |
Santos, Ana Julia Moreira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarturi, Rosane Carneiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Julia Moreira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pibid Formação inicial de professores Práticas pedagógicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Pibid Formação inicial de professores Práticas pedagógicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Noturno, RS, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-22T20:14:28Z 2019-07-22T20:14:28Z 2019-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, A. J. M. O pibid como um espaço de formação inicial de professores. 2018. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17530 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300001258m |
identifier_str_mv |
SANTOS, A. J. M. O pibid como um espaço de formação inicial de professores. 2018. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. ark:/26339/001300001258m |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172434882461696 |