A profissão docente e a formação inicial de professoras/es - um olhar para o subprojeto PIBID Biologia/UFSC 2018-2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Pamela da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253581
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.
id UFSC_411f9d436a40071ec0f34b380ae9bbee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253581
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A profissão docente e a formação inicial de professoras/es - um olhar para o subprojeto PIBID Biologia/UFSC 2018-2019Formação docentePIBIDBiologiaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.Esta pesquisa aborda a formação inicial de professoras/es, analisando as influências que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) teve sobre estudantes de licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que experienciaram o PIBID Biologia/UFSC 2018-2019 na escola EBM Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS). Foi realizada a análise de discursos produzidos a partir de um grupo focal realizado com dois sujeitos que aceitaram participar da pesquisa. Mediante às condições de produção expostas e ao contexto sócio-histórico que recobre o tema da formação e profissão docente no Brasil foi verificado que um delineamento afinado entre espaços de formação universitária junto a momentos de imersão escolar pode contribuir para que graduandas/os construam saberes importantes para suas futuras atuações docentes. As análises também parecem apontar para o desejo que esses sujeitos em formação possuem em compreender sobre o território escolar e suas dinâmicas. Ao mesmo tempo, é notado como imaginários sobre os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas aparecem em seus discursos, com relação à fragmentação de conteúdos de ciências da educação em relação aos demais conteúdos das ciências da natureza estudados no curso, revelando, nesse sentido, uma difícil compreensão das/os participantes acerca da relação teoria-prática em suas experiências formativas.The present research deals with the initial formation of teachers, analyzing the influences that the Institutional Program for the Initiation of Teaching Scholarships (PIBID) had on the students of the Biological Sciences degree at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) who experienced the PIBID Biology/UFSC 2018-2019 at the Intendente Aricomedes da Silva Elementary School (EBIAS). Using the theoretical and methodological framework of Discourse Analysis (DA), an analysis of the discourses produced in the Focus Group conducted with two participants who agreed to take part in the research is carried out. Through the production conditions exposed and the socio-historical and ideological context that encompasses the theme of teacher training and profession in Brazil, this research understands how a well-aligned design between university training spaces and school immersion moments can contribute to the construction of important knowledge for their future teaching careers by the undergraduate students. Furthermore, the research reinforces these aspiring teachers' desire to understand the school environment and its dynamics. In line with this, it is evident how the perceptions about Biological Sciences degree programs appear in their statements, particularly regarding the fragmentation of education science contents with other natural science contents studied in the course, thus revealing a challenging understanding of the participants about the theory-practice relationship in their training experiences.Florianópolis, SC.Ramos, Mariana BrasilZimmermann, NarjaraUniversidade Federal de Santa Catarina.Melo, Pamela da Silva2023-12-20T12:40:45Z2023-12-20T12:40:45Z2023-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis110application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253581Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-20T12:40:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253581Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-20T12:40:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A profissão docente e a formação inicial de professoras/es - um olhar para o subprojeto PIBID Biologia/UFSC 2018-2019
title A profissão docente e a formação inicial de professoras/es - um olhar para o subprojeto PIBID Biologia/UFSC 2018-2019
spellingShingle A profissão docente e a formação inicial de professoras/es - um olhar para o subprojeto PIBID Biologia/UFSC 2018-2019
Melo, Pamela da Silva
Formação docente
PIBID
Biologia
title_short A profissão docente e a formação inicial de professoras/es - um olhar para o subprojeto PIBID Biologia/UFSC 2018-2019
title_full A profissão docente e a formação inicial de professoras/es - um olhar para o subprojeto PIBID Biologia/UFSC 2018-2019
title_fullStr A profissão docente e a formação inicial de professoras/es - um olhar para o subprojeto PIBID Biologia/UFSC 2018-2019
title_full_unstemmed A profissão docente e a formação inicial de professoras/es - um olhar para o subprojeto PIBID Biologia/UFSC 2018-2019
title_sort A profissão docente e a formação inicial de professoras/es - um olhar para o subprojeto PIBID Biologia/UFSC 2018-2019
author Melo, Pamela da Silva
author_facet Melo, Pamela da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Mariana Brasil
Zimmermann, Narjara
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Pamela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
PIBID
Biologia
topic Formação docente
PIBID
Biologia
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20T12:40:45Z
2023-12-20T12:40:45Z
2023-11-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253581
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651936935706624