Capacitação em boas práticas para manipuladoras de alimentos da rede estadual pública de ensino de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberto Junior, Francisco Willame de Sousa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Vitoria Gabriela Lobo, Pinheiro, Edson Gabriel de Castro, Lima, Hellen da Silva, Santana, Bruna Kelly Braga, Torres, Lucicleia Barros de Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56677
Resumo: As manipuladoras da rede de ensino estadual pública recebem capacitações em períodos descontínuos, nas quais foi visto a necessidade de uma reciclagem dos conhecimentos adquiridos. Percebendo os déficits nas áreas voltadas aos assuntos de caráter técnico como: Noções Microbiológicas, Armazenamento Adequado de Produtos, Controle de Vetores e Pragas Urbanas e Segurança Alimentar. Com o treinamento adequado passado pelo presente projeto, dando uma vertente direcionada de informações teóricas e aplicações práticas dos temas de forma clara, concisa e dinâmica, percebeu-se um retorno positivo das manipuladoras na questão de fixação do conteúdo e maior assimilação. A capacitação foi aplicada para 30 manipuladoras, em um espaço abrangente para a parte teórica e prática. A equipe envolvida no projeto dividiu os conteúdos em três unidades, Unidade I - Valores Nutricionais e Importância Nutricional dos Alimentos, Unidade II – Procedimentos de Higienização e Operações no Preparo de Refeições, Unidade III – Elaboração de Receitas Diversificadas. Com carga horaria de 20 horas sendo dividido em 5 horas(Unidade I), 5 horas(Unidade II) e 10 horas(Unidade III). Os três bolsistas lecionaram com orientação da coordenadora do projeto as temáticas trabalhadas, as quais estão diretamente associadas aos conhecimentos adquiridos durante a graduação, na tentativa de capacitar as manipuladoras, colocando em ênfase a competência de exercer o pilar do ensino. Em suma o projeto proporcionou momentos de conversa e troca de saberes, exercendo a função de não apenas transmitir o conteúdo necessário, mas de receber um retorno de experiências e vivencias, proporcionando uma conexão entre informações socioculturais e o embasamento científico.
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