Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andriola, Wagner Bandeira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42995
Resumo: A reflexão acerca das principais dificuldades da educação superior brasileira, dentre as quais destacam-se: o debate em torno à reforma da universidade, a preocupação pelo estabelecimento de cotas para descendentes afro-brasileiros minorias, o dilema ensino público versus privado, o baixo nível de financiamento do ensino público e seu conseqüente sucateamento. as tendências e os modelos da avaliação educacional, são, todos eles, aspectos que vêm provocando discussões nos diferentes fóruns, encontros, seminários e conferências nos quais participam importantes atores educacionais (TRINDADE, 2004). Em face dessa gama de desafios, pretendemos refletir acerca dos fundamentos e da concepção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES),já que a avaliação educacional faz-se temática ordinária e corrente, em particular, no campo da educação superior (DIAS SOBRINNO&. RISTOFF, 2003). Acerca do SINAES, cabe mencionar a Jaegger Gama (2004), que destaca: (...) o SINAES é um sistema autônomo de supervisão estatal que busca integrar dimensões internas e externas, particulares e globais dos diversos objetos e objetivos da avaliação, propondo-se a ser som ativo e formativo, quantitativo e qualitativo. Sua função explicitamente regulatória tende a suprir a ausência do Estado no que diz respeito ao aprimoramento das IES, seus objetivos e funcionamento, e à reorientação do sistema de educação superior de modo a atender as necessidades de uma nação democrática e soberana. [...]
id UFC-7_13f49fea98b104bba6c87a62b528a402
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42995
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC)Desafios - educação superior brasileiraModelos da avaliação educacionalSINAESA reflexão acerca das principais dificuldades da educação superior brasileira, dentre as quais destacam-se: o debate em torno à reforma da universidade, a preocupação pelo estabelecimento de cotas para descendentes afro-brasileiros minorias, o dilema ensino público versus privado, o baixo nível de financiamento do ensino público e seu conseqüente sucateamento. as tendências e os modelos da avaliação educacional, são, todos eles, aspectos que vêm provocando discussões nos diferentes fóruns, encontros, seminários e conferências nos quais participam importantes atores educacionais (TRINDADE, 2004). Em face dessa gama de desafios, pretendemos refletir acerca dos fundamentos e da concepção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES),já que a avaliação educacional faz-se temática ordinária e corrente, em particular, no campo da educação superior (DIAS SOBRINNO&. RISTOFF, 2003). Acerca do SINAES, cabe mencionar a Jaegger Gama (2004), que destaca: (...) o SINAES é um sistema autônomo de supervisão estatal que busca integrar dimensões internas e externas, particulares e globais dos diversos objetos e objetivos da avaliação, propondo-se a ser som ativo e formativo, quantitativo e qualitativo. Sua função explicitamente regulatória tende a suprir a ausência do Estado no que diz respeito ao aprimoramento das IES, seus objetivos e funcionamento, e à reorientação do sistema de educação superior de modo a atender as necessidades de uma nação democrática e soberana. [...]2019-06-24T15:00:31Z2019-06-24T15:00:31Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfANDRIOLA, Wagner Bandeira. Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC). In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 135-150.85-7282-172-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42995Andriola, Wagner Bandeiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-24T15:00:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42995Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-06-24T15:00:31Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC)
title Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC)
spellingShingle Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Andriola, Wagner Bandeira
Desafios - educação superior brasileira
Modelos da avaliação educacional
SINAES
title_short Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC)
title_full Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC)
title_fullStr Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC)
title_full_unstemmed Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC)
title_sort Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC)
author Andriola, Wagner Bandeira
author_facet Andriola, Wagner Bandeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andriola, Wagner Bandeira
dc.subject.por.fl_str_mv Desafios - educação superior brasileira
Modelos da avaliação educacional
SINAES
topic Desafios - educação superior brasileira
Modelos da avaliação educacional
SINAES
description A reflexão acerca das principais dificuldades da educação superior brasileira, dentre as quais destacam-se: o debate em torno à reforma da universidade, a preocupação pelo estabelecimento de cotas para descendentes afro-brasileiros minorias, o dilema ensino público versus privado, o baixo nível de financiamento do ensino público e seu conseqüente sucateamento. as tendências e os modelos da avaliação educacional, são, todos eles, aspectos que vêm provocando discussões nos diferentes fóruns, encontros, seminários e conferências nos quais participam importantes atores educacionais (TRINDADE, 2004). Em face dessa gama de desafios, pretendemos refletir acerca dos fundamentos e da concepção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES),já que a avaliação educacional faz-se temática ordinária e corrente, em particular, no campo da educação superior (DIAS SOBRINNO&. RISTOFF, 2003). Acerca do SINAES, cabe mencionar a Jaegger Gama (2004), que destaca: (...) o SINAES é um sistema autônomo de supervisão estatal que busca integrar dimensões internas e externas, particulares e globais dos diversos objetos e objetivos da avaliação, propondo-se a ser som ativo e formativo, quantitativo e qualitativo. Sua função explicitamente regulatória tende a suprir a ausência do Estado no que diz respeito ao aprimoramento das IES, seus objetivos e funcionamento, e à reorientação do sistema de educação superior de modo a atender as necessidades de uma nação democrática e soberana. [...]
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-06-24T15:00:31Z
2019-06-24T15:00:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC). In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 135-150.
85-7282-172-4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42995
identifier_str_mv ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC). In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 135-150.
85-7282-172-4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935795888324608