Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Cícero Anastácio Araújo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54137
Resumo: O ensino e a aprendizagem de uma língua estão ligados de forma intrínseca ao seu uso. Defender esse ponto de vista nos leva a diversos desdobramentos. O primeiro deles será no que se refere às metodologias de ensino adotadas para a sua efetivação. Outra consequência é a escolha, seleção e elaboração de materiais didáticos que deem suporte em igual medida ao empreendimento de se ensinar língua de forma contextualizada com seu uso. Ao pensarmos a questão de como será explorado o desenvolvimento das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever ainda nessa perspectiva, perceberemos, também aí, implicações de se pensar a aprendizagem de uma língua na comunicação. Nos últimos anos, o governo brasileiro tem dedicado parcela significativa de dos documentos que tem produzido, desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, em 1996. A partir dali, os demais parâmetros, resoluções e programas governamentais têm buscado coadunar os discursos insertos em sua composição, de modo a definir um desenho claro do que deve ser a educação básica brasileira e, ao fazê-lo, também tem marcado o papel da inserção do ensino de línguas estrangeiras modernas no currículo do ensino fundamental e médio. [...]
id UFC-7_14584b0a229b93159214b9029c078234
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54137
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanholaLetramentos e suas interfacesFormação de professores de Língua EspanholaEnsino e aprendizagem de Língua EspanholaO ensino e a aprendizagem de uma língua estão ligados de forma intrínseca ao seu uso. Defender esse ponto de vista nos leva a diversos desdobramentos. O primeiro deles será no que se refere às metodologias de ensino adotadas para a sua efetivação. Outra consequência é a escolha, seleção e elaboração de materiais didáticos que deem suporte em igual medida ao empreendimento de se ensinar língua de forma contextualizada com seu uso. Ao pensarmos a questão de como será explorado o desenvolvimento das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever ainda nessa perspectiva, perceberemos, também aí, implicações de se pensar a aprendizagem de uma língua na comunicação. Nos últimos anos, o governo brasileiro tem dedicado parcela significativa de dos documentos que tem produzido, desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, em 1996. A partir dali, os demais parâmetros, resoluções e programas governamentais têm buscado coadunar os discursos insertos em sua composição, de modo a definir um desenho claro do que deve ser a educação básica brasileira e, ao fazê-lo, também tem marcado o papel da inserção do ensino de línguas estrangeiras modernas no currículo do ensino fundamental e médio. [...]Revista Eletrônica do GEPPELE2020-09-18T21:14:43Z2020-09-18T21:14:43Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIRANDA, Cícero Anastácio Araújo de. Apresentação: dossiê “Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola”. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 7-8, jun. 2015.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54137Miranda, Cícero Anastácio Araújo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:26:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54137Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:08.617424Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola
title Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola
spellingShingle Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola
Miranda, Cícero Anastácio Araújo de
Letramentos e suas interfaces
Formação de professores de Língua Espanhola
Ensino e aprendizagem de Língua Espanhola
title_short Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola
title_full Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola
title_fullStr Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola
title_full_unstemmed Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola
title_sort Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola
author Miranda, Cícero Anastácio Araújo de
author_facet Miranda, Cícero Anastácio Araújo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Cícero Anastácio Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos e suas interfaces
Formação de professores de Língua Espanhola
Ensino e aprendizagem de Língua Espanhola
topic Letramentos e suas interfaces
Formação de professores de Língua Espanhola
Ensino e aprendizagem de Língua Espanhola
description O ensino e a aprendizagem de uma língua estão ligados de forma intrínseca ao seu uso. Defender esse ponto de vista nos leva a diversos desdobramentos. O primeiro deles será no que se refere às metodologias de ensino adotadas para a sua efetivação. Outra consequência é a escolha, seleção e elaboração de materiais didáticos que deem suporte em igual medida ao empreendimento de se ensinar língua de forma contextualizada com seu uso. Ao pensarmos a questão de como será explorado o desenvolvimento das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever ainda nessa perspectiva, perceberemos, também aí, implicações de se pensar a aprendizagem de uma língua na comunicação. Nos últimos anos, o governo brasileiro tem dedicado parcela significativa de dos documentos que tem produzido, desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, em 1996. A partir dali, os demais parâmetros, resoluções e programas governamentais têm buscado coadunar os discursos insertos em sua composição, de modo a definir um desenho claro do que deve ser a educação básica brasileira e, ao fazê-lo, também tem marcado o papel da inserção do ensino de línguas estrangeiras modernas no currículo do ensino fundamental e médio. [...]
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-09-18T21:14:43Z
2020-09-18T21:14:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Cícero Anastácio Araújo de. Apresentação: dossiê “Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola”. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 7-8, jun. 2015.
2318-0099
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54137
identifier_str_mv MIRANDA, Cícero Anastácio Araújo de. Apresentação: dossiê “Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola”. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 7-8, jun. 2015.
2318-0099
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028945634787328