Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54137 |
Resumo: | O ensino e a aprendizagem de uma língua estão ligados de forma intrínseca ao seu uso. Defender esse ponto de vista nos leva a diversos desdobramentos. O primeiro deles será no que se refere às metodologias de ensino adotadas para a sua efetivação. Outra consequência é a escolha, seleção e elaboração de materiais didáticos que deem suporte em igual medida ao empreendimento de se ensinar língua de forma contextualizada com seu uso. Ao pensarmos a questão de como será explorado o desenvolvimento das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever ainda nessa perspectiva, perceberemos, também aí, implicações de se pensar a aprendizagem de uma língua na comunicação. Nos últimos anos, o governo brasileiro tem dedicado parcela significativa de dos documentos que tem produzido, desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, em 1996. A partir dali, os demais parâmetros, resoluções e programas governamentais têm buscado coadunar os discursos insertos em sua composição, de modo a definir um desenho claro do que deve ser a educação básica brasileira e, ao fazê-lo, também tem marcado o papel da inserção do ensino de línguas estrangeiras modernas no currículo do ensino fundamental e médio. [...] |
id |
UFC-7_14584b0a229b93159214b9029c078234 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/54137 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanholaLetramentos e suas interfacesFormação de professores de Língua EspanholaEnsino e aprendizagem de Língua EspanholaO ensino e a aprendizagem de uma língua estão ligados de forma intrínseca ao seu uso. Defender esse ponto de vista nos leva a diversos desdobramentos. O primeiro deles será no que se refere às metodologias de ensino adotadas para a sua efetivação. Outra consequência é a escolha, seleção e elaboração de materiais didáticos que deem suporte em igual medida ao empreendimento de se ensinar língua de forma contextualizada com seu uso. Ao pensarmos a questão de como será explorado o desenvolvimento das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever ainda nessa perspectiva, perceberemos, também aí, implicações de se pensar a aprendizagem de uma língua na comunicação. Nos últimos anos, o governo brasileiro tem dedicado parcela significativa de dos documentos que tem produzido, desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, em 1996. A partir dali, os demais parâmetros, resoluções e programas governamentais têm buscado coadunar os discursos insertos em sua composição, de modo a definir um desenho claro do que deve ser a educação básica brasileira e, ao fazê-lo, também tem marcado o papel da inserção do ensino de línguas estrangeiras modernas no currículo do ensino fundamental e médio. [...]Revista Eletrônica do GEPPELE2020-09-18T21:14:43Z2020-09-18T21:14:43Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIRANDA, Cícero Anastácio Araújo de. Apresentação: dossiê “Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola”. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 7-8, jun. 2015.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54137Miranda, Cícero Anastácio Araújo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:26:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54137Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:08.617424Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola |
title |
Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola |
spellingShingle |
Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola Miranda, Cícero Anastácio Araújo de Letramentos e suas interfaces Formação de professores de Língua Espanhola Ensino e aprendizagem de Língua Espanhola |
title_short |
Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola |
title_full |
Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola |
title_fullStr |
Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola |
title_full_unstemmed |
Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola |
title_sort |
Apresentação: dossiê Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola |
author |
Miranda, Cícero Anastácio Araújo de |
author_facet |
Miranda, Cícero Anastácio Araújo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Cícero Anastácio Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos e suas interfaces Formação de professores de Língua Espanhola Ensino e aprendizagem de Língua Espanhola |
topic |
Letramentos e suas interfaces Formação de professores de Língua Espanhola Ensino e aprendizagem de Língua Espanhola |
description |
O ensino e a aprendizagem de uma língua estão ligados de forma intrínseca ao seu uso. Defender esse ponto de vista nos leva a diversos desdobramentos. O primeiro deles será no que se refere às metodologias de ensino adotadas para a sua efetivação. Outra consequência é a escolha, seleção e elaboração de materiais didáticos que deem suporte em igual medida ao empreendimento de se ensinar língua de forma contextualizada com seu uso. Ao pensarmos a questão de como será explorado o desenvolvimento das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever ainda nessa perspectiva, perceberemos, também aí, implicações de se pensar a aprendizagem de uma língua na comunicação. Nos últimos anos, o governo brasileiro tem dedicado parcela significativa de dos documentos que tem produzido, desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, em 1996. A partir dali, os demais parâmetros, resoluções e programas governamentais têm buscado coadunar os discursos insertos em sua composição, de modo a definir um desenho claro do que deve ser a educação básica brasileira e, ao fazê-lo, também tem marcado o papel da inserção do ensino de línguas estrangeiras modernas no currículo do ensino fundamental e médio. [...] |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2020-09-18T21:14:43Z 2020-09-18T21:14:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRANDA, Cícero Anastácio Araújo de. Apresentação: dossiê “Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola”. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 7-8, jun. 2015. 2318-0099 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54137 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Cícero Anastácio Araújo de. Apresentação: dossiê “Letramentos e suas interfaces com a formação de professores, o ensino e a aprendizagem de língua espanhola”. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 7-8, jun. 2015. 2318-0099 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do GEPPELE |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do GEPPELE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028945634787328 |