Letramento em avaliação na formação do professor de espanhol : visão de língua e cultura de avaliar no estágio obrigatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Aline Netto Brum
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47368
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
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spelling Letramento em avaliação na formação do professor de espanhol : visão de língua e cultura de avaliar no estágio obrigatórioProfessores de espanhol - formaçãoEstágio supervisionadoLetramento - avaliaçãoEspanhol como língua estrangeira (ELE)Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.Esta investigação de cunho qualitativo teve por objetivo geral promover e analisar uma ação pedagógica voltada para o desenvolvimento do letramento em avaliação em contexto de línguas (LAL) (Inbar-Lourie, 2008a; Scaramucci, 2016; entre outros) de quatro professoras de espanhol como língua estrangeira (E/LE) em formação inicial, atuando no estágio obrigatório 2. Efetivamente, configurou-se como uma pesquisa-ação dividida em quatro etapas (Diagnóstica, Planejamento, Teórica e Prática). A Etapa Diagnóstica, de caráter exploratório, visou a estimar o LAL das participantes por meio da análise de instrumentos de avaliação – provas – elaborados por elas durante o estágio obrigatório 1 e, a partir disso, definir os componentes do LAL mais relevantes para a ação pedagógica. Em seguida, tivemos uma Etapa de Planejamento e duas etapas de implementação da ação pedagógica no estágio obrigatório 2, as Etapas Teórica e Prática, centrada no desenvolvimento das habilidades para elaborar tarefas de uso da língua (Bachman; Palmer 1996; Conselho da Europa, 2001, 2020) como método de aprendizagem-avaliação-ensino. Nessa ação pedagógica tomou-se como base os componentes principais do LAL – conhecimentos teóricos, habilidades práticas, princípios éticos – propostos originalmente por Davies (2008), revistos, ampliados e descritos por Giraldo (2018); e, metodologicamente, o modelo de aprendizagem orientada pela avaliação (learning‐oriented assessment) (LOA) (Carless, 2007). Os dados, gerados nas Etapas Teórica e Práticas (gravações de aulas e de orientações, além das tarefas de uso da língua e dos relatórios finais da disciplina de estágio obrigatório 2) foram categorizados e sistematicamente analisados com base em Bardin (2006), com vistas a identificar os impactos da ação pedagógica no desenvolvimento do LAL das participantes. Nossos resultados sugerem indícios de impactos positivos no que tange à ampliação da visão de língua, com o desenvolvimento das habilidades em elaborar tarefas de uso da língua condizentes com construtos teóricos contemporâneos. Outrossim, foi possível observar uma ampliação da visão de avaliação, mais alinhada com a sua dimensão formativa e ética. Algumas lacunas conceituais e procedimentais, contudo, também foram identificadas, sugerindo que a cultura de avaliar das participantes, fortemente embasada em visões de língua e avaliação reducionistas, configura-se como uma estrutura interpretativa que interfere no desenvolvimento do LAL.The present qualitative study aimed to promote and analyze a pedagogic action oriented to the development of language assessment literacy (LAL) (Inbar-Lourie, 2008a; Scaramucci, 2016; and others) of four Spanish as foreign language teachers at initial training working at internship program 2. This action-research was divided in four stages (diagnostic, planning, theoretical, and practice). The diagnostic stage, which was characterized as being exploratory, aimed to estimate LAL in the participants through the analyses of exams elaborated by them during internship program 1 and then most relevant LAL components were defined for the pedagogic action. Subsequently, there were the planning stage and two implementation stages of the pedagogic action in internship program 2, the theoretical and practice stages, focused on the development of skills to elaborate language use tasks (Bachman; Palmer 1996; Council of Europe, 2001, 2020) as a learning-evaluation-teaching method. Main LAL components were taken as a basis in the pedagogic action – theoretical knowledge, practice skills, ethical principles – proposed originally by Davies (2008), reviewed, improved, and described by Giraldo (2018); and, methodologically, the learning procedure oriented by the assessment (learning-oriented assessment) (LOA) (Carless, 2007). The data generated in the theoretical and practice stages (classes and orientation recordings, language use tasks, and final reports of internship program 2) were categorized and systematically analyzed based on Bardin (2006) in order to identify the impacts of the pedagogic action in the development of the LAL of the participants. The results suggest positive impacts regarding a wider view of language, with the development of skills that allow elaborating language use tasks compatible to contemporary theoretical concepts. It was also possible to observe a better way of understanding the assessment that is more connected to its ethical and educational dimension. However, some conceptual and procedural gaps were also observed suggesting that the assessment culture of the participants strongly based on reductionist evaluation and view of language configures an interpretative structure that interferes in LAL development.Esta investigación cualitativa tuvo por objetivo general promover y analizar una acción pedagógica dirigida al desarrollo de la literacidad en evaluación en contexto de lenguas (LAL) (Inbar-Lourie, 2008a; Scaramucci, 2016; entre otros) de cuatro docentes de español como lengua extranjera. (E/LE) en formación inicial, en una asignatura de prácticas 2. Efectivamente, se configuró como una investigación-acción dividida en cuatro etapas (Diagnóstica, Planificación, Teórica y Práctica). La Etapa de Diagnóstica, de carácter exploratorio, tuvo como objetivo estimar el LAL de las participantes a través del análisis de los instrumentos de evaluación – pruebas – desarrollados por ellas durante la asignatura de prácticas 1 y, a partir de ello, definir los componentes del LAL más relevantes para la acción pedagógica. Enseguida, tuvimos una Etapa de Planificación y más dos etapas de implementación de la acción pedagógica en la asignatura de prácticas 2, las Etapas Teórica y Práctica, centrada en el desarrollo de habilidades para elaborar tareas de uso de la lengua (Bachman; Palmer, 1996; Consejo de Europa, 2001, 2020) como método de aprendizaje-evaluación-enseñanza. Tal acción pedagógica se basó en los principales componentes del LAL – conocimiento teórico, habilidades prácticas, principios éticos – propuestos originalmente por Davies (2008), revisados, ampliados y descritos por Giraldo (2018); y, metodológicamente, el modelo de aprendizaje orientada por la evaluación (learning‐oriented assessment) (LOA) (Carless, 2007). Los datos, generados en las Etapas Teórica y Práctica (grabaciones de clases y orientaciones, además de tareas de uso de la lengua e informes finales de la asignatura de prácticas 2) fueron categorizados y sistemáticamente analizados con base en Bardin (2006), con el objetivo de identificar los impactos de la acción pedagógica en el desarrollo del LAL de las participantes. Nuestros resultados sugieren evidencias de impactos positivos en cuanto a la ampliación de la visión de lengua, con el desarrollo de habilidades de diseño de tareas de uso de la lengua consistentes con constructos teóricos contemporáneos. Asimismo, fue posible observar una ampliación de la visión de la evaluación, más alineada con su dimensión formativa y ética. Sin embargo, también se identificaron algunos vacíos conceptuales y procedimentales, lo que sugiere que la cultura de evaluar de las participantes, fuertemente basada en visiones reduccionistas de lengua y evaluación, se configura como una estructura interpretativa que interfiere en el desarrollo del LAL.Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Linguística AplicadaAlmeida, Vanessa Borges deBarreto, Aline Netto Brum2024-01-18T20:47:19Z2024-01-18T20:47:19Z2024-01-182023-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARRETO, Aline Netto Brum. Letramento em avaliação na formação do professor de espanhol: visão de língua e cultura de avaliar no estágio obrigatório. 2023. 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47368porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-18T20:47:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/47368Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-18T20:47:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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