Questões de gênero: intercessão entre formação docente e legislação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Célia Sousa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fontenele, Inambê Sales, Almeida, Nadja Rinelle Oliveira de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45128
Resumo: As questões de gênero na escola têm se configurado como um dos grandes desafios para os professores, já que, a escola se configura como um local de diversos conhecimentos, comportamentos e modos de ser e estar variados para se pensar os modos de ser e de estar no mundo. Nesse sentido, o trabalho busca compreender por meio do olhar das professoras do Ensino Fundamental, como acontece a formação das mesmas no tocante as questões de gênero para que tenham condições de contribuir e esclarecer situações de preconceito e intolerância que ocorrem entre seus/suas alunos/as e na sociedade, como as manifestações homofóbicas. Teoricamente nos fundamentamos nos seguintes autores e documentos: BRASIL (1996), BRASIL (1997), Louro (2003), Joca (2008), Carvalho e Vargas (2010), Weller e Da Paz (2011) dentre outros. Realizamos uma abordagem metodológica qualitativa de caráter exploratório e de campo. Tivemos como sujeitos da pesquisa docentes de uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza, no Ceará. Ao analisar os resultados percebemos que o ambiente escolar se caracteriza como um espaço onde crianças e jovens passam a maior parte do seu tempo e que por isto mesmo é um ambiente propicio de aprendizagem que tanto pode difundir informações e conhecimentos como ser cooperadores e propagadores de posturas discriminatórias. De acordo com o relato das professoras há uma certa dificuldade em trabalhar as questões de gênero e diversidade na sala de aula, por conta do próprio ambiente não propiciar abertura para as discussões sobre esta temática. Observando o ambiente escolar, o relato das professoras em relação as suas formações inicias e continuadas e as suas percepções e posturas em relação as questões de gênero, concluímos que apesar dos avanços legais, muito ainda precisa acontecer e ser ofertado as/aos professores/as para conseguirmos ver brotar mudanças significativas em relação às questões de gênero na escola.
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