Estrutura curricular e evasão discente no curso de letras (licenciatura): a organização curricular como meio de adaptação ao curso e à profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Larissa Muniz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mota, Etienne Lucas Rocha, Teófilo, Caio Victor Pereira, Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44938
Resumo: A evasão discente nos cursos de graduação é um caso comum em todas as universidades brasileiras, a qual pode decorrer de diversos motivos, tais como: situação socioeconômica do alunado, desencontro profissional, aspectos familiares e inadequação curricular. Partindo disso, este trabalho apresenta uma análise de como a estrutura curricular pode influenciar na permanência do aluno durante os anos iniciais do curso. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e documental, cujas fontes principais foram artigos científicos sobre formação de professores, pesquisas de satisfação realizadas com estudantes de cursos de licenciatura, o projeto pedagógico do curso de Letras-Português da UFC e as Diretrizes Nacionais Curriculares para os cursos de licenciatura. O ponto principal que foi analisado no PCC foi a integralização curricular do curso. De acordo com o levantamento sobre a satisfação dos discentes em cursos de licenciatura, um dos aspectos mais ressaltados nas pesquisas é a falta de oferta de componentes curriculares que tratam da parte pedagógica e prática do ensino nos primeiros semestres. Partindo disso, foi observado que o curso investigado oferece aos discentes dos três primeiros semestres componentes que contemplam apenas a parte teórica da área e não há nenhum componente curricular que proporcione um contato mais próximo com a prática. Apenas no 6º semestre é ofertada a disciplina de Didática I que traz a especificidade de possibilitar reflexões sobre a prática. Por fim, conclui-se que a estrutura curricular do curso de Letras-Português pode ser reorganizada de modo a proporcionar experiências que aliem a teoria e a prática, por meio da flexibilização de componentes curriculares nos semestres iniciais que proporcionem a oportunidade ao discente de participar de projetos de extensão, PIBID, atividades extracurriculares e disciplinas optativas que aproximem os alunos do tão sonhado encontro profissional.
id UFC-7_15055fe00ddbede59b81fba5683e972f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44938
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estrutura curricular e evasão discente no curso de letras (licenciatura): a organização curricular como meio de adaptação ao curso e à profissãoEstrutura CurricularProjeto Pedagógico de CursoEvasãoA evasão discente nos cursos de graduação é um caso comum em todas as universidades brasileiras, a qual pode decorrer de diversos motivos, tais como: situação socioeconômica do alunado, desencontro profissional, aspectos familiares e inadequação curricular. Partindo disso, este trabalho apresenta uma análise de como a estrutura curricular pode influenciar na permanência do aluno durante os anos iniciais do curso. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e documental, cujas fontes principais foram artigos científicos sobre formação de professores, pesquisas de satisfação realizadas com estudantes de cursos de licenciatura, o projeto pedagógico do curso de Letras-Português da UFC e as Diretrizes Nacionais Curriculares para os cursos de licenciatura. O ponto principal que foi analisado no PCC foi a integralização curricular do curso. De acordo com o levantamento sobre a satisfação dos discentes em cursos de licenciatura, um dos aspectos mais ressaltados nas pesquisas é a falta de oferta de componentes curriculares que tratam da parte pedagógica e prática do ensino nos primeiros semestres. Partindo disso, foi observado que o curso investigado oferece aos discentes dos três primeiros semestres componentes que contemplam apenas a parte teórica da área e não há nenhum componente curricular que proporcione um contato mais próximo com a prática. Apenas no 6º semestre é ofertada a disciplina de Didática I que traz a especificidade de possibilitar reflexões sobre a prática. Por fim, conclui-se que a estrutura curricular do curso de Letras-Português pode ser reorganizada de modo a proporcionar experiências que aliem a teoria e a prática, por meio da flexibilização de componentes curriculares nos semestres iniciais que proporcionem a oportunidade ao discente de participar de projetos de extensão, PIBID, atividades extracurriculares e disciplinas optativas que aproximem os alunos do tão sonhado encontro profissional.Universidade Federal do Ceará2019-08-21T13:49:31Z2019-08-21T13:49:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCORDEIRO, Laissa Muniz et al. Estrutura curricular e evasão discente no curso de letras (licenciatura): a organização curricular como meio de adaptação ao curso e à profissão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44938Cordeiro, Larissa MunizMota, Etienne Lucas RochaTeófilo, Caio Victor PereiraRibeiro, Ana Paula de Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:45:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44938Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:48:39.005835Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura curricular e evasão discente no curso de letras (licenciatura): a organização curricular como meio de adaptação ao curso e à profissão
title Estrutura curricular e evasão discente no curso de letras (licenciatura): a organização curricular como meio de adaptação ao curso e à profissão
spellingShingle Estrutura curricular e evasão discente no curso de letras (licenciatura): a organização curricular como meio de adaptação ao curso e à profissão
Cordeiro, Larissa Muniz
Estrutura Curricular
Projeto Pedagógico de Curso
Evasão
title_short Estrutura curricular e evasão discente no curso de letras (licenciatura): a organização curricular como meio de adaptação ao curso e à profissão
title_full Estrutura curricular e evasão discente no curso de letras (licenciatura): a organização curricular como meio de adaptação ao curso e à profissão
title_fullStr Estrutura curricular e evasão discente no curso de letras (licenciatura): a organização curricular como meio de adaptação ao curso e à profissão
title_full_unstemmed Estrutura curricular e evasão discente no curso de letras (licenciatura): a organização curricular como meio de adaptação ao curso e à profissão
title_sort Estrutura curricular e evasão discente no curso de letras (licenciatura): a organização curricular como meio de adaptação ao curso e à profissão
author Cordeiro, Larissa Muniz
author_facet Cordeiro, Larissa Muniz
Mota, Etienne Lucas Rocha
Teófilo, Caio Victor Pereira
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
author_role author
author2 Mota, Etienne Lucas Rocha
Teófilo, Caio Victor Pereira
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Larissa Muniz
Mota, Etienne Lucas Rocha
Teófilo, Caio Victor Pereira
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura Curricular
Projeto Pedagógico de Curso
Evasão
topic Estrutura Curricular
Projeto Pedagógico de Curso
Evasão
description A evasão discente nos cursos de graduação é um caso comum em todas as universidades brasileiras, a qual pode decorrer de diversos motivos, tais como: situação socioeconômica do alunado, desencontro profissional, aspectos familiares e inadequação curricular. Partindo disso, este trabalho apresenta uma análise de como a estrutura curricular pode influenciar na permanência do aluno durante os anos iniciais do curso. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e documental, cujas fontes principais foram artigos científicos sobre formação de professores, pesquisas de satisfação realizadas com estudantes de cursos de licenciatura, o projeto pedagógico do curso de Letras-Português da UFC e as Diretrizes Nacionais Curriculares para os cursos de licenciatura. O ponto principal que foi analisado no PCC foi a integralização curricular do curso. De acordo com o levantamento sobre a satisfação dos discentes em cursos de licenciatura, um dos aspectos mais ressaltados nas pesquisas é a falta de oferta de componentes curriculares que tratam da parte pedagógica e prática do ensino nos primeiros semestres. Partindo disso, foi observado que o curso investigado oferece aos discentes dos três primeiros semestres componentes que contemplam apenas a parte teórica da área e não há nenhum componente curricular que proporcione um contato mais próximo com a prática. Apenas no 6º semestre é ofertada a disciplina de Didática I que traz a especificidade de possibilitar reflexões sobre a prática. Por fim, conclui-se que a estrutura curricular do curso de Letras-Português pode ser reorganizada de modo a proporcionar experiências que aliem a teoria e a prática, por meio da flexibilização de componentes curriculares nos semestres iniciais que proporcionem a oportunidade ao discente de participar de projetos de extensão, PIBID, atividades extracurriculares e disciplinas optativas que aproximem os alunos do tão sonhado encontro profissional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-21T13:49:31Z
2019-08-21T13:49:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORDEIRO, Laissa Muniz et al. Estrutura curricular e evasão discente no curso de letras (licenciatura): a organização curricular como meio de adaptação ao curso e à profissão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44938
identifier_str_mv CORDEIRO, Laissa Muniz et al. Estrutura curricular e evasão discente no curso de letras (licenciatura): a organização curricular como meio de adaptação ao curso e à profissão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028955204091904