O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria das Dores Nascimento
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37075
Resumo: SILVA, Maria das Dores Nascimento. O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil. 2012. 67f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.
id UFC-7_15c829ccec17c8ae7edce21ff485f782
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37075
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantilEducação infantilDesenhoPrática PedagógicaEarly Childhood EducationDesignPedagogical PracticeSILVA, Maria das Dores Nascimento. O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil. 2012. 67f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.This research focuses on the study of design and broke some concerns, such as: How is the design used in children's learning? As activities are used to design the teachers' pedagogic practice of early childhood education? Which design activities with the teachers use as a support for learning? What about the design of the teachers to design activities with children's learning through the development of these activities? From these questions the study aimed to investigate how the design is used in the pedagogical practices of two teachers of kindergarten, watching and teaching situations in which teachers use activities with drawing room into the routine of early childhood education. The study included two teachers of early childhood education, specifically the child V, a public school in order to achieve Grace chose to conduct a qualitative study, chosen as the observation method guided by a script. Each observation lasted approximately 4 hours, two weeks, resulting in 20 hours of observation in each room, totalizing 40 hours of observation both. Among the results we note that both teachers conduct activities with drawings with a significant frequency, but it was evident that these activities were not undertaken in order to provide, through pleasurable experiences, the expression of the child as well as respect for their wishes or choices. KEYWORDS: Early Childhood Education, Design, Pedagogical Practice.Esta pesquisa tem como foco o estudo do desenho, e partiu de algumas inquietações, tais como: De que forma o desenho é utilizado na aprendizagem das crianças? Como as atividades com desenho são utilizadas na prática pedagógica das professoras da educação infantil? Quais atividades com desenho as professoras utilizam como suporte para a aprendizagem? Qual a concepção das professoras acerca das atividades com desenho para a aprendizagem das crianças por meio do desenvolvimento dessas atividades? A partir desses questionamentos a pesquisa teve por objetivo investigar como o desenho é utilizado nas práticas pedagógicas de duas professoras de educação infantil, observando como e em quais situações didáticas as professoras utilizam as atividades com desenho dentro da rotina da sala da educação infantil. Participaram deste estudo duas professoras da educação infantil, mais especificamente do infantil V, de uma escola municipal de Graça. Para a realização optamos em realizar uma pesquisa do tipo qualitativa, elegendo como método a observação guiada por um roteiro. Cada observação durou cerca de 4 horas, por duas semanas, resultando em 20 horas de observação em cada sala, totalizando 40 horas de observação nas duas. Dentre os resultados podemos destacar que ambas as professoras realizam atividades com desenhos com uma frequência significante, mas foi evidenciado que estas atividades não foram realizadas de forma à proporcionar, por meio de experiências prazerosas, a expressão da criança, bem como o respeito aos seus desejos ou escolhas. PALAVRAS-CHAVE:Silva, Camila BarretoSilva, Maria das Dores Nascimento2018-11-08T18:38:57Z2018-11-08T18:38:57Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva. M. D. N.; Silva, C. B. (2012)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37075porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-08T18:38:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37075Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2018-11-08T18:38:57Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil
title O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil
spellingShingle O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil
Silva, Maria das Dores Nascimento
Educação infantil
Desenho
Prática Pedagógica
Early Childhood Education
Design
Pedagogical Practice
title_short O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil
title_full O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil
title_fullStr O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil
title_full_unstemmed O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil
title_sort O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil
author Silva, Maria das Dores Nascimento
author_facet Silva, Maria das Dores Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Camila Barreto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria das Dores Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Desenho
Prática Pedagógica
Early Childhood Education
Design
Pedagogical Practice
topic Educação infantil
Desenho
Prática Pedagógica
Early Childhood Education
Design
Pedagogical Practice
description SILVA, Maria das Dores Nascimento. O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil. 2012. 67f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-11-08T18:38:57Z
2018-11-08T18:38:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva. M. D. N.; Silva, C. B. (2012)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37075
identifier_str_mv Silva. M. D. N.; Silva, C. B. (2012)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935795245547520