O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37075 |
Resumo: | SILVA, Maria das Dores Nascimento. O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil. 2012. 67f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012. |
id |
UFC-7_15c829ccec17c8ae7edce21ff485f782 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/37075 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantilEducação infantilDesenhoPrática PedagógicaEarly Childhood EducationDesignPedagogical PracticeSILVA, Maria das Dores Nascimento. O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil. 2012. 67f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.This research focuses on the study of design and broke some concerns, such as: How is the design used in children's learning? As activities are used to design the teachers' pedagogic practice of early childhood education? Which design activities with the teachers use as a support for learning? What about the design of the teachers to design activities with children's learning through the development of these activities? From these questions the study aimed to investigate how the design is used in the pedagogical practices of two teachers of kindergarten, watching and teaching situations in which teachers use activities with drawing room into the routine of early childhood education. The study included two teachers of early childhood education, specifically the child V, a public school in order to achieve Grace chose to conduct a qualitative study, chosen as the observation method guided by a script. Each observation lasted approximately 4 hours, two weeks, resulting in 20 hours of observation in each room, totalizing 40 hours of observation both. Among the results we note that both teachers conduct activities with drawings with a significant frequency, but it was evident that these activities were not undertaken in order to provide, through pleasurable experiences, the expression of the child as well as respect for their wishes or choices. KEYWORDS: Early Childhood Education, Design, Pedagogical Practice.Esta pesquisa tem como foco o estudo do desenho, e partiu de algumas inquietações, tais como: De que forma o desenho é utilizado na aprendizagem das crianças? Como as atividades com desenho são utilizadas na prática pedagógica das professoras da educação infantil? Quais atividades com desenho as professoras utilizam como suporte para a aprendizagem? Qual a concepção das professoras acerca das atividades com desenho para a aprendizagem das crianças por meio do desenvolvimento dessas atividades? A partir desses questionamentos a pesquisa teve por objetivo investigar como o desenho é utilizado nas práticas pedagógicas de duas professoras de educação infantil, observando como e em quais situações didáticas as professoras utilizam as atividades com desenho dentro da rotina da sala da educação infantil. Participaram deste estudo duas professoras da educação infantil, mais especificamente do infantil V, de uma escola municipal de Graça. Para a realização optamos em realizar uma pesquisa do tipo qualitativa, elegendo como método a observação guiada por um roteiro. Cada observação durou cerca de 4 horas, por duas semanas, resultando em 20 horas de observação em cada sala, totalizando 40 horas de observação nas duas. Dentre os resultados podemos destacar que ambas as professoras realizam atividades com desenhos com uma frequência significante, mas foi evidenciado que estas atividades não foram realizadas de forma à proporcionar, por meio de experiências prazerosas, a expressão da criança, bem como o respeito aos seus desejos ou escolhas. PALAVRAS-CHAVE:Silva, Camila BarretoSilva, Maria das Dores Nascimento2018-11-08T18:38:57Z2018-11-08T18:38:57Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva. M. D. N.; Silva, C. B. (2012)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37075porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-08T18:38:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37075Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2018-11-08T18:38:57Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil |
title |
O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil |
spellingShingle |
O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil Silva, Maria das Dores Nascimento Educação infantil Desenho Prática Pedagógica Early Childhood Education Design Pedagogical Practice |
title_short |
O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil |
title_full |
O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil |
title_fullStr |
O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil |
title_sort |
O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil |
author |
Silva, Maria das Dores Nascimento |
author_facet |
Silva, Maria das Dores Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Camila Barreto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria das Dores Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Desenho Prática Pedagógica Early Childhood Education Design Pedagogical Practice |
topic |
Educação infantil Desenho Prática Pedagógica Early Childhood Education Design Pedagogical Practice |
description |
SILVA, Maria das Dores Nascimento. O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil. 2012. 67f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2018-11-08T18:38:57Z 2018-11-08T18:38:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva. M. D. N.; Silva, C. B. (2012) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37075 |
identifier_str_mv |
Silva. M. D. N.; Silva, C. B. (2012) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935795245547520 |